quad so funciona 3 motores

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

quad so funciona 3 motores

Mensagem por macnas »

Estou com problemas em um quadricoptero que estou montando, quando aciono stick do acelerador o motor 3 da uma giradinha e para, os outros aceleram normal, o motor 3 só funciona se eu ficar pulsando com o stick, ja fiz a calibragem dos escs varias vezes e não resolveu o problema, sera que pode ser o esc? ou alguma configuração na placa ou no radio? estou usando a placa KK2.1 HC e o radio é o taranis.
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

inverte a ordem dos motores na placa

se funcionar este motor o problema e a placa

pode ser apenas configuração do tipo de voo.

se nao funcionar deve ser motor ou ESC

normalmente motor que começa a se mecher e para e fio torado ou queimado do motor
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

rmedeiros, fiz o teste de trocar o motor na placa, primeiro coloquei na saida do motor 4 e ficou a mesma coisa, o motor 3 parado, dai coloquei na saida do motor 2, nessa os dois parou, tanto o motor 2 quanto o 3. entao liguei o esc direto no receptor e bateria e o motor funcionou normalmente. sera que é caso de resetar a placa e fazer as configuraçoes dinovo??
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

E ai Macnas, tudo bem? seguinte cara, está realmente muito estranho, mas já tive um problema parecido e era o motor (tinha um dos cabos do motor com problemas e dava mal contato), ou seja, nem o esc e nem a KK eram os culpados.

Antes de mais nada, faça um reset geral e refaça toda a configuração, é a melhor opção. Vc pode ter deixado passar alguma coisa. Caso não dê certo, considere os pontos abaixo:

- O layout de motores selecionados está correto? Cuidado!! Quad X e Quad + muda tudo, e acredite, já peguei este tipo de problema por aqui.

- Calibragem do Acelerômetro, a KK é extremamente sensível com inclinação, então é importante verificar este passo e realizar a calibragem com a placa montada no frame e em um lugar extremamente plano. Um erro neste passo pode fazer que determinado motor de determinada posição não rode devido a KK entender que pode estar inclinada para este lado.

- Por um acaso desconectou os cabos preto (-) e vermelho (+) dos ESCs 2, 3 e 4? É recomendado que se faça isso como forma de deixar a KK ser alimentada apenas pelo esc do motor 1. Caso não o tenha feito, pode ser um motivo pelo qual sua placa não gira o M3.

- Atualize para um firmware mais novo, pode ser que dê certo;

- Calibre cada ESC separadamente diretamente no rádio e depois em conjunto na KK.
macnas
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 2:42 pm
Localização: Dracena SP

Mensagem por macnas »

Blz alexandre.live, tirando esse probleminha com o quad, o resto ta tudo certo rsrs. Agradeço por estar tentando me ajudar, o reset e a configuração eu ja fiz, tambem testei o motor direto no receptor e esta tudo certinho, o layout dos motores esta correto em X, agora a calibragem confesso pra voce que quando fiz a placa nao estava fixada, tentei deixa-la em cima da mesa bem nivelada, mas vou fazer de novo com ela fixada. agora nao entendi o que voce quis dizer em deixar só o M1 alimentando a placa, todos os motores tem que estar ligados na placa não é? ou voce fala na hora de configurar ela? uma coisa muito curiosa é que mesmo quando eu coloco o M3 na saida do M4 é o mesmo motor que nao funciona, teoricamente teria que ser o motor 4 né.
sharkman_br
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Sex Jul 01, 2011 2:14 pm
Localização: Maricá, RJ

Mensagem por sharkman_br »

Já passei por isso! S/ as hélices, vc já colocou aceleração no máximo e viu se ele inicia?
Comigo era a configuração do esc... foi só calibrar o percurso do acelerador nesse esq e td voltou ao normal!
Boa sorte!

Shark
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Vamos lá, quanto a conexão dos motores, o M1 deve ser ligado normalmente com seus 3 fios, positivo, negativo e sinal. Os demais, M2, M3 e M4 deverão ser conectados apenas o cabo de sinal, vc pode remover os cabos do conector e isolar os mesmos.

Agora, deixa eu entender uma coisa, se você coloca por exemplo o motor 3 na saída 4 e o motor 4 na saída 3, é o motor 4 que não funciona ou o motor 3? Neste caso, se for o motor 3, fica claro que ha algum problema no conjunto ESC+Motor, agora, se for o motor 4, há algum problema com a saída 3 da KK. algo que pode ser feito é checar as soldas do pino 3, medir a continuidade da trilha que faz a sua conexão ao processador.

Caso não funcione, já vi ha algum tempo pessoas que quando tem problemas com alguma saída da KK, modificam os Mixers da placa e utilizam uma das saídas extras (M5,M6, M7 ou M8). Tem algum tempo que migrei para a Naza, mas ainda tenho uma KK parada aqui. Vou testar e ver como faz esta alteração dos mixers e caso consiga, posto por aqui.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Testei em um quad que encontra-se aqui comigo para manutenção e a mudança de saída do M3 para o M5 (na verdade não é uma mudança, é apenas um espelhamento, ou seja, o que acontecer no canal 3 vai acontecer no 5), bem como para qualquer outro canal é possível e confiável.

É extremamente fácil e acho que com as fotos abaixo você consegue realizar as alterações e se o canal 3 realmente estiver com problemas, tudo será resolvido.

Acesse o menu "Mixer Editor"

[img:10e1d2c421]http://i1174.photobucket.com/albums/r613/sillva_alexandre/KK2%20Mixers/WP_20140706_10_14_35_Pro_zps8d1b23aa.jpg[/img:10e1d2c421]

Navegue até o "CH:3", tire uma foto ou anote todos os parâmetros (Throttle, Aileron, Elevator, Rudder, Offset, type e rate) aqui configurados. Siga os da sua placa, pois a imagem do exemplo é uma KK2 e a sua uma KK2.1 e os valores podem variar.

[img:10e1d2c421]http://i1174.photobucket.com/albums/r613/sillva_alexandre/KK2%20Mixers/WP_20140706_09_55_31_Pro_zpsf4679981.jpg[/img:10e1d2c421]

Navegue até o "CH:5", você deverá encontrá-lo como na imagem abaixo, ou seja, todo zerado. Vá alterando cada um dos parâmetros, Throttle, Aileron, Elevator, Rudder, Offset, type e rate de forma a ficar igual aos do canal 3. Ao final desta configuração, ligue o motor que se encontrava no canal 3, no canal 5 e parta para o voo.

[img:10e1d2c421]http://i1174.photobucket.com/albums/r613/sillva_alexandre/KK2%20Mixers/WP_20140706_09_56_20_Pro_zps2d4d0c95.jpg[/img:10e1d2c421]
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Responder