Micro EDF 35mm: da teoria à prática
Re: Otimizando o motor...
[quote:5b8bbd2e87="Junior"]Se você olhar os motores chingling, pode se assustar com o que vai encontrar...
Geralmente, um fabricante usina as peças, outro monta, um terceiro enrola, um quarto compra e coloca a etiqueta da marca.
Tem motor bem usinado e com imãs de boa qualidade, mas peca por causa da colagem dos imãs, ou pelo enrolamento feito "nas coxa".[/quote:5b8bbd2e87]
Abri 3 motores já, estou no trabalho depois posto as fotos, é... tem alguns com espaçamento bem irregular. :cry:
Geralmente, um fabricante usina as peças, outro monta, um terceiro enrola, um quarto compra e coloca a etiqueta da marca.
Tem motor bem usinado e com imãs de boa qualidade, mas peca por causa da colagem dos imãs, ou pelo enrolamento feito "nas coxa".[/quote:5b8bbd2e87]
Abri 3 motores já, estou no trabalho depois posto as fotos, é... tem alguns com espaçamento bem irregular. :cry:
Distribuição dis imãs...
@Krizar
Boa sorte no teu novo projeto!
@Neoconker
Isto só vem confirmar a falha no controle de qualidade de motores baratos produzidos de "baciada".rsrs
Se o motor for de baixo kV, fique tranquilo que o controle eletrônico consegue lidar com esse desalinhamento de imãs.
O problema mais sério é nos motores de alta rotação que estão trabalhando no limite de chaveamento do ESC.
Esse desalinhamento pode resultar em geração de mais calor, além do já normalmente produzido.
Boa sorte no teu novo projeto!
@Neoconker
Isto só vem confirmar a falha no controle de qualidade de motores baratos produzidos de "baciada".rsrs
Se o motor for de baixo kV, fique tranquilo que o controle eletrônico consegue lidar com esse desalinhamento de imãs.
O problema mais sério é nos motores de alta rotação que estão trabalhando no limite de chaveamento do ESC.
Esse desalinhamento pode resultar em geração de mais calor, além do já normalmente produzido.
Junior
Problemas com o esc
Antes de prosseguir com o tópico, preciso deixar registrado aqui uma observação.
Este fim de semana, dei cointinuidade nas modificações e colhi mais fotos e material para continuar o tópico.
Estava desconfiado do motor, que, depois da redução de 12 para 8 imãs, ficou com uma cobertura de imãs de apenas 50% da circunferencia do bell, quando o ideal seria de 70 a 85%.
Pois então, resolvi enrolar o motor e testar com o ESC de 10A que comprei para usar nesta edf.
E o pior é que o ESC não conseguiu lidar com a baixa cobertura de imãs e cortou quando tentei atingir máxima aceleração.
Só roda em baixa-média rotação a ainda esquenta bastante :(
Como não quero trocar de ESC, vou refazer a colagem com 10 imãs para tentar resolver o problema.
Se a rotação ficar abaixo de 50.000rpm, vou compensar a perda de rotação diminuindo o diâmetro do cone de saída (exaustão) para aumentar a velocidade do fluxo de saída (efflux).
Este fim de semana, dei cointinuidade nas modificações e colhi mais fotos e material para continuar o tópico.
Estava desconfiado do motor, que, depois da redução de 12 para 8 imãs, ficou com uma cobertura de imãs de apenas 50% da circunferencia do bell, quando o ideal seria de 70 a 85%.
Pois então, resolvi enrolar o motor e testar com o ESC de 10A que comprei para usar nesta edf.
E o pior é que o ESC não conseguiu lidar com a baixa cobertura de imãs e cortou quando tentei atingir máxima aceleração.
Só roda em baixa-média rotação a ainda esquenta bastante :(
Como não quero trocar de ESC, vou refazer a colagem com 10 imãs para tentar resolver o problema.
Se a rotação ficar abaixo de 50.000rpm, vou compensar a perda de rotação diminuindo o diâmetro do cone de saída (exaustão) para aumentar a velocidade do fluxo de saída (efflux).
Junior
[quote:cb9d3bea54="GRANATO"]Por que não os 12 imãs rearranjados em NN SS NN SS NN SS ?
