Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por bugalaws »

rmedeiros escreveu:Ja vi que vou apanhar com esse rádio, acostumado com futaba a 15 anos hehehehe

Li em um site que esse rádio tem algumas programações para mikrocopter, ai pensei que ele poderia ter alguma função especifica para multirotor

lendo o manual so vi tipo de aeronave aviao e helicoptero, existe alguma opção para mult?

Bugalaws, obg por exclarecer o que seria os qlinks que pelo manual da pra entender mais não muito.

Sobre o SUMD vou pesquisar.

abs


rmedeiros,

Eu criei um setup para um Drone utilizando uma Controladora Pixhawk cujo os flight modes são selecionados pelo canal 5 , mas não cheguei a usalo ainda. Criei um modelo de Avião, aí sim usei os q.links para o propósito correto, criei 6 flight conditions.

Os q.links(flight conditios) associei a uma posição de em 3 chaves dessa forma

Chaves todas pra cima(nenhuma chave ativada) - q.link normal

S4 no meio - q.link5
S4 pra baixo - q.link4
S3 no meio - q.link3
S3 pra baixo - q.link2
S1 no meio e pra baixo - q.link1


É importante observar que os q.links são acionados obedecendo uma ordem, na lista você tem o normal + 5 posições para criar q.links, os q.links mais pra cima da lista em prioridade, ou seja se eu acionar o q.link1 em uma chave, e bater a chave do q.link2, o q.link2 será ignorado, permanecendo o flight condition do q.link1.


Dessa forma configurei o seguinte:

q.link normal ativo(nenhuma das chaves acionadas) - Manual
q.link5 - alt.hold
q.link4 - loiter
q.link3 - circle
q.link2 - drift
q.link1 - rtl

tudo bem mas aí você me pergunta: onde configuro o canal que irá selecionar o fligh mode na controladora?

Aí que entra a questão, agora você ativa o flight mode que deseja, e cria um mix no canal desejado(meu caso canal 5 Pixhawk). Aí você vai mudando os q.links e criando a mixagem para dar o nível de comando no canal que você deseja.

Aí so falta a parte do SUMD ou SUMO que ainda não parei para estudar.. se tiver sucesso não deixe de nos avisar....

Não sei se consegui ser tão claro quanto o assunto está em minha cabeça, mas tentei.. kkkk
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por rmedeiros »

Vou dar opnião de quem não tem o rádio em mãos ainda(deve chegar na quinta vem de sampa).

Como estou começando com este rádio vou usar Dual rate apenas e exponencial, pra mim e mais nativo.

Acredito que os qlinks sejam muito interessantes para usar alguns recursos da controladora, e não apenas para o flight mod

Exemplo, vc pode acionar um modo de voo para racer, quando for tirar foto acionar outro modo e mixar por exemplo o tilt da camera para alguma inclinação pré definida, diminuir os comandos para ficar mais manso e por exemplo deixar o acelerador ao centro com exponencial para evitar variar altura ao tocar no stick do leme.

em um avião 3d criar uma rotina para manobras sport, manobras 3d, manobras a baixa velocidade, ate mesmo uma condição para tork roll, ja começo a viajar na maionese

Com relação ao sum não achei muita informação, mais pelo que entendi e feito pelo TX diferente do FRSKY que é feito no Rx por um Jumper.
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por bugalaws »

rmedeiros escreveu:Vou dar opnião de quem não tem o rádio em mãos ainda(deve chegar na quinta vem de sampa).

Como estou começando com este rádio vou usar Dual rate apenas e exponencial, pra mim e mais nativo.

Acredito que os qlinks sejam muito interessantes para usar alguns recursos da controladora, e não apenas para o flight mod

Exemplo, vc pode acionar um modo de voo para racer, quando for tirar foto acionar outro modo e mixar por exemplo o tilt da camera para alguma inclinação pré definida, diminuir os comandos para ficar mais manso e por exemplo deixar o acelerador ao centro com exponencial para evitar variar altura ao tocar no stick do leme.

em um avião 3d criar uma rotina para manobras sport, manobras 3d, manobras a baixa velocidade, ate mesmo uma condição para tork roll, ja começo a viajar na maionese

Com relação ao sum não achei muita informação, mais pelo que entendi e feito pelo TX diferente do FRSKY que é feito no Rx por um Jumper.


rmedeiros,

Falamos a mesma coisa com palavras distintas.. é isso que penso o rádio tem praticamente todas as chaves de 3 posições, aí os dual rates você não consegue utilizar as 3 posições das chaves.. você consegue algo do tipo : on on off , on off on , on off off, off off on e etc.
Você não consegue colocar o dual rate em três posições tipo chave pra cima manso, chave no meio médio, e chave pra baixo bravo .. somente usando q.links é isso que tentei dizer antes as flight conditions na minha opinião tem outro propósito... nos rádios das outras marcas.. cada flight condition você pode colocar os rates com 3 posições..
Daniel Moura
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Ter Mar 20, 2012 9:30 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Daniel Moura »

