Servo 4.8v em receptor 6v, será que dá certo?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Luciano Souza
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Out 15, 2012 12:55 pm
Localização: Hortolândia, SP

Servo 4.8v em receptor 6v, será que dá certo?

Mensagem por Luciano Souza »

Pessoal, estou montando um aero gasolina e estou com um problema.
Para os ailerons e profundores, vou usar servos hitec 625mg, que aguentam até 6v tranquilamente. Gosto muito de usar bateria de LIFE para não ter que usar regulador.
Até então, tudo ok.
O problema é que para o leme quero usar um servo mais forte(e unico disponivel), que é um futaba s9206 de 9.5kg. O problema é que, não sei porquê, esse futaba é feito apenas para 4.8v.
A principio, tive a ideia de fazer como no esquema abaixo. Como trata-se de um aero de alto valor, será que há grandes riscos?
A ideia é:
Liga-se a bateria LIFE no receptor e, na saida pro servo, tem-se 6.6v. Para todos os outros servos, tudo bem, aí, para o futaba 9206, pensei em ligar um UBEC 3A que tenho aqui, nos fios vermelho(tensão) e preto(terra) transformando a tensão que chega ao servo de 6v para 5v. O fio branco do sinal ficaria inalterado.
Algum contra?
Grato desde já pela ajuda.

[img:33e42955ac]https://scontent-b-sea.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10514507_662237817201991_473801127972234564_n.jpg[/img:33e42955ac]
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

Use um step down, de uma olhada no google que tem como fazer, é simples de ser feito (usa apenas um diodo).

Abs
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! como disse o WallaceMartins, é possível e talvez preferível

utilizar 2 diodos em série, produzindo uma queda de tensão de cerca de 1,2 Volts,

trazendo a alimentação do servo de 4,8 para um valor aceitável, a vantagem é a

simplicidade, deve-se observar a corrente de pico do servo e dimensionar os diodos,

se for até 1A pode-se usar diodos 1N4001, forte abraço !
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Prefira diodos shockley por causa dos picos de corrente terem uma frequência alta e se for diodo convencional pode, eu disse pode, as vezes não dar conta.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder