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Alinhamento motor e estabilizador horizontal

Enviado: Qui Abr 10, 2014 8:58 pm
por Bivo
Pessoal, estou montando um tucano da Kemp aeros.

Vi que existe a recomendação de instalar o motor na mesma linha do estabilizador horizontal.
No meu avião notei que para posicionar o spiner de maneira adequada com relação a fuselagem, o motor vai ficar um pouco mais alto que o estabilizador. Qual seria o efeito disso?

Enviado: Qui Abr 10, 2014 9:33 pm
por roberto.mazza
Nunca ouvi essa afirmação, tanto que uma das vantagens da cauda em "T"e não em cruz é justamente o livramento do profundor da esteira de turbulência causada pelo motor. De onde veio essa recomendação?

Enviado: Sex Abr 11, 2014 9:00 am
por Bivo
Essa recomendação veio do manual de montagem do Kemp!

Enviado: Sex Abr 11, 2014 9:32 am
por Papalegua
Ignore esse manual.

Enviado: Sex Abr 11, 2014 9:46 am
por Tiago Santa Rosa
Bivo .....

na linha do profundor quer dizer que o eixo do motor tem que estar alinhado ou seja se voce olhar o eixo do motor e o profundor ambos tem que estar reto, na mesma linha....

caso contrario quando você acelerar o avião ele poderá subir ou descer dependendo do ângulo do motor em relação ao profundo...

em aviões de verdades/aeromodelos de performance 3d, o motor fica a poucos graus para baixo ( cerca de 5º ) e levemente para esquerda afim de compensar o tork gerado pelo hélice.

no seu caso se esta diferença não for muito grande pode ficar tranquilo que o aero vai voar bem...

Enviado: Sex Abr 11, 2014 1:50 pm
por Bivo
Valeu Tiago, realmente foi confusão da minha parte.

Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.

Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.

Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.

Enviado: Sex Abr 11, 2014 3:25 pm
por Papalegua
[quote:dec277edf8="Bivo"]Valeu Tiago, realmente foi confusão da minha parte.

Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.

Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.

Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.[/quote:dec277edf8]

Te aconselho a terminar primeiro a construção com servos, receptor e tudo mais antes de escolher motor e ESC, pois no aeromodelismo elétrico, cada grama faz sim diferença na escolha de um motor e não adianta escolher agora um motor se o peso é só estimado, pois terá riscos de o motor não ser o que esperava.
Nem sempre escolher o empuxo te dará total performance do motor, pois se o aeromodelo ficar mais leve para o motor, poderia ter economizado no motor e na bateria, deixando-o mais leve ainda e com maior autonomia (tempo de voo).

Enviado: Sex Abr 11, 2014 8:33 pm
por Bivo
Tudo bem, mas ele já esta entelado e eu já pesei. O que estou fazendo e uma estimativa somando o peso medido ao peso dos servos e os demais itens restantes, sendo assim nao esta muito fora. Qual seria o melhor motor?

Enviado: Sex Abr 11, 2014 9:04 pm
por Papalegua
Por mais que eu tente te dizer algo, sem as medidas exatas do aeromodelo não tem como.
Procure sempre ao fazer suas perguntas, colocar o máximo possível de dados ou características para que possamos te ajudar, pois somente peso não quer dizer nada.
O mesmo vale por dizer somente que é um tucano.

Enviado: Sáb Abr 12, 2014 8:01 pm
por Bivo
Ok, segue os dados do meu avião.

Meu aero possui as seguintes caracteristicas:

Fuselagem: 80cm
Envergadura: 100cim
Corda média: 19cm

Calculei a carga alar no software aqui do e-voo o que me deu o valor de 36.8g/dm2.

Fiz o cálculo considerando o perfil clarky
A asa é perfil plano convexo.

Considerando um peso de 700g, será que o motor park450 1200kv 950g de empuxo me dará um bom desempenho para subidas na vertical?