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flybarless X velocidade

Enviado: Sáb Mai 03, 2014 9:39 am
por Joel Barbosa
Converti um rotor para flybarless, pois fiz o heli escala e o original e bi pa, porem notei que o heli tende a cabrar quando aumento a velocidade, o que esta restrigindo muito a velocidade no voo de cruzeiro, tentei regular no fbl, mas nao resolveu, ficou pior qdo converti para dfc, estou achando que a restricao no batimento, causado pelo dampers mais duros esta causando esse problema, alguem ja teve problemas parecidos?

Enviado: Dom Mai 04, 2014 7:25 am
por rafakrav
Qual controladora flybarless e quais pás?

Enviado: Dom Mai 04, 2014 7:48 am
por Joel Barbosa
Pas normais e align 3g.

Enviado: Dom Mai 04, 2014 8:25 am
por rafakrav
[quote:627253e6af="Joel Barbosa"]Pas normais e align 3g.[/quote:627253e6af]

Pás normais é triste né? Suponho que seja as originais flybar.

O 3G não é lá o melhor dos sistemas... Mas tente subir o ganho do cíclico e ver se melhora. Eu recomendaria trocar para uma controladora boa e usar pás flybarless para o melhor resultado...

Enviado: Dom Mai 04, 2014 9:05 am
por Joel Barbosa
A diferenca entre as pas normais e flybarless sao somente o cg que e deslocado mais para a ponta?

Enviado: Dom Mai 04, 2014 9:07 am
por Joel Barbosa
Minha pretencao era por pas de madeira, acho elas melhores para escala por serem menos rigidas, mas imagino que nao deve existir para flybarless.

Enviado: Dom Mai 04, 2014 11:39 am
por Hidden
Lembrado também que a geometria de um rotor convertido não é a ideal como em um rotor originalmente FBL, e tem que ver também os servos que está usando, se tem a velocidade necessária, ou seja, tem vários fatores nessa equação.

Abraços.

PS.: Usar pás convencionais em um sistema FBL não vai fazer diferença nenhuma em vôo normal, o conjunto controladora/servos é que o coração do sistema.

Enviado: Dom Mai 04, 2014 12:22 pm
por Joel Barbosa
O rotor flybarless e voltado mais para 3d? Acho que o problema que estou tendo e mais um problema da aerodinamica e construcao de rotor do que do sistema em si, vou retirar o dfc e colocar dampers bem macios, teoricamente tem que melhorar, vamos ver na pratica.

Enviado: Sex Mai 16, 2014 6:40 am
por Lívio Cardoso
E o CG como está???

Enviado: Sex Mai 16, 2014 2:13 pm
por ferrabra
O heli em escala é muito mais pesado do que o heli para o qual o rotor está desenhado? Você está tendo que dar muito pitch para o heli sair do chão? Qual é o range de pitch que você adotou no seu heli?
Se o heli precisa de muito pitch para sair do solo, quando o heli ganha velocidade, a assimetria de sustentação entre a pá que avança e a que recua aumenta, gerando um torque aerodinâmico que forçaria o heli a tombar para a esquerda. Devido a rotação do rotor e a conservação de momento angular, a tendência do heli passa ser a de cabrar e virar para a esquerda. Se o rotor gira no sentido oposto o efeito é o mesmo.
[yt]93RSJwL07yI[/yt][yt]2i_lZjpPpJ0[/yt]
Um estabilizador bem regulado compensa automaticamente estes efeitos....