É chatinho de colar por causa do efeito de repulsão, mas.... cobertura e 9 pólos x 6 mags é excelente para a velocidade que precisa.[/quote:cb9d3bea54]
Pois é, Granato. Essa foi a primeira opção que me veio à cabeça quando desmontei o motor.
Mas depois de fazer os cálculos para a rotação pretendida, percebi que teria que colocar 8 voltas de fio por espira.
esses motores são muito pequenos, menores até que os antigos motores de cd-rom.
Só poderia colocar 8 voltas de fio 28AWG.
Paralelamente a esse projeto, aproveitei e montei uma edf de 35mm "light" (10g) com um Turnigy 1400 reenrolado para 2S e o rotor de 3 pás da edf original para um micro Mig 15.
as fotos estão abaixo.
O danado do motor tinha 16 imãs e foi fácil colar em 8 pares NN SS.
Achei que o motorzinho de 6 gramas não ia dar conta do recado.
Mas, para minha surpresa , ele trabalha mais frio nessa configuração 9N8P por causa do alto fator de enrolamento.
Para você ter uma idéia, essa edf "light" aguenta 42W contínuos a quase 60Krpm.
São 7W por grama de motor. :shock:
Eu nunca tinha colocado tanta potencia num outrunner.
Então pensei em repetir a mesma receita no irmão maior 18-11 com 6 voltas de 26AWG, só que a cobertura magnética de 50% deixou o ESC confuso! rsrs
Ainda não desisti!
Se o ESC funcionar com 10 imãs (63% de cobertura), posso baixar de 6 voltas de 26AWG para 5 voltas com fio 24AWG. Mais torque e menor resistencia com um fator de enrolamento igual ao de 8 imãs!
Se não der certo, pode ter certeza que usarei a configuração de 6 imãs duplos.
Vamos ver no que dá!
(P.S.: quando é que eu vou aprender a escrever mensagens menores??? :lol: :lol: )
É chatinho de colar por causa do efeito de repulsão, mas.... cobertura e 9 pólos x 6 mags é excelente para a velocidade que precisa.[/quote:cb9d3bea54]
Pois é, Granato. Essa foi a primeira opção que me veio à cabeça quando desmontei o motor.
Mas depois de fazer os cálculos para a rotação pretendida, percebi que teria que colocar 8 voltas de fio por espira.
esses motores são muito pequenos, menores até que os antigos motores de cd-rom.
Só poderia colocar 8 voltas de fio 28AWG.
Paralelamente a esse projeto, aproveitei e montei uma edf de 35mm "light" (10g) com um Turnigy 1400 reenrolado para 2S e o rotor de 3 pás da edf original para um micro Mig 15.
as fotos estão abaixo.
O danado do motor tinha 16 imãs e foi fácil colar em 8 pares NN SS.
Achei que o motorzinho de 6 gramas não ia dar conta do recado.
Mas, para minha surpresa , ele trabalha mais frio nessa configuração 9N8P por causa do alto fator de enrolamento.
Para você ter uma idéia, essa edf "light" aguenta 42W contínuos a quase 60Krpm.
São 7W por grama de motor. :shock:
Eu nunca tinha colocado tanta potencia num outrunner.
Então pensei em repetir a mesma receita no irmão maior 18-11 com 6 voltas de 26AWG, só que a cobertura magnética de 50% deixou o ESC confuso! rsrs
Ainda não desisti!
Se o ESC funcionar com 10 imãs (63% de cobertura), posso baixar de 6 voltas de 26AWG para 5 voltas com fio 24AWG. Mais torque e menor resistencia com um fator de enrolamento igual ao de 8 imãs!
Se não der certo, pode ter certeza que usarei a configuração de 6 imãs duplos.
Vamos ver no que dá!
(P.S.: quando é que eu vou aprender a escrever mensagens menores??? :lol: :lol: )
- Anexos
-
- rotor de 3 pás e detalhe do imã duplo.
- IMG879.jpg (23.69 KiB) Exibido 5420 vezes
-
- Turnigy 1400 e edf de 10 gramas.
- IMG878.jpg (22.1 KiB) Exibido 5420 vezes
Junior
10 imãs no bell também não funcionou...
Voltando ao tópico...
Testei o outrunner 18-11 com 10 imãs, mas continua "engasgando"antes de chegar a 100% da aceleração.
Parece que o problema está relacionado com o imã.
