Por que meu motor queimou?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

[quote:4d45eec603="Marco Antonio"]Ainda não conseguiram...

Porque colocar um ESC de 70 quando pede 45 causa a queima do motor????

Vamos imaginar que o de 45 é de 45 e o de 70 é de 70. o de 70 e mais pesado força mais o aviao pra subir e queima o motor.matei a charada?

Eu quero entender a cabeça do cidadão!!!![/quote:4d45eec603]
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Re: Por que meu motor queimou?

Mensagem por ferrabra »

[quote:bccc156266="ademirpinto"]Pessoal,
domingo fui voar com meu asa baixa feito em EPO com 1,20m de asa, motor Rimfire .15 3536 de 1200kv, esc 70A da turnigy Thrust, bateria 4S de 2650mah e hélice 11x6 de madeira.
Depois de uns 6 minutos de voo saiu fumaça do aero e perdi a propulsão.
Queimou motor, esc e dois servos. Não sei quem queimou primeiro, mas quando peguei o aero estava tudo muito quente...kkkk
Este aero eu voava com bateria 3S e mudei para 4S com a mesma hélice, será que foi a hélice grande? Mas o motor comporta essa hélice como diz no manual.
Alguém pode me ajudar?
[/quote:bccc156266]
Você chegou a medir a corrente que o motor consome com a 4S e esta hélice em um teste estático? Ele indica o máximo de corrente que o conjunto motor+hélice consumirá. Excetuando os casos em que você faz pairado com modelo ao voar 3D.
Teoricamente, se você aumenta a bateria para 4S e mantém o Kv, a rotação de operação da hélice na potência máxima será maior. Com maior rotação, maior o torque necessário para girar a hélice. Se a sua asa não avançar na mesma proporção provavelmente precisará de mais torque, consequentemente mais corrente. Mudanças bruscas de torque também podem gerar consumos maiores de corrente.
Para não ter dúvida, faça o teste estático para dimensionar o ESC para a hélice que está rodando.
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

[quote:6df4d9837e="Marco Antonio"]Ainda não conseguiram...

Porque colocar um ESC de 70 quando pede 45 causa a queima do motor????

Vamos imaginar que o de 45 é de 45 e o de 70 é de 70.

Eu quero entender a cabeça do cidadão!!!![/quote:6df4d9837e]

Obrigado pelo cidadão.

Algum tempo atras postaram uma tabela de problemas x causas...

- Bateria quente/inchada = motor/esc consumindo mais que a bateria provem.
- Queima apenas do Esc = Esc subdimensionado e/ou Esc com problema.
- Queima do Esc + outros componentes = Esc com problemas e/ou motor com overprop (pq corrente acima do suportado no motor > derrete o isolamento> curto > queima o Esc e talvez componentes de tabela).

O motor suporta 45A pode ter recebido mais que isso do Esc de 70A já que a peça não limita, fornece conforme "solicitado" então a hélice grande com a bateria de 4S podem ter passado do limite e resultado em queima.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ah então o motor vai consumir mais com um esc de maior capacidade?????

.... Sem comentários!!!!!

Melhor tu voltar e [b:32e7032396]tentar[/b:32e7032396] aprender tudo de novo!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vou tentar, só tentar porque não faço milagre... Tentar fazer você entender como a coisa funciona.

Carga--- motor
Controle de carga--- ESC
BATERIA---- Fonte

Quem determina o consumo é a carga
O controle dessa carga quem faz é o ESC
Quem supre a demanda de carga é a bateria

Posso ter um ESC de 100000000A e uma bateria com capacidade de 10000000000A

Se o motor consumir 10Ah só vai consumir isso
Se o ESC não suportar ELE QUEIMA
Se a bateria não suportar ARRIA!!!

Vê se aprende!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

Gente que confusão!!
Nem sei por onde começar a corrigir tanta bobeira, o colega aumentou a tensão sem diminuir a carga, pronto foi isso que queimou o motor e até pode ter causado o resto.