Pessoal,

O radio ja foi, foi vendido para o rmedeiros, bela aquisição, ele vai adorar o radio. Ainda tenho a disposição um receptor novo, na caixa, GR-24L e um sensor de RPM Magnetico também novo, estão anunciados no ML, interessamos podem me mandar um MP.
..::Daniel Moura::.. /// VENDO - Graupner MZ-24 /// Extra Carden Edition 60cc Bi Cilindro /// Yak Carden Edition 55cc ///
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por rmedeiros »

Amigos

preciso de um HELP

meu rádio chego meu hj, muito conservado comprei do Daniel, obg pela venda.

Mais vamos la

fui fuçar entrei no menu cH set e vi que era possivel interver os canais manualmente, ou seja, colocar o aileron por exemplo em uma chave, mudar o acelerador para o lado direito, claro que nao vo usar nada disso mais so pra testes

Ai me espantei que quando clico no botao vermelho para assimilar o stick ou a chave, ao bater a chave aparece la legal, porem no caso dos sticks mecho a vontate e so aparece o do acelerador, e como se ele soe stivesse assimilando o ST 1.

Pergunto, isso e normal ou preciso fazer algo para assimilar alem de mecher a alavanca?
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por rmedeiros »

amigos

Estava tentando calibrar os sticks do mz24. apanhei que so. Na verdade o aviao parecia que estava com interferencia, ficava vibrando tudo.

so descobri que os problemas eram nos sticks quando liguei os servos em canais com chaves, parou a tremedeira.

pelo que entendi inicialmente eu iria para a tela de calibracao, aparece o quadrado vermelho, logo eu meche so o stick da esquerda, depois so o da direita,

fazendo isso nao calibrava nem a pau, ai tentei por curiosidade mecher os 2 sticks juntos, mal nao ia fazer e nao e que funcionou.



pelos testes parou as interferencias, os servos so estavam cursando pouco estao andando 100%
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Norba-RJ »

Ainda não usei o meu MZ-24. Tentei fuçar um poco mas sem tempo, sem saco e muito acostumado com meu aurora9. Vou passar o meu para frente a quem intereçar . Esta zerado na caixa ainda . Se alguem quizer é só fazer contato. Comprado no Brasil e com garantia.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por rmedeiros »

Norba

Gostei juito do radio, porem nao e a primeira impressão e a que fica

Meu radio anterior e um 9 cap, bom radio so troquei pois estou com dificuldades de usar frsky.

Estou ainda testando o mz 24, mais ja usei o aurora e pra mim e compatível, se agente avaliar a evolução da epoca de lancamento dos radios de 9 canais pra ca o que mudou principalmente foi o sistema de transmissao e a telemerria, o restante e bem parecido salvo para aqueles que voam multirotores e helicopteros e jatos que precisam de diversos recursos

Comparando o grauper com meu futaba em termos de funcoes nao vi diferenca, apenas acheimo graupner em um segundo momento bem mais simples de configurar que os anteriores.

Pensei em comprar um aurora, mais nas 2 pistas que participei no rj e paraiba vimalguns incidentes com este sistema normalmente vinculado a problemas de transmissao, agora isso e muito relativo pois na pb spectrun era certeza de problema porem aqui em manaus so tem esse tipo de radio na pista.

Outro ponto bem l3gal do grauper e ter a possibilidade de utilizar a telemetria do proprio esc, mo que facilita em muito para aero eletricos


Resumindo, se puder darmuma nova chance para o radio certeza que vc ira mudar de ideia.
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Norba-RJ »

Eu hoje estou usando um aurora 9x que comprei nos EUA . O groupner foi uma oportunidade de negocio que tive , por isso adquiri um de 12 canais.
Ja uso o A9 a mais de 3 anos e nunca tive problemas de sinal, nem eu nem meus amigos que usam com eletricos, glow e gasolina .
Na verdade eu nem coloco em duvida o groupner, meus amigos mais antigos que conheciam a marca todos falam bem.
Meu problema mesmo é falta de tempo no momento de ficar aprendendo tudo outra vez e depois se trocar de marca ter custo em troca de receptores. O meu arora tbm tem telemetria e já me da direto pelo receptor a carga da bateria do aero.
Esse o unico motivo de me desfazer do groupner.
Abraços
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Rádio Graupner MZ24 2.4 GHZ

Mensagem por Norba-RJ »

Caro rmedeiros, qual foi a pista do rj que v. Viu problemas no A9?
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Responder