Apesar da boa qualidade, a espessura de 0,65mm e largura de 3mm não produz um fluxo magnético amplo.
Com um preeenchimento de 65% com os 10 imãs, deve gerar um espaço neutro entre eles o suficiente para atrapalhar o sincronismo desse esc de 10A da Hobbyking.
Como a proposta é aproveitar as partes que já possuo sem partir para a troca de imãs ou do esc, vou tentar a configuração de 6 pólos com imãs duplos no esquema NN SS NN SS NN SS que o amigo Granato sugeriu.
Esse esquema vai manter a cobertura de imãs nos originais 75%, além de reforçar o fluxo magnético de cada polo com os imãs duplos.
Vai melhorar também o sincronismo do esc.
O fator de enrolamento vai cair de 94% para 86%, mas espero que o motor dessa vez funcione como esperado.
Pra não perder mais tempo (coisa preciosa pra mim nos últimos dias), estou modificando o segundo motor que possuo.
Aproveito e posto fotos da técnica de espaçamento e colagem dos imãs.
Testei o outrunner 18-11 com 10 imãs, mas continua "engasgando"antes de chegar a 100% da aceleração.
Parece que o problema está relacionado com o imã.
Apesar da boa qualidade, a espessura de 0,65mm e largura de 3mm não produz um fluxo magnético amplo.
Com um preeenchimento de 65% com os 10 imãs, deve gerar um espaço neutro entre eles o suficiente para atrapalhar o sincronismo desse esc de 10A da Hobbyking.
Como a proposta é aproveitar as partes que já possuo sem partir para a troca de imãs ou do esc, vou tentar a configuração de 6 pólos com imãs duplos no esquema NN SS NN SS NN SS que o amigo Granato sugeriu.
Esse esquema vai manter a cobertura de imãs nos originais 75%, além de reforçar o fluxo magnético de cada polo com os imãs duplos.
Vai melhorar também o sincronismo do esc.
O fator de enrolamento vai cair de 94% para 86%, mas espero que o motor dessa vez funcione como esperado.
Pra não perder mais tempo (coisa preciosa pra mim nos últimos dias), estou modificando o segundo motor que possuo.
Aproveito e posto fotos da técnica de espaçamento e colagem dos imãs.
Junior
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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- azulao
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Amigos, boa noite.
Já que o tópico fala de edf 35mm, vai uma daquelas perguntas esdrúxulas que sei que o Marco Antonio vai xingar, rsrs.
Estou pensando em utilizar uma edf 35mm com um cigarro eletrônico para fazer "bomba de fumaça" em um aero elétrico de 1,20 de envergadura.
a idéia é usar o empuxo para "soprar" a fumaça com o tal cigarro invertido. Acham que dá certo? ou fiquei doido?
Já que o tópico fala de edf 35mm, vai uma daquelas perguntas esdrúxulas que sei que o Marco Antonio vai xingar, rsrs.
Estou pensando em utilizar uma edf 35mm com um cigarro eletrônico para fazer "bomba de fumaça" em um aero elétrico de 1,20 de envergadura.
a idéia é usar o empuxo para "soprar" a fumaça com o tal cigarro invertido. Acham que dá certo? ou fiquei doido?
- Marco Antonio
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
[quote:52ce213ebe="azulao"]Amigos, boa noite.
Já que o tópico fala de edf 35mm, vai uma daquelas perguntas esdrúxulas que sei que o Marco Antonio vai xingar, rsrs.
Estou pensando em utilizar uma edf 35mm com um cigarro eletrônico para fazer "bomba de fumaça" em um aero elétrico de 1,20 de envergadura.
a idéia é usar o empuxo para "soprar" a fumaça com o tal cigarro invertido. Acham que dá certo? ou fiquei doido?[/quote:52ce213ebe]
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Já que o tópico fala de edf 35mm, vai uma daquelas perguntas esdrúxulas que sei que o Marco Antonio vai xingar, rsrs.
Estou pensando em utilizar uma edf 35mm com um cigarro eletrônico para fazer "bomba de fumaça" em um aero elétrico de 1,20 de envergadura.
a idéia é usar o empuxo para "soprar" a fumaça com o tal cigarro invertido. Acham que dá certo? ou fiquei doido?[/quote:52ce213ebe]
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Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- marcos soares
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