Eixo Motor

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Euller
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Sáb Out 27, 2012 12:24 pm
Localização: sete lagoas MG

Eixo Motor

Mensagem por Euller »

Olá turma, o eixo do meu motor quebrou em voo hoje, estava com um Copter x ha uns 5 metros do chão, por sorte consegui trazer o heli em um pouso forçado. Então, duas dúvidas, primeiro onde comprar esse eixo, não achei na net, e segundo qual a provável causa dessa quebra?, esse motor estava funcionando ha uns 6 meses voando direto.

Typhoon 2215

comprimento 50mm
diametro 3mm
V911 Turnigy 9X
Copter x 450 SE V2,T-rex 450 Sport V2
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Mensagem por willenberg »

Dá pra quebrar o eixo do motor? Caaaaaaraca !!!! vou ficar mais atento daqui pra frente...
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Vixi... nunca vi isso.... mas não é aço?
Avatar do usuário
paulorzr
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Jul 16, 2009 6:23 pm
Localização: Uberlândia - MG

Mensagem por paulorzr »

Euller, é o eixo principal, transversal ou do rotor da cauda? Independente de qualquer que seja, provavelmente já deve ter chegado a suas mãos con defeito de fábrica ou de uso mesmo. Mas enfim, poste mais detalhes, fotos... Assim fica mais fácil te ajudar.
Euller
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Sáb Out 27, 2012 12:24 pm
Localização: sete lagoas MG

Mensagem por Euller »

Pois é, é aço sim, mas sofre efeito de torção o tempo todo, uma coisa importante é que a engrenagem e pinhão eram os mesmos desde a instalação do motor, o que significa que têm a mesma hora de voo. Os eixos geralmente são em aço 1020, vou pedir um torneiro aqui perto de casa pra fazer em aço 1040 pra mim, que é mais duro e mais resistente a torção. O meu quebrou rente ao primeiro rolamento do motor, fiquem espertos avaliem os seus para não ter maiores prejuizos, se for o caso troquem, não estou achando do meu pra trocar se alguém souber onde encontro o original eu agradeço, os dados estão acima.
Euller
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Sáb Out 27, 2012 12:24 pm
Localização: sete lagoas MG

Mensagem por Euller »

[quote:3c10037a80="paulorzr"]Euller, é o eixo principal, transversal ou do rotor da cauda? Independente de qualquer que seja, provavelmente já deve ter chegado a suas mãos con defeito de fábrica ou de uso mesmo. Mas enfim, poste mais detalhes, fotos... Assim fica mais fácil te ajudar.[/quote:3c10037a80]

Olá amigo na verdade é o eixo do motor mesmo, 3mm x 50mm. os dados estão ai acima, nunca tinha acontecido comigo.
V911 Turnigy 9X
Copter x 450 SE V2,T-rex 450 Sport V2
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:e669448fbe="Euller"](...)Os eixos geralmente são em aço 1020, vou pedir um torneiro aqui perto de casa pra fazer em aço 1040 pra mim, que é mais duro e mais resistente a torção. (...)[/quote:e669448fbe]


É muito provável que o custo do torneiro vai ser quase igual a um motor novo.
Já pensou em dar um up nesse item?
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Eu já tive problema de partir o eixo de um motor glow, mas elétrico, ainda mais de um 450, muito estranho.
Cara, cuidado se for fazer outro eixo com material mais duro, exatamente por ele sofrer torção, tem que ser de um material com ductilidade razoável para absorver essa torção. Se usar um mais duro, aí que pode partir mesmo, por fadiga.
Nem sempre um material que é melhor, é o mais indicado para o uso. Fica a dica!
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Ah, e confere esse seu alinhamento aí. Qualquer desalinhamento pode provocar esforços de fadiga no eixo tb.
Responder