Duvidas sobre elétrica (no break).

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Duvidas sobre elétrica (no break).

Mensagem por flumauricio »

Estou com uma dúvida sobre o uso de nobreaks.

Em nosso clube chegou a febre dos elétricos e consequentemente vem as dores de cabeça em relação a parte elétrica (do clube).

Acontece que nosso cabo de entrada (energia) não dá conta da demanda atual.

Tem um colega com um heli que tem uma "usina" como fonte, ele possui uma fonte de 1500W que quando ele liga aquele treco ninguém mais consegue carregar as baterias.

Infelizmente sou um dos que mais sofro com isso pois possuo uma fonte de PC de 200W modificada e quando o cara liga a dele é inevitável que a minha desarme.

Pensei em colocar um nobreak para "regular" a tensão quando o cidadão lá ligar a usina dele, assim eu poderia carregar minhas bateria normalmente e quando o cidadão terminar de carregar a dele acredito que o nobreak voltaria a carregar as baterias internas.

A pergunta é, no meu caso o nobreak seria essa solução para regular a tensão de entrada enquanto o colega carrega a dele, ele faria esse papel?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezado ! sem mais detalhes é difícil afirmar com certeza, mas a principio você teria que calcular quanto tempo de autonomia o seu no-break deverá ter, e com qual corrente alimentará sua fonte . . . aí te pergunto : não é melhor usar uma bateria par alimentar seu carregador ? estou supondo que sua fonte de PC modificada é para 12Vcc, abraço !
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Vamos lá...

Vou carregar a cerca de 150W de potência, ou seja... uma 4S a 10A aproximadamente.

Minha intenção de utilizar o nobreak é apenas estabilizar a tensão em 110V quando o colega estiver carregando a dele.

Acredito que quando ele liga a fonte dele a energia cai para em torno de 95V o que faz minha fonte desarmar portanto esses 95V será capaz de fazer a bateria interna do nobreak ser carregada?

Caso negativo na resposta acima quando o colega parar de carregar a bateria dele a tensão subiria para os 110V que com certeza faria carregar a bateria do nobreak o que me deixaria teoricamente com um reserva.

O que interessa pra mim é... quando a tensão cair para os 95V o nobreak irá regular a tensão para os 110V?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! existem basicamente 2 tipos de no-break, esses mais simples usados em informática residencial só comutam para a bateria se realmente faltar energia, é possível que 95 Vca não provoque a comutação. Existem os NB de dupla conversão, eles transformam a Vca em Vcc e carregam a bateria interna, da bateria interna ele converte novamente em Vca e alimenta a carga, esse resolve o seu problema ! desde que dimensionado adequadamente, levando em conta a corrente de carga e autonomia. São mais caros e normalmente estão disponíveis a partir de uma determinada potência, provavelmente você não vai achar um "pequeno" como os residenciais . . . espero ter ajudado !

Em tempo : se optar pelo residêncial, de conversão simples, quando seu colega for recarregar as baterias dele, você pode retirar seu NB da tomada forçando a comutação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Como é bom entrar em um post e ver que alguém inteligente respondeu antes... Isso está ficando raro aqui.
As opções são essas que o Jacinar citou... Eu escolheria não depender da rede elétrica do local.
Tu pode dar um purgante pro cara como alternativa.
:P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Valeu pessoal... entendi o funcionamento. Olhei uns preço de nobreaks de dupla comutação e vou olhar agora o preço do purgante.

Obrigado.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Não tem como instalar em seu carro apenas uma bateria de som automotivo?
Esses carros com aquelas parafernálias todas de som necessitam de uma bateria extra e duram muito tempo, assim você teria somente a bateria no carro sem se preocupar com estabilização da rede local.
Não precisaria se preocupar com recarga da bateria, pois ao voltar para casa, o carro já faria isso.
Certamente uma bateria dessas irá sair mais barato do que comprar um nobreack considerável e você não precisará ficar transportando toda a vez que chegar na pista.
Tem aquelas baquetas de camping, pode usar ela como mesa atrás do carro para não botar a bateria a recarregar dentro do carro.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

Uma ideia simples que eu uso , varias baterias de 12v 7A utilizadas em no-breaks residenciais ou para circuito interno de TV , tenho 4 dessas ligadas em paralelo que garante minha tarde de voo tranquilo , quando chego em casa coloco elas pra carregas usando uma fonte de pc !Muito simples e vc não precisa comprar muitas de uma só vez caso não tenha grana no momento , vá comprando aos poucos e ligando uma nas outras!Pode não ser a melhor ideia , mas é muito facil conseguir se virar na pista com essas baterias , lembrando que eu abomino usar bateria do carro pra carregar lipo , tenho muito medo de incendiar meu caro!! rsrsrsrs
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

O problema lá é outro a a solução é outra ainda.

Substituir os condutores que alimentam esses carregadores antes que provoquem um incendio.

Se a queda de tensão é essa mensionada até a cor do condutor deve ter mudado.

Fica mais barato trocar os condutores por mais adequados.

É a velha mania de querer arrumar um jeitinho á coisas realmente importante.

Talvez até uma fonte estabilizada e regulada resolveria...
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Não sei se eu caso ou se compro um frango.

:? :? :?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder