P51D Mustang 1200 mm depron/balsa - pouca balsa 2014

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Claudio Rodrigo
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 2:36 am
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Claudio Rodrigo »

[quote:6a942d742c="Papalegua"]Pode ser, não lembro agora, pois já faz tempo, mas lembro que tinha um sistema estrutural como o seu.[/quote:6a942d742c]

A estrutura da asa é semelhante a dele, eu nao fiz conforme a planta que tenho por o projeto da planta é para balsa.
Tive que fazer algumas mudanças para o depron.
Claudio Rodrigo
Calmarco 1000 EP / Piper Cherokee
lebowski
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 7:46 pm
Localização: POA RS

Mensagem por lebowski »

esta ficando muito legal mesmo...uma duvida, aonde fica o CG deste modelo?
Avatar do usuário
Claudio Rodrigo
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 2:36 am
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Claudio Rodrigo »

[quote:cbdea3024f="lebowski"]esta ficando muito legal mesmo...uma duvida, aonde fica o CG deste modelo?[/quote:cbdea3024f]

Valeu, obrigado por estar acompanhando!!!

Na planta esta indicando 35% da corda, e tem 29,5 cm de corda, mas tenho que ver no final se vai dar certo, a planta foi projetada para balsa e motor glow, não sei se vai bater certinho com as minhas adaptações.

Abraço
Claudio Rodrigo
Calmarco 1000 EP / Piper Cherokee
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

A asa do P51 é do tipo trapezoidal mista e para isso, tem que ser vista a corda média de cada seção da asa e a partir dessas cordas médias, temos que encontrar a corda média de toda a asa.
Vou procurar aqui no fórum onde está um tópico que fala justamente sobre como encontrar o CG desse tipo de asa.
35% partindo de onde?
Não importa as alterações que tenham sido feitas na estrutura do aeromodelo, o CG deverá continuar na mesma posição, pois as medidas continuam as mesmas e fazer em balsa ou em depron, não é motivo para alterar posição do CG.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Aqui está um link que foi muito discutido isso sobre localizar o Cg em asas de mais de um painel, como é a do P51.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=121931&postdays=&postorder=asc&start=0

E aqui está outro link que fala mais especificamente da asa de um P51.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107576
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Claudio Rodrigo
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 2:36 am
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Claudio Rodrigo »

[quote:d33093d7d5="Papalegua"]A asa do P51 é do tipo trapezoidal mista e para isso, tem que ser vista a corda média de cada seção da asa e a partir dessas cordas médias, temos que encontrar a corda média de toda a asa.
Vou procurar aqui no fórum onde está um tópico que fala justamente sobre como encontrar o CG desse tipo de asa.
35% partindo de onde?
Não importa as alterações que tenham sido feitas na estrutura do aeromodelo, o CG deverá continuar na mesma posição, pois as medidas continuam as mesmas e fazer em balsa ou em depron, não é motivo para alterar posição do CG.[/quote:d33093d7d5]

Então Papalegua, 35% partindo da raiz é o que esta na planta, mas na realidade é o que voce falou, no caso de asa trapezoidal tem que achar a corda média para depois calcular o CG.
Acredito que me expressei mal, o CG vai permanecer porem eu terei que ver qual será o melhor local para fixação da bateria, o prejeto é motor glow o meu motor será eletrico, nao sei quanto ele pesa, nao comprei ainda.
Acredito que assim fica correto... rssss
Claudio Rodrigo
Calmarco 1000 EP / Piper Cherokee
Avatar do usuário
Claudio Rodrigo
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 2:36 am
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Claudio Rodrigo »

[quote:e6dee52ea1="Papalegua"]Aqui está um link que foi muito discutido isso sobre localizar o Cg em asas de mais de um painel, como é a do P51.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=121931&postdays=&postorder=asc&start=0

E aqui está outro link que fala mais especificamente da asa de um P51.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107576[/quote:e6dee52ea1]

Muito legal, eu vi um exemplo no segundo link de como calcular a corda média que ja tinha visto em outro local, mas muito interessante, as calculadoras de CG não são 100% confiaveis né?
Claudio Rodrigo
Calmarco 1000 EP / Piper Cherokee
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

As calculadoras de CG nada mais são do que planilhas de cálculos para aqueles que não aprenderam a calcular.
São precisas sim, basta informar os dados corretos que terá resultados corretos.
Agora pouco eu selecionei medidas fictícias de uma asa trapezoidal mista, inseri esses mesmos dados na calculadora de CG e não houve diferença.
As calculadora não encontram o CG, elas estipulam onde ficará a corda média da asa e indicarão o ponto de equilíbrio baseado na porcentagem que você deseja.
Quando não sabemos o ponto certo, é conveniente começar com 25% e aos poucos ir atrasando esse ponto aos poucos e ver onde ficará melhor, pois em aeromodelos glow, o CG é ajustado com o tanque vazio e ao encher o tanque, fica com bastante peso de nariz e nunca vi ninguém reclamar de peso no nariz.
Aquela calculadora que o sdbruder fez, se você inserir corretamente as medidas dos painéis da asa do P51, inclusive com a angulação correta do bordo de ataque, a calculadora te mostrará o ponto exato do CG pela porcentagem que você definir.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Fiz um cálculo rápido e encontrei esses resultados de acordo com os dados inseridos.

http://j.mp/1fuxE6V
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Claudio Rodrigo
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Dom Ago 25, 2013 2:36 am
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Claudio Rodrigo »

[quote:42ba2eb85a="Papalegua"]Fiz um cálculo rápido e encontrei esses resultados de acordo com os dados inseridos.

http://j.mp/1fuxE6V[/quote:42ba2eb85a]

Gostei, é mais fácil...
Mas o ideal é saber a forma e a fórmula de como calcular ...

Ah, me diz uma coisa, você não tem projeto/construção postado aqui no forúm ???

Experiência e conhecimento ja percebi que você tem ...
Claudio Rodrigo
Calmarco 1000 EP / Piper Cherokee
Responder