motorizaçao
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pessoal, boa noite a todos.
finalmente me cadastrei no evoo, e minha duvida é referente a motorizaçao de um treinador, ele será o piper com 120 cm de envergadura, perfil clark y, pesso previsto em torno de 900 gramas, vou fazer em depron e revestir com tecido de fibra de vidro... minha cruel duvida é qual motor usar? que helice é melhor? qual esc? a bateria que tenho de 2.2mah é o suficiente? estou pensando em nao usar incidencia... 8)
finalmente me cadastrei no evoo, e minha duvida é referente a motorizaçao de um treinador, ele será o piper com 120 cm de envergadura, perfil clark y, pesso previsto em torno de 900 gramas, vou fazer em depron e revestir com tecido de fibra de vidro... minha cruel duvida é qual motor usar? que helice é melhor? qual esc? a bateria que tenho de 2.2mah é o suficiente? estou pensando em nao usar incidencia... 8)
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- Registrado em: Dom Set 25, 2011 2:01 pm
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[quote:00ddf8c5c8="Cassio Lago"]Porque revestir ele com fibra ? só vai agregar peso num aero desse tamanho !![/quote:00ddf8c5c8]
(aprendendo a usar o forum...)
entao, eu já havia feito um anteriormente só no depron, fiz apenas 3 voos, todos os pousos mal sucedido, no ultimo pouso, a bateria acabou em voo, e tive que pousar rápido, e como sou iniciante, arrebentei com o aero no chao.
creio que a fibra de vidro dará uma maior longevidade para meu novo aero.
o antigo pesava 700 gramas, eu creio que se adicionando a fibra ele ganha mais uns 200 gramas, o anterior eu usa o emax 2812 (sei q nao era o ideal) entao acho que vou de turnigy 3035...
(aprendendo a usar o forum...)
entao, eu já havia feito um anteriormente só no depron, fiz apenas 3 voos, todos os pousos mal sucedido, no ultimo pouso, a bateria acabou em voo, e tive que pousar rápido, e como sou iniciante, arrebentei com o aero no chao.
creio que a fibra de vidro dará uma maior longevidade para meu novo aero.
o antigo pesava 700 gramas, eu creio que se adicionando a fibra ele ganha mais uns 200 gramas, o anterior eu usa o emax 2812 (sei q nao era o ideal) entao acho que vou de turnigy 3035...
- Claudio Rodrigo
- membro
- Mensagens: 284
- Registrado em: Dom Ago 25, 2013 2:36 am
- Localização: Guarulhos - SP
Uma dica, construa primeiro e depois pense no motor e hélice.
Motor e hélice errados só te darão o que a maioria tem, pouco tempo de voo.
Por que será que a maioria dos aeromodelos não passam de 10 minutos de voo e a maior parte desses não chega nem em 8 minutos?
simples, por que escolhe motor e hélice antes de fazer o aeromodelo.
Eu e você podemos começar a construir o mesmo aeromodelo e nas mesmas medidas, mas cada um de nós tem seu próprio jeito de construir, um irá procurar mais a perfeição enquanto o outro não se atentará a esses detalhes e por esse motivo, o motor e hélice dos dois aeromodelos terão que ser diferentes.
Por que isso?
Por que um irá ter maior arrasto, maior carga alar e exigirá motor constantemente para permanecer voando, enquanto o outro terá menor arrasto, carga alar correta e poderá planar por mais tempo o que dará uma autonomia de voo muito maior.
Se pode perfeitamente alcançar mais de 40 minutos de voo, mas a maioria se contenta com míseros 10 minutos alegando que não dá para ficar mais de 15 minutos com a cabeça levantada.
Aí eu pergunto; "- E precisa voar toda a carga da bateria?"
Voe 10 minutos, pouse e terá carga para voar mais tempo sem precisar ficar esperando a bateria ser recarregada e sem precisar colocar a bateria em carga de 10C e estourar a bateria em pouco tempo.
Se pode fazer 4 voos com a mesma carga da bateria, para que colocar ela em carga rápida?
Escolha de motor, hélice e bateria, depende muito da construção final de um aeromodelo, pois somente depois de pronto é que saberá exatamente o peso dele e peso estimado não é a mesma coisa, pois a maioria tem um peso estimado, mas a maioria também ultrapassa essa estimativa.
