Navy Cat Tornado motor glow
- oswaldo pires
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Navy Cat Tornado motor glow
Pessoal pedi e ganhei um Tornado lenhado e sem as asas, portanto é um projeto a longo prazo pra tentar recuperá-lo e tenho uma dúvida no site das Asas Elétricas http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_106&products_id=4017
a) Diz que aceita motor glow plusher 120. se eu adquirir um motor glow não plusher ou seja normal, eu posso adaptar com uma hélice reversa ? ou mesmo posso mudar o sentido da rotação do mesmo (motor) ?
b) Porque não é recomendável usar motor gasolina nesse modelo? Obrigado
a) Diz que aceita motor glow plusher 120. se eu adquirir um motor glow não plusher ou seja normal, eu posso adaptar com uma hélice reversa ? ou mesmo posso mudar o sentido da rotação do mesmo (motor) ?
b) Porque não é recomendável usar motor gasolina nesse modelo? Obrigado
duro porém voando
- wallacemartins
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Re: Navy Cat Tornado motor glow
[quote:9cceb6d000="oswaldo pires"]Pessoal pedi e ganhei um Tornado lenhado e sem as asas, portanto é um projeto a longo prazo pra tentar recuperá-lo e tenho uma dúvida no site das Asas Elétricas http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_106&products_id=4017
a) Diz que aceita motor glow plusher 120. se eu adquirir um motor glow não plusher ou seja normal, eu posso adaptar com uma hélice reversa ? ou mesmo posso mudar o sentido da rotação do mesmo (motor) ?
b) Porque não é recomendável usar motor gasolina nesse modelo? Obrigado[/quote:9cceb6d000]
Oswaldo, na verdade o motor é um glow normal, só precisa colocar uma helice Plusher.
a) Diz que aceita motor glow plusher 120. se eu adquirir um motor glow não plusher ou seja normal, eu posso adaptar com uma hélice reversa ? ou mesmo posso mudar o sentido da rotação do mesmo (motor) ?
b) Porque não é recomendável usar motor gasolina nesse modelo? Obrigado[/quote:9cceb6d000]
Oswaldo, na verdade o motor é um glow normal, só precisa colocar uma helice Plusher.
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- oswaldo pires
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- Camacho
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vai no OS. já tive um... é uma máquina!!!
só vai dar trabalho pra acertar CG mas de resto só felicidade....
APESAR de dar pra colocar um gasser, eu não iria. vai de glow mesmo...mais simples, e gira mais. o gasser pra ficar bom tem que usar uma hélice super quadrada, onde o passo pode ATÉ ser maior que o diametro...
lembre-se: jato=velocidade= motor sempre berrando.... gasser=torque- que dá pra transformar esse torque em velocidade, usando a hélice certa, mas perde justamente o que o gasser oferece mais: girar hélices maiores, com mais torque no começo e meio da faixa.
enfim, MHO a respeito...
P.S sem desmerecer... mas é PUSHER(push em inglês= empurrar----tradução livre- "empurrador"). plush até onde eu sei é marca de amaciante de roupa.....8) :lol:
ABRAÇOS 8) :lol:
só vai dar trabalho pra acertar CG mas de resto só felicidade....
APESAR de dar pra colocar um gasser, eu não iria. vai de glow mesmo...mais simples, e gira mais. o gasser pra ficar bom tem que usar uma hélice super quadrada, onde o passo pode ATÉ ser maior que o diametro...
lembre-se: jato=velocidade= motor sempre berrando.... gasser=torque- que dá pra transformar esse torque em velocidade, usando a hélice certa, mas perde justamente o que o gasser oferece mais: girar hélices maiores, com mais torque no começo e meio da faixa.
enfim, MHO a respeito...
P.S sem desmerecer... mas é PUSHER(push em inglês= empurrar----tradução livre- "empurrador"). plush até onde eu sei é marca de amaciante de roupa.....8) :lol:
ABRAÇOS 8) :lol:
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
- oswaldo pires
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- Camacho
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diz uma lenda que os motores antigos cuja parte da frente do bloco do motor- onde vão os rolamentos e o virabrequim-é parafusado e desmonta-caso dos supertigre e outros, se você girar esta parte do motor 90 graus sentido horário olhando o motor de frente, portanto você fica com o carburador paralelo ao cilindro e não perpendicular- o motor funciona girando ao contrário.
[size=18:acfac16ade]QUE FIQUE BEM CLARO QUE É UMA LENDA[/size:acfac16ade] que eu ouvi a muito e muito tempo atras na pista , que eu apesar de ter um tigre véio que eu posso testar, nunca fiz, nunca testei nem tentei então não sei se procede.
estou comentando aqui a título de curiosidade....
E QUE SE algum NHÔNHO for se meter a besta de tentar, que pelo menos tenha certeza que o motor esteja bem preso numa bancada de confiança e SEMPRE use óculos, luvas e avental de proteção, pra não ter nenhuma surpresa...bom senso cuidado e canja de galinha não fazem mal pra ninguém
mas respondendo sua pergunta:
[color=red:acfac16ade]NÃO[/color:acfac16ade] um motor comum não pode girar ao contrário. o certo é você colocar uma hélice pusher num motor comum, ele girar pro lado certo( anti-horário olhando de frente pro motor) e a hélice se encarrega de fornecer o empuxo "pra tras"...
ABRAÇOS
[size=18:acfac16ade]QUE FIQUE BEM CLARO QUE É UMA LENDA[/size:acfac16ade] que eu ouvi a muito e muito tempo atras na pista , que eu apesar de ter um tigre véio que eu posso testar, nunca fiz, nunca testei nem tentei então não sei se procede.
estou comentando aqui a título de curiosidade....
E QUE SE algum NHÔNHO for se meter a besta de tentar, que pelo menos tenha certeza que o motor esteja bem preso numa bancada de confiança e SEMPRE use óculos, luvas e avental de proteção, pra não ter nenhuma surpresa...bom senso cuidado e canja de galinha não fazem mal pra ninguém
mas respondendo sua pergunta:
[color=red:acfac16ade]NÃO[/color:acfac16ade] um motor comum não pode girar ao contrário. o certo é você colocar uma hélice pusher num motor comum, ele girar pro lado certo( anti-horário olhando de frente pro motor) e a hélice se encarrega de fornecer o empuxo "pra tras"...
ABRAÇOS
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- oswaldo pires
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Obrigado Camacho pela aula, estive pensando
a) Se eu fizer a asa só de isopor e reforçar com fibra de carbono será que aguenta ? e caso eu faça o pulso jato funcionar coloco ele no lugar do motor glow outra coisa;
b) Comprei essa resina para fibra de vidro e tenho a manta de fibra usada para reformar carros e queria consertar o jato com fibra de carbono embebida na resina e com manta de vidro será que fica resistente e leve ? a ponto de suportar os esforços ? Obs as cavernas de madeira balsa estão muito quebradas e colar não me parece que resolve valeu pelas opiniões
Agradeço publicamente ao Fábio Bitu por me dar o jato
a) Se eu fizer a asa só de isopor e reforçar com fibra de carbono será que aguenta ? e caso eu faça o pulso jato funcionar coloco ele no lugar do motor glow outra coisa;
b) Comprei essa resina para fibra de vidro e tenho a manta de fibra usada para reformar carros e queria consertar o jato com fibra de carbono embebida na resina e com manta de vidro será que fica resistente e leve ? a ponto de suportar os esforços ? Obs as cavernas de madeira balsa estão muito quebradas e colar não me parece que resolve valeu pelas opiniões
Agradeço publicamente ao Fábio Bitu por me dar o jato
- Anexos
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- 151_1600.JPG (37.83 KiB) Exibido 2226 vezes
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- 151_1596.JPG (37.19 KiB) Exibido 2226 vezes
duro porém voando
- Camacho
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OSWALDO
minha opinião, sem ter colocado a mão no modelo ser ter visto pessoalmente, só olhando aqui de longe pelas fotos:
de cara, o pulso não vai levar esse jato montado, mas nem pagando....
talvez uns 3 ou 4 pulsos desse juntos, TALVES consigam levar......
EU faria as asas em isopor, chapeadas com balsa ou outra madeira e aí aplicaria uma camada FINA de manta de acabamento por cima, primer, tinta, etc...
pegue a fuselagem e vai colocando as coisa mais ou menos no lugar e vai ponteando com CA superfina. depois tem que enxertar fibra com resina por tras,bem feitinho pra não ficar um chumbo, acertar a parte de fora com massa plástica, lixar tudo, primer e tinta de novo.
as cavernas não são de balsa, devem ser de compensado de balsa(lite ply) ou compensado birch. tenta tirar sem destruir tudo, remonta fora da fuselagem e usa como molde e faz outras.
é isso....
só pra te dar uma idéia, olha esse video é um falcon(mesma nhaca) com um fan pusher da byron, um motor OS 91DF que é um cavalo e gira muito.
ABRAÇO
[yt]WHZWCA_pPTw[/yt]
esse outro é com um fan tractor dynamax(eu tenho um fan desses... P.S. não vendo não dou não troco...8) ) mesmo modelo.
[yt]KwwJrszRaWA[/yt]
minha opinião, sem ter colocado a mão no modelo ser ter visto pessoalmente, só olhando aqui de longe pelas fotos:
de cara, o pulso não vai levar esse jato montado, mas nem pagando....
talvez uns 3 ou 4 pulsos desse juntos, TALVES consigam levar......
EU faria as asas em isopor, chapeadas com balsa ou outra madeira e aí aplicaria uma camada FINA de manta de acabamento por cima, primer, tinta, etc...
pegue a fuselagem e vai colocando as coisa mais ou menos no lugar e vai ponteando com CA superfina. depois tem que enxertar fibra com resina por tras,bem feitinho pra não ficar um chumbo, acertar a parte de fora com massa plástica, lixar tudo, primer e tinta de novo.
as cavernas não são de balsa, devem ser de compensado de balsa(lite ply) ou compensado birch. tenta tirar sem destruir tudo, remonta fora da fuselagem e usa como molde e faz outras.
é isso....
só pra te dar uma idéia, olha esse video é um falcon(mesma nhaca) com um fan pusher da byron, um motor OS 91DF que é um cavalo e gira muito.
ABRAÇO
[yt]WHZWCA_pPTw[/yt]
esse outro é com um fan tractor dynamax(eu tenho um fan desses... P.S. não vendo não dou não troco...8) ) mesmo modelo.
[yt]KwwJrszRaWA[/yt]
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
- Wesley_Sniper
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Grande Oswaldo!
Então cara, estou com planos de montar um bob cat em isopor cortado em cnc e chapeado em balsa como o Camacho lhe indicou para fazer as asas, pretendo fazer elétrico mas no seu caso também seria possível se reforçar melhor.
Eu acho que fica mais barato, menos trabalhoso e com maiores chances de sucesso no projeto, mas o projeto é seu e quem sabe oque quer é você....
Então cara, estou com planos de montar um bob cat em isopor cortado em cnc e chapeado em balsa como o Camacho lhe indicou para fazer as asas, pretendo fazer elétrico mas no seu caso também seria possível se reforçar melhor.
Eu acho que fica mais barato, menos trabalhoso e com maiores chances de sucesso no projeto, mas o projeto é seu e quem sabe oque quer é você....
- oswaldo pires
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Grande Wesley, então eu já tenho um Bob Cat de isopor de +/-1,30m de envergadura que era para ser elétrico mas eu queria voar com pulso jato, contudo para mim o grande (barato) do hobby e ver e conhecer coisas novas apesar de serem bem velhas rss a adrenalina que um aero grande oferece e se a construção feita ira aguentar e conseguir fazer um bom resultado e algo pra eu muito gratificante, mas com certeza você tem toda razão e pura dor de cabeça e uma grana que com certeza pode dar em nada valeu
Camacho eu tenho 2 pulsos um de 3 e outro 1,5kgf que para trabalharem juntos teria que anular o efeito do momento gerado pela diferença de empuxo de ambos ou seja o de 3kgf ficaria 0,5m do eixo longitudinal do aero e o de 1,5Kgf ficaria a 1 metro só que teria no total um empuxo de 4,5Kgf só que reconheço que fazer os 2 trabalharem juntos é um parto, por isso mesmo comprei o OS 1,60 FX caso não consiga funcionar os pulsos de maneira satisfatória uso o motor glow p/ testar os reforços e conhecer o comportamento do Navycat no ar e tem motor de sobra, ,
Valeu mais uma vez pela aula grátis e também pelos videos que verei em outro pc que neste aqui sem chance fotos:
Camacho eu tenho 2 pulsos um de 3 e outro 1,5kgf que para trabalharem juntos teria que anular o efeito do momento gerado pela diferença de empuxo de ambos ou seja o de 3kgf ficaria 0,5m do eixo longitudinal do aero e o de 1,5Kgf ficaria a 1 metro só que teria no total um empuxo de 4,5Kgf só que reconheço que fazer os 2 trabalharem juntos é um parto, por isso mesmo comprei o OS 1,60 FX caso não consiga funcionar os pulsos de maneira satisfatória uso o motor glow p/ testar os reforços e conhecer o comportamento do Navycat no ar e tem motor de sobra, ,
Valeu mais uma vez pela aula grátis e também pelos videos que verei em outro pc que neste aqui sem chance fotos:
- Anexos
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- 151_1603.JPG (36.91 KiB) Exibido 2106 vezes
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- 151_1604.JPG (38.34 KiB) Exibido 2106 vezes
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- 151_1605.JPG (38.8 KiB) Exibido 2106 vezes
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- 151_1606.JPG (38.05 KiB) Exibido 2106 vezes
duro porém voando