Jato Gripen JAS-39 - 1ª Construção

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Rbonetto, acho que o arame para fazer o braço do canard possa não dar certo, vai ficar pesado e talvez com pouca rigidez, eu fiz exatamente como manda a planta do jetset44, usei um pedaço de tubo de fibra de carbono de 4mm externo, não precisa fazer nenhuma alteração (como uma dobra na ponta para não girar), cole diretamente no depron... A área é pequena, não sofre muito esforço em manobras.

Outro ponto, acho que o ESC de 100A fica muito superdimensionado para sua EDF, no meu vou usar um de 40A...pelo que vi em fóruns, a minha EDF tem 28A de pico em condição estática... De uma pesquisada sna sua.

Também estou em dúvida onde colocar a EDF... Achei uma posição, acho que vai dar certo, posto fotos mais tarde.

Abraços.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

rbonetto,

Eu adoro modificar e inventar...mas "quase" sempre na primeira construção eu sigo fielmente a planta, é que se você modifica um projeto sem saber realmente o que vai acontecer quase sempre dá M..... No começo eu fiz vários jatinhos perfilados igual ao seu e todos voaram seguindo a planta e as instruções. No caso da asa é sim possível usar uma segunda camada para criar um perfil aerodinâmico...mas fazer uma modificação em cima de algo que já está pronto? sem testar? sei não...como vai ficar esse perfil? qual perfil escolher? pode dar certo ou não... O ideal voar esse, testar, trimar e ver como voa...e depois inventar em cima, criando perfis, etc... Quanto ao ESC, no meu primeiro jato usei um esc de 30a e lipo 3s com uma edf de 64mm, voou até bem, cada configuração tem um conjunto ideal, e talvez um esc de 100a seja muito para uma edf de 64 ou 70mm, depende de vários fatores:

1- a escala do seu jato
2- o tamanho da sua edf e qual a potencia do motor e kv
3- qual a capacidade da sua lipo
4- qual a tensão da lipo
5- dutos de entrada e saída bem dimensionados
6- tamanho adequado da fiação.

e ai vai...
Humberto Melo
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rbonetto »

Bom dia galera... Medi o aero, tenho 60cm de asa e 98cm de comprimento, pesa cerca de 250gr...
Estou quase abandonando o projeto para iniciar um Atr-72-600 com cerca de 1,60 de comprimento e 1,50m de asa... Vamos ver no que dá... Vou ao Paraguai agora em setembro e ja vou comprar motor, helice, servos e o que faltar para construi-lo...

Abs,

Rbonetto
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rbonetto »

Bom dia,

Finalmente chegaram os produtos que comprei na HobbyKing... testei a EDF com meu ESC de 30A, gera bastante empuxo, só tenho a quase certeza que não é o necessario para levantar voo rss... Improvisei tambem o trem de pouso que comprei e gostei um pouco, somente o traseiro que achei ter ficado perto demais um do outro... Preciso terminar as lincagens e arrumar um cabo Y para ligar o leme e o servo do trem de pouso, alem de descobrir uma maneira de lincar o leme... não sei se coloco o servo la atras ou sigo no local original. Uma coisa muito ruim, a EDF é grande demais... tentei coloca-la o mais perto possivel do final da fuselagem, com isso, a parte de cima nao fechava, precisei improvisar e aumentar as laterais do modelo... esqueci de tirar fotos dessa parte, amanha se conseguir posto.

Abs,

Rbonetto
Anexos
20140815_175240.jpg
20140815_175240.jpg (38.38 KiB) Exibido 253 vezes
20140815_175254.jpg
20140815_175254.jpg (38.59 KiB) Exibido 253 vezes
20140815_175549.jpg
20140815_175549.jpg (34.88 KiB) Exibido 253 vezes
20140815_175448.jpg
20140815_175448.jpg (37.6 KiB) Exibido 253 vezes
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Rbonetto, achei que o trem principal ficou muito atrás do CG, vai ficar difícil para decolar do chão.
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rbonetto »

[quote:8379b736a7="IWASA"]Rbonetto, achei que o trem principal ficou muito atrás do CG, vai ficar difícil para decolar do chão.[/quote:8379b736a7]

Valeu IWASA... Coloquei no olhometro... vou arrumar isso... quanto a distancia entre as rodas, achas que ficou muito perto uma da outra? achei que colocar na asa nao iria ficar firme. Outra coisa, estou usando uma bateria turnigy 2200, achei que o nariz do avião ficou um pouco pesado... qual bateria voce usa??

Abs,

Rbonetto
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

O empuxo não é algo que vai definir se voa, precisa ter claro, mas principalmente tratando-se de EDF o aero precisa pegar velocidade no chão pra subir na tranquilidade, uma certa velocidade e necessária pra continuar voando, se vc diminuir muito ele tende a cair... Enfim, na decolagem percorra bastante a pista dai decole.
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rbonetto »

[quote:427872578a="John-Henrique"]O empuxo não é algo que vai definir se voa, precisa ter claro, mas principalmente tratando-se de EDF o aero precisa pegar velocidade no chão pra subir na tranquilidade, uma certa velocidade e necessária pra continuar voando, se vc diminuir muito ele tende a cair... Enfim, na decolagem percorra bastante a pista dai decole.[/quote:427872578a]

Valeu John. Vou corrigir o trem de pouso traseiro e tentar levantar voo... Ainda falta as lincagens e o canopy... vou testar sem ele mesmo heheh...

Abs,

Rbonetto
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

[quote:b30ab47016="rbonetto"][quote:b30ab47016="IWASA"]Rbonetto, achei que o trem principal ficou muito atrás do CG, vai ficar difícil para decolar do chão.[/quote:b30ab47016]

Valeu IWASA... Coloquei no olhometro... vou arrumar isso... quanto a distancia entre as rodas, achas que ficou muito perto uma da outra? achei que colocar na asa nao iria ficar firme. Outra coisa, estou usando uma bateria turnigy 2200, achei que o nariz do avião ficou um pouco pesado... qual bateria voce usa??

Abs,

Rbonetto[/quote:b30ab47016]

Parece que ficou bem próximo, vai ter que limitar a atuação da bequilha para evitar curva brusca, senão ele tomba para os lados...
Como meu primeiro modelo era pusher, não tive problema com peso de nariz, também usava 2200mAh. agora estou vendo a melhor maneira de distribuir a eletrônica usando EDF.

Abs.
Responder