Ajuste de passo TREX450 Plus Flybar

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Ajuste de passo TREX450 Plus Flybar

Mensagem por Aledomper »

Olá galera!

Bom, sou iniciante de tudo, já devorei esse fórum, mas continuo com dúvidas para ajustar o passo dele.

Equipamento TREX450 Plus RTF Flybar com rádio Align T6 (Futaba T6J certo?) Tudo original. Já desmontei conferi parafusos e tudo o que é indicado aqui no fórum.

Comprei o Pitch Gauge para verificar o alinhamento das pás e está muito diferente de tudo o que é falado aqui no fórum. Está da seguinte maneira:

- Curva de aceleração
1 - 0
2 - 50
3 - 70
4 - 85
5 - 100

- Pitch no rádio
1 - 44%
2 - 55%
3 - 70%
4 - 80%
5 - 100%

- Ângulos das pás
Stick 0% (-5º)
Stick 50% 0º
Stick 100% +5º

Bom, resultado disso é que não estou conseguindo voar com ele direito, a bateria dura muito pouco e o conjunto BEC + Bateria estão esquentando muito.

Estou configurando o rádio em modo normal, para aprender hoverar. As chaves do superiores do rádio (Idle Up e Throttle hold) estão na mesma posição, apontando para ¨fora¨do rádio e as chaves (Gyro e Dual Rate) estão apontando para cima.

O que eu devo fazer para configurar o passo de modo que fique algo em torno de -3º +11º. O ajuste deve ser mecânico levanto em consideração que stick em 100%, curva de pitch no rádio em 100% o máximo de ângulo que consegui foi 5º?

Muito obrigado a todos, mas estou perdido, mesmo lendo esse fórum de cabo a rabo e usando o campo de busca como um louco...

Valeu!
Hangar vazio
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Tenho que alterar o tamanho dos links dos servos???
Avatar do usuário
tavares
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 8:05 pm
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por tavares »

Prezado amigo.

Possivelmente teu problema está no ajuste swashplate, pitch.
Veja maiores detalhes na página 61 do manual do teu tx.

http://manuals.hobbico.com/fut/6j-manual.pdf

Não esqueça de retirar dois fios do motor para evitar acidentes.
Cuidado com o pos...te da biruta.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Obrigado tavares!

Acho que a partir daí eu consigo ajustar. O swashplate estava em 50% na função pitch. Aumentei para 80% para testar. Os outros dois canais que aparecem A e E estavam em 80% e não mexi neles, e consegui chegar na seguinte curva:

Stick 0% (-4º)
Stick 50% +5º
Stick 100% +12º

Creio que agora é só ajustar pelo radio o % de pitch por cada ponto ponto certo???
Avatar do usuário
tavares
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 8:05 pm
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por tavares »

Aham.
Cuidado com o pos...te da biruta.
Lcm
membro
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Boa noite a todos, Aledomper, eu também tenho um trex 450 plus só que o meu é flybarless, e estou com problema de calda abanando, mas é o seguinte eu tenho uma cópia do manual do rádio T6 futaba em portugues, se quiser te mando por e-mail....belza.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1004
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Qual problema na caLda que vc teve?
Cuidado para não deixar o fogo alto e não colocar muito açucar!
Se fizer isso a caLda vai engrossar daí já era...


[quote:7c105866d6="Lcm"]Boa noite a todos, Aledomper, eu também tenho um trex 450 plus só que o meu é flybarless, e estou com problema de calda abanando, mas é o seguinte eu tenho uma cópia do manual do rádio T6 futaba em portugues, se quiser te mando por e-mail....belza.[/quote:7c105866d6]
Lcm
membro
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

é o seguinte, meu amigo,(o Pascoale Cipro teria um infarto,) A calda já engrossou (nesse caso com L pois se trata de solução em todos os sentidos), não sei se dou risada ou choro..... vc entende de 3GX Mr,(ou mais de língua portuguesa) digo regulagem física (aquela caixinha preta)....eu coloquei pouco açUcar, digo açúcar........ e ficou amarga....
não há meio de tirar um tal de wag.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Obrigado LCM, mas eu já tenho esse manual em português, consegui no site da Aeromodelli.

Agora, depois do ajuste, me surgiu outra dúvida/problema. O Eixo principal está com folga horizontal, quando o stick vai para 100% tudo sobe junto, coisa de no máximo 2mm. Isso é normal ou devo zerar essa folga?

Caso seja necessário zerar essa folga, como proceder?

Obrigado!
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Caro Aledomper, algumas considerações
Ajuste os valores da sua curva de aceleração para ter uma transição mais suave entre os pontos da curva durante o hover.
ESC, motor e bateria esquentando demais é sinal que o sistema está sendo forçado além do indicado. Verifique se o pinhão do motor não está mal ajustado na engrenagem principal.
80% no swashmix é um valor alto e vai deixar seu helimodelo uma fera, mais apropriado para pilotos mais experientes. Uma bailarina bem ajustada mecanicamente e uns 65% de swashmix funciona perfeitamente.
Folga vertical (eixo que sobre e desce) não é o correto. Instale arruelas entre o eixo e o rolamento para eliminar essa folga.
Responder