fuzelagem resinada

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
regi
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 11:43 pm
Localização: Jundiai-SP

fuzelagem resinada

Mensagem por regi »

ola pessoal, alguem já construiu um planador com a fuzeca resinada sobre o depron? eu comecei no planadorismo usando fuzelagem apenas em depron, fiz até paredes duplas para ter resistencia nos pousos... agora estou construindo um planador e vou revestilo com fibra de vidro e resina epoxi, para meu aero ter uma maior longevidade...

ele tem 2 metros de asa, corda da raiz com 23 cm e ponta com 17cm
pelas minhas previsoes, sua carga alar nao passara de 15 gramas por decimetro quadrado... quando puder eu posto as fotos... na verdade estou fazendo 2, um para encosta e outro motorizado...

e ai, alguem ja revestiu o depron com resina?
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Faço isso sempre, fica super resistente mas agrega muito peso se feito errado. O ideal e estudar a gramatura ideal para cada projeto, avioes maioes pode-se usar gramatura maiores (ex. de 110g a 220g/m2) e em avioes menores (20g a 90g/m2).
Humberto Melo
regi
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 11:43 pm
Localização: Jundiai-SP

Mensagem por regi »

[quote:736d8f4a66="humbertomelo"]Faço isso sempre, fica super resistente mas agrega muito peso se feito errado. O ideal e estudar a gramatura ideal para cada projeto, avioes maioes pode-se usar gramatura maiores (ex. de 110g a 220g/m2) e em avioes menores (20g a 90g/m2).[/quote:736d8f4a66]

eu vi um cara no youtube fazendo isto num dlg, ele usou 3 camadas... vou me aventurar na fibra e ver o que acontece...


agora, pensei fazer isto tbm num piper j3, e o pessoal do evoo disse que nao compensa, que acrescenta muito peso, e até brincaram que o isopor quando cai vc pega, já o vidro quando cai se espatifa...

mas estou confiante nos planadores resinados, inclusive o proprio bird of time é de fibra...
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Já fiz alguns e fica muito bom e muito resistente. Uma opção é você, após curada a resina, dissolver o isopor com solvente (ou gasolina), aí você fica com a fuselagem em fibra, o que é bem legal. Grande abraço!
Responder