T-Rex 450 Dominator com tendência lateral.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Rafaelhk
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Ago 02, 2014 7:23 pm
Localização: Santo Antônio do Planalto - RS

T-Rex 450 Dominator com tendência lateral.

Mensagem por Rafaelhk »

Olá amigos, estou enfrentando agora um problema com meu T-Rex 450 Dominator.
Já tentei de tudo para resolver, mas na hora de decolar ele começa a levantar e ir para a lateral. Já nivelei a bailarina no modo dir do 3gx, segui todos os passos do manual. Deixei o passo inicial em -1,5 e o final com 9,8 sendo que com 70% de aceleração o passo está em 5,2.
Se alguém tiver uma idéia me ajude!
Segue o vídeo do problema.
http://youtu.be/I01syTRsYkE
Té mais!!! :D
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Mensagem por PSN77 »

Boa noite colega, não sou um expert mais estou convertendo todos os meus modelos para flybarless e coloquei o 3gx num HK 500 que eu tenho e ficou bem legal. Então ai vão algumas perguntas: você ligou ele em um lugar plano e esperou ele inicializar? Pois se ele inicializar em um terreno inclinado ele terá um registro errado. Ao fazer os ajustes no modo Dir a curva da passo deve ser linear e só deve ser mudada após a configuração completa. Na hora de nivelar a bailarina você teve que usar muito sub trim, tipo + que 40 em algum servo? Na minha opinião se o subtrim passou de 40 deve voltar e ajustar os links. E no seu video você não chega a decolar, as vezes essas tendencias se corrigem com um certa altura onde diminui o efeito solo.

Espero ter ajudado
Rafaelhk
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Ago 02, 2014 7:23 pm
Localização: Santo Antônio do Planalto - RS

Mensagem por Rafaelhk »

[quote:cb04668829="PSN77"]Boa noite colega, não sou um expert mais estou convertendo todos os meus modelos para flybarless e coloquei o 3gx num HK 500 que eu tenho e ficou bem legal. Então ai vão algumas perguntas: você ligou ele em um lugar plano e esperou ele inicializar? Pois se ele inicializar em um terreno inclinado ele terá um registro errado. Ao fazer os ajustes no modo Dir a curva da passo deve ser linear e só deve ser mudada após a configuração completa. Na hora de nivelar a bailarina você teve que usar muito sub trim, tipo + que 40 em algum servo? Na minha opinião se o subtrim passou de 40 deve voltar e ajustar os links. E no seu video você não chega a decolar, as vezes essas tendencias se corrigem com um certa altura onde diminui o efeito solo.

Espero ter ajudado[/quote:cb04668829]

Olá, eu já efetuei todas as configurações possíveis. Quando tento decolar é de um local plano. E falando dos subtrims nenhum passa de fator 15. E a curva de pit eu configurei com linear no rádio. Já substitui até a unidade 3gx mas o problema continua. E quando eu estava com a versão 4.0 do 3gx era pior, pois o heli tombava antes de decolar. Agora atualizei para a 5.0 mas ainda continua com essa tendência lateral.
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Mensagem por PSN77 »

Olá Rafael, Eu sugiro começar do zero, conferir todos os link, zerar mecanicamente todos os servos, zerar todos os trins e subtrins e começar novo programação, novo modelo no rádio. O vídeo do Alvaro Menezes no tutorial me ajudou muito. Não estou vendo a causa do seu problema. Vamos esperar a opinião dos outros colegas mais experientes.

Boa Sorte
Avatar do usuário
PSN77
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 8:48 am
Localização: Sorocaba, São Paulo

Mensagem por PSN77 »

Também usei alguns vídeos do YouTube. É só procurar por 3gx setup em particular os vídeos ( freddy can fly). São excelentes se você manjar um pouco de inglês.

Boa sorte
Rafaelhk
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Ago 02, 2014 7:23 pm
Localização: Santo Antônio do Planalto - RS

Mensagem por Rafaelhk »

[quote:6869c5e8e1="PSN77"]Também usei alguns vídeos do YouTube. É só procurar por 3gx setup em particular os vídeos ( freddy can fly). São excelentes se você manjar um pouco de inglês.

Boa sorte[/quote:6869c5e8e1]

Certo. Mas eu já fiz várias vezes o setup do 3gx e até segui o vídeo do Álvaro.
thiago_thomann
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Mar 23, 2014 9:31 pm
Localização: Limeira - SP

Mensagem por thiago_thomann »

Isso é normal! Meu Trex 500 tinha o mesmo comportamento, até eu ter coragem de subir mais ele...
Ah, e no 3gx têm um parâmetro de ajuste dessa tendência de esquiar..não me lembro o nome do parâmetro, mas é pelo pc que se faz!
Rafaelhk
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Ago 02, 2014 7:23 pm
Localização: Santo Antônio do Planalto - RS

Mensagem por Rafaelhk »

[quote:5d88478fee="thiago_thomann"]Isso é normal! Meu Trex 500 tinha o mesmo comportamento, até eu ter coragem de subir mais ele...
Ah, e no 3gx têm um parâmetro de ajuste dessa tendência de esquiar..não me lembro o nome do parâmetro, mas é pelo pc que se faz![/quote:5d88478fee]

É. Pluguei o 3gx no meu pc e fiz uns ajustes finos. E depois fui ao teste. Ainda continua com a tendência, mas bem menos.
A questão é deixar de ter medo e subir o bicho mesmo. Fiz até um teste de vôo. Segue aí o link para darem uma olhada. Não é uma bela performance, mas o espaço é muito pequeno.

http://youtu.be/FeToqKmuX1I

Obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Deixa eu tentar... ele "desliza" pra esquerda não é? Isso é normal. O rotor de cauda faz uma força pra esquerda pra compensar o torque e o heli tem de compensar isso inclinando levemente pra direita. Como no chão o heli não tem como inclinar ele desliza pra esquerda. Pra sair reto tem de levantar o esqui esquerdo primeiro,mas com fbl isso e meio chato de fazer porque a parte integral da lei de controle faz o comando corrigir em excesso se não tiver rotação e passo coletivo suficiente. Ao sair do chão tudo normaliza porque o heli pode se inclinar pra manter o equilíbrio das forcas laterais.
Responder