Pergunta sobre modelo a elástico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Pergunta sobre modelo a elástico

Mensagem por Alvaro Sala »

O Leonardo me mandou a seguinte pergunta:

[quote:92cda5acad="legtattoo"]Boa tarde Sr. Alvaro, gostaria de saber se vc poderia me ajudar , eu gostaria de saber como calculo a distancia da helice até o pino , como calculo o tamanho do elastico e o diametro da helice.
Desde já agradeço pela atenção .
Leonardo Dutra[/quote:92cda5acad]

Resolvi responder em um tópico para que outros possam ver e entender (ou dar opiniões se souberem).

A primeira parte não entendi, poderia explicar melhor a qual distência se refere?

O mais comum, é usarmos o diâmetro de hélice na casa de 1/3 da envergadura num modelo elástico esporte (incluso Embryo e P-30).

O tamanho do elástico é de 1,2 a 1,5 vezes a distância de gancho a gancho.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
legtattoo
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 01, 2013 1:26 pm
Localização: rio de janeiro , rio de janeiro

Mensagem por legtattoo »

a primeira parte seria em que distancia , fica o pino que prende o elastico ate a helice .
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Re: Pergunta sobre modelo a elástico

Mensagem por jdomes »

[quote:8f5c11c25e="Alvaro Sala"]O tamanho do elástico é de 1,2 a 1,5 vezes a distância de gancho a gancho.[/quote:8f5c11c25e]

O elástico é do tipo sem pontas (tipo elástico de dinheiro ou elástico de asa de avião) ou tipo tira com pontas. Se o pessoal usa elástico tipo tira (com pontas), como emendar de forma que o elástico não abra ou solte?
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

...só dar um nó nas extremidades que terá um ring de elástico.

Agora, a distância do pino ao gancho da hélice normalmente há descrito nas plantas dos modelos. E é sugerido que se construa primeiro a partir de plantas, e somente depois de entender o básico do VL, passar para modelos próprios.

A quantidade de elástico é medida em gramas para cada categoria, por exemplo o Vespinha (8gr) e P-30; F1G, etc (10gr).

Eu percebi que há diferenças para cada projeto, ex:

- Meteoro P-30 tem uma distância muito menor que num Saturno com a mesma quantidade de elástico. O competidor pode variar em usar 10gr de elástico 1/8", 3/32", 1/16", etc.
- indoor P-25 o comprimento da mecha é mais de 1,5 vezes a distância do pino até a hélice.

Então vai de projeto, categoria e objetivo. Ao fim das contas, a busca está no "equilíbrio entre o menor torque possível para se voar e o maior tempo de motor." Certo Mr. Sala? :)

Tudo isso é opinião minha, ok?

Abraços e bons vôos!
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Putz num guentei e o bichinho da balsa ta se manifestando renovo :)
Então Nihon concordo com vc em quase tudo "quase"
O meteoro tem a distância menor pq usa mais loops com o mesmo elástico.
Isso faz com que tenha mais peso no nariz assim pode adiantar a asa e com isso aumento do momento de cauda (tipo um clg)
O que fará com que ele plane mais pode e vai precisar de uma subida mais violenta.
Porém a trimagem fica critica ( pra mim) muito torque tende a movimentos indesejáveis principalmente no lançamento lembra das provas em que os modelos saiam afundavam e depois subiam (2 Saturno do Alexandre cruz e o T.Hunter do Valderramos )
Aí o Beto teve a ideia de diminuir o torque e aumentar tempo de descarga funcionou muito bem...
Acredito que informação do Alvaro se aplica de modo mais generalizado e menos competitivo
Att
Eduardo
Responder