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Por que meu motor queimou?

Enviado: Ter Ago 12, 2014 11:44 am
por ademirpinto
Pessoal,

domingo fui voar com meu asa baixa feito em EPO com 1,20m de asa, motor Rimfire .15 3536 de 1200kv, esc 70A da turnigy Thrust, bateria 4S de 2650mah e hélice 11x6 de madeira.

Depois de uns 6 minutos de voo saiu fumaça do aero e perdi a propulsão.

Queimou motor, esc e dois servos. Não sei quem queimou primeiro, mas quando peguei o aero estava tudo muito quente...kkkk

Este aero eu voava com bateria 3S e mudei para 4S com a mesma hélice, será que foi a hélice grande? Mas o motor comporta essa hélice como diz no manual.

Alguém pode me ajudar?

Grande abraço e bons voos.
Ademir - BH

Enviado: Ter Ago 12, 2014 12:23 pm
por Neoconker
No caso de upgrade de 3S para 4S, antes tinha que verificar se o motor/esc já estavam esquentando, é necessário diminuir a hélice.

Provável que o Esc 70A (recomendado 45A) com a mesma hélice e aumento da bateria forçou demais o conjunto.

Enviado: Ter Ago 12, 2014 1:33 pm
por ademirpinto
Neoconker,

não entendi porque o esc de 70A colaborou para forçar.

Abraço e obrigado pela resposta.
Ademir

Enviado: Ter Ago 12, 2014 1:36 pm
por Marco Antonio
Eu também quero saber.....

Enviado: Ter Ago 12, 2014 2:31 pm
por Oliver
Ademir,

Quem queimou primeiro foi o ESC, senão não teria queimado o motor e os servos.

99% das vezes que o motor queima, não queima o ESC.

O ideal é ter um ESC bom, de marca, qualidade, ele vai melhorar a performance do motor, ESC chines como tinha piora. Se puder ter os dois de boa procedência é o melhor dos mundos.

Provavelmente este ESC não aguentava a quantidade de servos que você estava usando em 4S. Os fabricantes de BECs lineares recomendam reduzir a corrente utilizada quando se aumenta a tensão da bateria, para reduzir o calor produzido pelo BEC. O que precisa é um ESC com BEC chaveado.

Gostou da Explicação Tio Marco?javascript:emoticon(':P')

:P :P :P

Enviado: Ter Ago 12, 2014 2:36 pm
por Marco Antonio
.. Na verdade não.

Isso não respondeu porque colocar um de 70 ao invés de um de 45 teria causado o problema.
Esse problema de ter queimado o ESC, se foi isso, poderia ter acontecido com qualquer outro.

Quero saber é: Porque colocar um de 70A quando se recomenda 45A cauda a queima do motor.

Curioso para ler a explicação.... e muito curioso!!!!!

Enviado: Ter Ago 12, 2014 2:40 pm
por Oliver
Não foi isso que eu quis responder, até porque eu não sou criativo suficiente para dar uma resposta nesta questão. Eu falei a pergunta original...

Braço :roll:

Enviado: Ter Ago 12, 2014 2:41 pm
por Marco Antonio
[quote:ac77118acf="Oliver"]Não foi isso que eu quis responder, até porque eu não sou criativo suficiente para dar uma resposta nesta questão. Eu falei a pergunta original...

Braço :roll:[/quote:ac77118acf]

Ah sim...

Mas quem sabe em breve tenhamos nossa curiosidade e criatividade revigorada.

Enviado: Ter Ago 12, 2014 3:47 pm
por Marco Antonio
Ainda não conseguiram...

Porque colocar um ESC de 70 quando pede 45 causa a queima do motor????

Vamos imaginar que o de 45 é de 45 e o de 70 é de 70.

Eu quero entender a cabeça do cidadão!!!!

Enviado: Ter Ago 12, 2014 3:58 pm
por humbertomelo
Oliver,

Se o colega estiver usando uns 20 servos ai concordo com vc... um bec de 3a de um esc ching ling aguenta tranquilamente 4 servos em 3s ou 4s... E claro um esc de boa qualidade seria o ideal...

O Esc queimou só porque usou 4s com uma hélice grande, simples assim.

E acho que o colega Neoconker, deve explicar a recomendação do ecs de 45a, muitas vezes somos mal compreendidos por um erro de interpretação do texto.