Seria o mesmo que você desejasse fazer uma carroça para ser puxada por dois cavalos e depois da carroça pronta, ser necessário apenas um cavalo para puxá-la. terá que alimentar o outro cavalo que comprou à toa.
Motor e hélice errados só te darão o que a maioria tem, pouco tempo de voo.
Por que será que a maioria dos aeromodelos não passam de 10 minutos de voo e a maior parte desses não chega nem em 8 minutos?
simples, por que escolhe motor e hélice antes de fazer o aeromodelo.
Eu e você podemos começar a construir o mesmo aeromodelo e nas mesmas medidas, mas cada um de nós tem seu próprio jeito de construir, um irá procurar mais a perfeição enquanto o outro não se atentará a esses detalhes e por esse motivo, o motor e hélice dos dois aeromodelos terão que ser diferentes.
Por que isso?
Por que um irá ter maior arrasto, maior carga alar e exigirá motor constantemente para permanecer voando, enquanto o outro terá menor arrasto, carga alar correta e poderá planar por mais tempo o que dará uma autonomia de voo muito maior.
Se pode perfeitamente alcançar mais de 40 minutos de voo, mas a maioria se contenta com míseros 10 minutos alegando que não dá para ficar mais de 15 minutos com a cabeça levantada.
Aí eu pergunto; "- E precisa voar toda a carga da bateria?"
Voe 10 minutos, pouse e terá carga para voar mais tempo sem precisar ficar esperando a bateria ser recarregada e sem precisar colocar a bateria em carga de 10C e estourar a bateria em pouco tempo.
Se pode fazer 4 voos com a mesma carga da bateria, para que colocar ela em carga rápida?
Escolha de motor, hélice e bateria, depende muito da construção final de um aeromodelo, pois somente depois de pronto é que saberá exatamente o peso dele e peso estimado não é a mesma coisa, pois a maioria tem um peso estimado, mas a maioria também ultrapassa essa estimativa.
Seria o mesmo que você desejasse fazer uma carroça para ser puxada por dois cavalos e depois da carroça pronta, ser necessário apenas um cavalo para puxá-la. terá que alimentar o outro cavalo que comprou à toa.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
[quote:299906c77d="Papalegua"]Uma dica, construa primeiro e depois pense no motor e hélice.
Motor e hélice errados só te darão o que a maioria tem, pouco tempo de voo.
Por que será que a maioria dos aeromodelos não passam de 10 minutos de voo e a maior parte desses não chega nem em 8 minutos?
simples, por que escolhe motor e hélice antes de fazer o aeromodelo.
Eu e você podemos começar a construir o mesmo aeromodelo e nas mesmas medidas, mas cada um de nós tem seu próprio jeito de construir, um irá procurar mais a perfeição enquanto o outro não se atentará a esses detalhes e por esse motivo, o motor e hélice dos dois aeromodelos terão que ser diferentes.
Por que isso?
Por que um irá ter maior arrasto, maior carga alar e exigirá motor constantemente para permanecer voando, enquanto o outro terá menor arrasto, carga alar correta e poderá planar por mais tempo o que dará uma autonomia de voo muito maior.
Se pode perfeitamente alcançar mais de 40 minutos de voo, mas a maioria se contenta com míseros 10 minutos alegando que não dá para ficar mais de 15 minutos com a cabeça levantada.
Aí eu pergunto; "- E precisa voar toda a carga da bateria?"
Voe 10 minutos, pouse e terá carga para voar mais tempo sem precisar ficar esperando a bateria ser recarregada e sem precisar colocar a bateria em carga de 10C e estourar a bateria em pouco tempo.
Se pode fazer 4 voos com a mesma carga da bateria, para que colocar ela em carga rápida?
Escolha de motor, hélice e bateria, depende muito da construção final de um aeromodelo, pois somente depois de pronto é que saberá exatamente o peso dele e peso estimado não é a mesma coisa, pois a maioria tem um peso estimado, mas a maioria também ultrapassa essa estimativa.
Seria o mesmo que você desejasse fazer uma carroça para ser puxada por dois cavalos e depois da carroça pronta, ser necessário apenas um cavalo para puxá-la. terá que alimentar o outro cavalo que comprou à toa.[/quote:299906c77d]
valeu pelas dicas. eu vou construir tudo, (fibrar e etc) e depois pesar...
gostaria que as caracteristicas dele fossem lento, com um bom torque e de boa duraçao de voo...
