Página 1 de 2

Lenha após rajada de vento

Enviado: Dom Dez 08, 2013 1:21 pm
por Bivo
Senhores sou novo no hobby. Tenho um cessna de isopor e já me sinto um pouco mais seguro para voá-lo, entretando, após 20 minutos de voo quando eu estava fazendo a volta para aproximação a baixa altitude, começou um vento forte e repentino o que levou o avião para o chão.

Vocês tem alguma dica de como proceder quando ocorrer isso? :roll:

Enviado: Dom Dez 08, 2013 2:28 pm
por Rodrigo C
Nesses casos, se o avião estiver em baixa velocidade evite usar os ailerons bruscamente ou com comandos longos.

Um solução é acelerar e abortar o pouso.

Enviado: Dom Dez 08, 2013 4:25 pm
por Marco Antonio
VOCÊ QUER DIZER EVITE USAR O AILERON NO POUSO NÃO É? A não ser que venha Glissando...

Use leme!!! Se chama leme de direção por algum motivo!

Enviado: Seg Dez 09, 2013 9:21 pm
por Daniel nicolaud
E como o marco falou no pouso use leme eu depois que aprendi usar somente leme no pouso meus pousos mudaram, para melhor.

Enviado: Ter Dez 10, 2013 9:23 am
por Bivo
Acredito que vai depender da velocidade do vento, tipo de vento, características do avião e potência do motor. Agora me recordo que decidi fazer a volta para a aproximação para o mesmo lado em que o vento soprava, o que provavelmente contribuiu para aumentar a perda de sustentação. Não me recordo de ter acelerado o motor. Talvez se eu tivesse feito a volta no sentido oposto ao vento e acelerando o motor a plena carga, a perda de sustentação não teria sido tão grande. Mesmo assim não tenho certeza se seria possível, pois com o avião de isopor, envergadura de 1M, 650g e motor turnigy 2210C com hélice 9x5 com um vento que calculo ser aprox 20 Km/h acho que sería difícil. O que acham?

Enviado: Ter Dez 10, 2013 9:43 am
por Camacho
[quote:032467cd44="Bivo"]...Agora me recordo que decidi fazer a volta para a aproximação para o mesmo lado em que o vento soprava...[/quote:032467cd44]
maisssss... você tava fazendo aproximação pra pousar? com vento de caUda?
.....................

Enviado: Ter Dez 10, 2013 1:41 pm
por Bivo
Não exatamente, eu fiz a aproximação com vento de proa, arremeti, e ao fazer a volta em baixa altitude para nova aproximação (com vento de cauda ) é que tive problema.

Enviado: Ter Dez 10, 2013 1:46 pm
por andrevanzolin
Nesse fim de semana eu vim em um pouso glissado tão bonito, pena que a filmagem que fizeram filmou tudo, menos meu avião......

Enviado: Ter Dez 10, 2013 1:50 pm
por Camacho
[quote:79d2530f08="Bivo"]Não exatamente, eu fiz a aproximação com vento de proa, arremeti, e ao fazer a volta em baixa altitude para nova aproximação (com vento de cauda ) é que tive problema.[/quote:79d2530f08]

mais aí não pode ser lento... velocidade relativa...senão acontece isso mesmo.
perna do vento tem que fazer no motor. tirar motor só da perna base pra final.
agora tu já sabe....
ABRAÇOS

Enviado: Ter Dez 10, 2013 4:52 pm
por Bivo
Obrigado pela dica.