DJI NAZA V2 - Despenca depois de alguns minutos em vôo

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João Mauricio
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DJI NAZA V2 - Despenca depois de alguns minutos em vôo

Mensagem por João Mauricio »

:arrow: Pessoal, estou com um problema e ainda não consegui descobrir.

:arrow: Tenho boas habilidades na pilotagem de aeromodelos, sou instrutor, porém meu conhecimento em configurações em multirotores não é das melhores.

:arrow: Nos primeiros voos, logo quando a montagem foi terminada, Quad F450, balançava demais, consegui resolver baixando os ganhos que estranhamente estavam em torno de 200% originais, deixei default ficando na casa dos 125%, conseguindo assim voar normalmente.

:arrow: Vários voos foram efetuados perfeitamente, mas alguns deles após tempo de voo, o Drone simplesmente despenca, demorando MUITO para responder ao comando do acelerador que encontra-se TODO acelerado, sendo fatal.

:!: A bateria nunca descarrega abaixo de 3.8v por célula.

F450
Hélice 10x3.8 Carbono
Naza V2 + iOSD
Gimbal EZMuse
GOPRO H3+ (Quase foi minha câmera)
FPV 900Mhz
Receptor Dragonlink UHF

:?: Alguém sabe o que pode ser e onde tenho que ajustar?

[b:9fdcc39c94]VIDEO DA QUEDA[/b:9fdcc39c94]
https://www.youtube.com/watch?v=rFG2a2ANOd0

:arrow: OBS: Antes deste Quad, perdi outro em voo quando o failsafe entrou em operação sem o sinal de GPS, prejuízo de R$3000 (Modelo F330 com NAZA V2 e equipamentos) nunca mais achei.
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Eldon Pinheiro
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Mensagem por Eldon Pinheiro »

Provavelmente seu alarme de bateria está com o valor mais alto que o recomendado, daí ele acha que tá acabando a carga e desce, quase sem controle.
Eldon Pinheiro
Sem voar, mudei de cidade :(
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d50f5d8f5c="Eldon Pinheiro"]Provavelmente seu alarme de bateria está com o valor mais alto que o recomendado, daí ele acha que tá acabando a carga e desce, quase sem controle.[/quote:d50f5d8f5c]

E não esta configurado pra pousar com bateria "baixa", se estivesse ele pousaria e não despencaria.

Qual ESC está usando? Tem que desabilitar o Cut-off deles também.
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Eldon Pinheiro
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Mensagem por Eldon Pinheiro »

[quote:8780e9cee2="Marco Antonio"]Qual ESC está usando? Tem que desabilitar o Cut-off deles também.[/quote:8780e9cee2]
Provavelmente com ESCs DJI, que não necessitam de configuração.
Eldon Pinheiro
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:f06dc8c9e0="Eldon Pinheiro"][quote:f06dc8c9e0="Marco Antonio"]Qual ESC está usando? Tem que desabilitar o Cut-off deles também.[/quote:f06dc8c9e0]
Provavelmente com ESCs DJI, que não necessitam de configuração.[/quote:f06dc8c9e0]

... Não tem como saber se ele não disse. Se foi então vai ter mesmo que reconfigurar o corte e ativar o pouso.
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João Mauricio
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Mensagem por João Mauricio »

E ai galera, obrigado pela resposta!!!

O corte de bateria está em 3.6v por célula, na última vez em que despencou medi a bateria onde acusava 3.80 por célula, por isso estou achando muito estranho.

Os ESCs são originais da DJI.

Não teria alguma configuração parecida com os ganhos dos comandos porém especificamente para aceleração?

Estou achando muito estranho e cabreiro de voar novamente!!!

Obrigado desde já pelas opiniões e ajuda, se tiverem mais informações serão muito úteis não só para mim, mais para iniciantes!!!
Jacimar
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Mensagem por Jacimar »

O fato de depois do "pouso" estar com 3,80 não quer dizer que durante o voo não chegou a 3,6 pois, quando se tira a carga ( consumidor ) da bateria a tendência é a tensão subir um pouco . . .
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Exatamente... E por estar com essa tensão com certeza em vôo chegou a um nivel mais baixo.
O meu o alarme está configurado para 10,6V e descer com 10,2V para 3S... To achando o seu um pouco alto demais.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Tenha em mente que 3,6V é a tensão nominal da bateria, na curva de descarga ela permanece nesse patamar por um bom tempo! Colocar essa tensão como corte é não usar toda a carga da bateria.
O Naza assistance tem todo um capítulo só para isso... Leia o manual!
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João Mauricio
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Mensagem por João Mauricio »

Correto e concordo com senhores!!!

Bom então seria ideal reduzir esta tensão para qual voltagem?

O que usam em média?


Não acredito que deixei passar uma coisa simples como esta, vocês estão cobertos de razão, e isso pode estar ocorrendo sim.

Diminuindo a tensão no software, por mais que não seja recomendado retornar com a bateria abaixo de 11.1v, a placa ainda fornecerá descarga em tensão e amperagem suficientes para manter o consumo exigido pelos motores.

No caso de uma descida rápida ou emergência, permitindo a descida com segurança.

Vou efetuar em breve alguns vôos com os devidos ajustes e postarei os resultados!!!
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