Agora essa do esc é ridícula, o esc apenas suporta a corrente consumida pelo motor, ele não "empurra" nada pro motor.

Quanto ao bec, se for linear não pode usar 4s! Simplesmente ele produz muito calor, procurem saber a diferença entre bec chaveado e linear e vão ver o porque.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

O Marco chegou na minha frente hehe, aproveito pra acrescentar, o consumo do motor é uma variável, qualquer motor desses pequenos consome menos de 5a sem hélice isso que estou chutando alto, a maioria não passa de 1A, esse consumo vai aumentando conforme se aumenta a hélice e a tensão.

E também sobre a potencia, se num motor marca 100W não significa que ele não consome mais que isso, se aumentar a hélice ou a tensão pode dobrar a consumo, chegando a 200W ou até bem mais, o resultado é simples o motor queima.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sim groepke você está certo.

Qualquer hobby que se tenha é esperado que o minimo, o básico seja compreendido para justamente não se divulgar bobagens e perpetuar a ignorância(o desconhecimento de algo)

Hoje, mais do que nunca, colocar a informação correta é fundamental!!!! A internet é feita de informação. Informação errada, ruim ou falsa acaba virando verdade.

Sendo assim se você não se sente capacitado a esclarecer não faça!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

[quote:72879161a2="groepke"]Gente que confusão!!
Nem sei por onde começar a corrigir tanta bobeira, o colega aumentou a tensão sem diminuir a carga, pronto foi isso que queimou o motor e até pode ter causado o resto.
Agora essa do esc é ridícula, o esc apenas suporta a corrente consumida pelo motor, ele não "empurra" nada pro motor.
Quanto ao bec, se for linear não pode usar 4s! Simplesmente ele produz muito calor, procurem saber a diferença entre bec chaveado e linear e vão ver o porque.[/quote:72879161a2]
Groepke,
Aumentar a tensão não implica na necessidade de diminuir a carga. O problema é que o piloto tem mais potência disponível e vai exigir mais do motor. Então, com mais rotação da hélice, maiores são as necessidades de torque e corrente. Muita corrente aquece o rolamento do motor, derrete o isolamento, gera curto, queima o ESC e o BEC embutido.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

[quote:47ce5220b3="ferrabra"][quote:47ce5220b3="groepke"]Gente que confusão!!
Nem sei por onde começar a corrigir tanta bobeira, o colega aumentou a tensão sem diminuir a carga, pronto foi isso que queimou o motor e até pode ter causado o resto.
Agora essa do esc é ridícula, o esc apenas suporta a corrente consumida pelo motor, ele não "empurra" nada pro motor.
Quanto ao bec, se for linear não pode usar 4s! Simplesmente ele produz muito calor, procurem saber a diferença entre bec chaveado e linear e vão ver o porque.[/quote:47ce5220b3]
Groepke,
Aumentar a tensão não implica na necessidade de diminuir a carga. O problema é que o piloto tem mais potência disponível e vai exigir mais do motor. Então, com mais rotação da hélice, maiores são as necessidades de torque e corrente. Muita corrente aquece o rolamento do motor, derrete o isolamento, gera curto, queima o ESC e o BEC embutido.[/quote:47ce5220b3]

Mas você acabou de descrever o motivo pelo qual se deve reduzir a carga!!?? Como eu disse, tem que diminuir a carga, para reduzir a corrente e manter dentro da potencia suportada, essa que também é uma variável, na realidade o que realmente se quer é manter o motor em uma temperatura aceitável.

Um exemplo é o 2822 que todo mundo usa 90x50 com 3s, eu simplesmente peguei o mesmo motor e coloquei 6s, reduzi a carga para 4.5x4.5 e o consumo maximo foi de 11A, resultado injetei 268W num motor de 160W sem aquecer ele.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Responder