Motor e hélice errados só te darão o que a maioria tem, pouco tempo de voo.
Por que será que a maioria dos aeromodelos não passam de 10 minutos de voo e a maior parte desses não chega nem em 8 minutos?
simples, por que escolhe motor e hélice antes de fazer o aeromodelo.
Eu e você podemos começar a construir o mesmo aeromodelo e nas mesmas medidas, mas cada um de nós tem seu próprio jeito de construir, um irá procurar mais a perfeição enquanto o outro não se atentará a esses detalhes e por esse motivo, o motor e hélice dos dois aeromodelos terão que ser diferentes.
Por que isso?
Por que um irá ter maior arrasto, maior carga alar e exigirá motor constantemente para permanecer voando, enquanto o outro terá menor arrasto, carga alar correta e poderá planar por mais tempo o que dará uma autonomia de voo muito maior.
Se pode perfeitamente alcançar mais de 40 minutos de voo, mas a maioria se contenta com míseros 10 minutos alegando que não dá para ficar mais de 15 minutos com a cabeça levantada.
Aí eu pergunto; "- E precisa voar toda a carga da bateria?"
Voe 10 minutos, pouse e terá carga para voar mais tempo sem precisar ficar esperando a bateria ser recarregada e sem precisar colocar a bateria em carga de 10C e estourar a bateria em pouco tempo.
Se pode fazer 4 voos com a mesma carga da bateria, para que colocar ela em carga rápida?
Escolha de motor, hélice e bateria, depende muito da construção final de um aeromodelo, pois somente depois de pronto é que saberá exatamente o peso dele e peso estimado não é a mesma coisa, pois a maioria tem um peso estimado, mas a maioria também ultrapassa essa estimativa.
Seria o mesmo que você desejasse fazer uma carroça para ser puxada por dois cavalos e depois da carroça pronta, ser necessário apenas um cavalo para puxá-la. terá que alimentar o outro cavalo que comprou à toa.[/quote:299906c77d]
valeu pelas dicas. eu vou construir tudo, (fibrar e etc) e depois pesar...
gostaria que as caracteristicas dele fossem lento, com um bom torque e de boa duraçao de voo...
Esquece a fibra, vai deixar o aeromodelo pesado demais para o tamanho dele, não te trará voo lento por mais que deseje.
A velocidade do voo está ligada a aerodinâmica do aeromodelo e ao peso dele, por isso, esqueça aquela balela de que hélice SF te dará um voo lento, pois não dará.
É o aeromodelo quem definirá a velocidade de voo e não o motor e a hélice.
Se quer um voo lento, para essa envergadura ele terá que ter 24 cm de corda e um Perfil Clark Y, não um CSS como a maioria faz e jura que é Clark Y.
O Clark Y tem mais arrasto que a maioria dos perfis e arrasto é igual a um freio aerodinâmico e compensando, gera um pouco mais de sustentação se colocado com 2,5° de incidência positiva.
Momento de cauda não pode ser inferior a 1,5X a corda, se não, em voo lento ele será muito instável em arfagem.
Momento de nariz deverá ter a mesma medida da corda da asa, para que o Cg possa ser melhor distribuído na fuselagem, evitando que tenha que colocar tudo o mais no nariz possível.
A velocidade do voo está ligada a aerodinâmica do aeromodelo e ao peso dele, por isso, esqueça aquela balela de que hélice SF te dará um voo lento, pois não dará.
É o aeromodelo quem definirá a velocidade de voo e não o motor e a hélice.
Se quer um voo lento, para essa envergadura ele terá que ter 24 cm de corda e um Perfil Clark Y, não um CSS como a maioria faz e jura que é Clark Y.
O Clark Y tem mais arrasto que a maioria dos perfis e arrasto é igual a um freio aerodinâmico e compensando, gera um pouco mais de sustentação se colocado com 2,5° de incidência positiva.
Momento de cauda não pode ser inferior a 1,5X a corda, se não, em voo lento ele será muito instável em arfagem.
Momento de nariz deverá ter a mesma medida da corda da asa, para que o Cg possa ser melhor distribuído na fuselagem, evitando que tenha que colocar tudo o mais no nariz possível.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.