Motor ASP52 helice travando

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
pangya1990
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 11:55 am
Localização: Palmital-SP

Motor ASP52 helice travando

Mensagem por pangya1990 »

Olá, esses dias chegou um aeromodelo combustão para mim, nunca mexi com motor a combustão, o motor do aero é um ASP .52, estou a espera da vela para dar partida no motor, porém eu estava vendo, a helice do motor ''trava'' quando o pistão sobe até a vela, porém se girar de maneira uniforme ele nao trava, gostaria de saber se isso é normal, pois não se tem haver com amaciamento ou algo do tipo, pois o motor nunca foi ligado. Obrigado a atenção de todos ! Segue um pequeno vídeo demonstrando a helice travando.


[yt]ydNk3XKZ-W4&feature[/yt]
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Pangya

Fica difícil sem o "tato" só pelo video mas aparentemente não tem nada demais no motor. Tens que testar com a vela e ver funcionando.

Aparentemente esta ""travadinha" que ele dá é normal pelo curso do pistão e sem lubrificação.

Consegue uma vela emprestada e coloca para funcionar.
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Acredito que seja a falta de lubrificação, depois de trocar os rolamentos o meu fazia barulho de biela com folga (cleck no final do curso do pistão), apliquei lubrificante e o barulho sumiu.
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

isso é normal em asp.
com motor quente nao se nota isso
pangya1990
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 11:55 am
Localização: Palmital-SP

Mensagem por pangya1990 »

[quote:cedee02dfc="carlitovargas"]Acredito que seja a falta de lubrificação, depois de trocar os rolamentos o meu fazia barulho de biela com folga (cleck no final do curso do pistão), apliquei lubrificante e o barulho sumiu.[/quote:cedee02dfc]


Então, agora pouco eu apliquei white lub que é um lubrificante e anti corrosivo, apliquei no carburador e o motor passou a girar mais ''livre'' ai resolvi passar tambem onde a vela é parafusada ou seja passei no pistao e camisa, após passar i motor trava totalmente na hora da compressão, desmontei o cabeçote para tentar eliminar um pouco do white lub mas nao adiantou, o motor agora esta travando bem mais na hora da compressao, tornando quase impossivel giralo de maneira uniforme como antes.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezado

Fica tranquilo e bota pra funcionar, como disse e outros amigos tambem, nada parece errado.
pangya1990
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 11:55 am
Localização: Palmital-SP

Mensagem por pangya1990 »

[quote:4ef83e0ec9="Douglas Lenz"]Prezado

Fica tranquilo e bota pra funcionar, como disse e outros amigos tambem, nada parece errado.[/quote:4ef83e0ec9]


Olá Douglas, obrigado pela força, porém estou preocupado, pois depois que eu apliquei white lub dentro do buraco de onde a vela é parafusada o motor esta travando totalmente na hora da compressão, ai que eu tirei o cabeçote do motor e percebi que o pistão levanta a camisa na hora da compressão, removi a camisa e tentei remover um pouco da lubrificação com papel higiênico e montei de volta, mas nada adianto, eu notei que se vc coloca a camisa em posição diferente desobedecendo o encaixe da camisa, o pistão nao levanta a camisa, achei estranho isso, agora o motor esta montado de novo, estou esperando a vela chegar, porém não sei como vou fazer funcionar, ja que ele esta travando fortemente na hora da compressão.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[yt]80OcqiSxjJA[/yt]

[yt]PXiaeSJdTxQ[/yt]

[yt]ECBMQ2Q1-Qg[/yt]

*Os vídeos não são de minha autoria.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

amigo, isso é sinal que seu motor é novo, as peças estão justas. O meu mesmo velho e surrado quando está sem o cabeçote também levanta a camisa. Faça o amaciamento conforme o manual. Motor que gira livre ou muito solto é sinal de problema. Quando você colocar a vela, vai ficar mais pesado ainda para girar, não te apavore, é assim mesmo. Como todos já falaram teu motor é novo e precisa amaciar.
Relaxa e espera a vela chegar.
pangya1990
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 11:55 am
Localização: Palmital-SP

Mensagem por pangya1990 »

[quote:7e0770a1d7="carlitovargas"]amigo, isso é sinal que seu motor é novo, as peças estão justas. O meu mesmo velho e surrado quando está sem o cabeçote também levanta a camisa. Faça o amaciamento conforme o manual. Motor que gira livre ou muito solto é sinal de problema. Quando você colocar a vela, vai ficar mais pesado ainda para girar, não te apavore, é assim mesmo. Como todos já falaram teu motor é novo e precisa amaciar.
Relaxa e espera a vela chegar.[/quote:7e0770a1d7]


Obrigado pela força galera ! acabei de desmontar o cabeçote de novo, e tirei a camisa e removi um pouco do white lub que passei, girando a helice com o motor virado pra baixo, nao resolveu muita coisa, continua travando a helice ainda, estava percebendo tem alguns pequenos riscos na parte de dentro da camisa, é normal isso ? mas enfim estarei aguardando a vela chegar e tentar dar a primeira partida nele. obrigado a todos !
Responder