Regulador de Tensão para fonte PC

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Euripedes
membro
Mensagens: 596
Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:46 pm
Localização: Campinas SP

Regulador de Tensão para fonte PC

Mensagem por Euripedes »

Estou iniciando no mundo da eletrônica e pretendo montar uma fonte de alimentação a partir de uma fonte de PC conforme tutorial do e-voo.

Porém, como digo para minha esposa, sou pobre, mas sou enjoado, por isso gostaria de fazer a fonte com tensão ajustável e colocar um voltimetro digital.

Gostaria de saber com os experts em eletrônica se posso colocar o seguinte circuito (dentro do quadrado vermelho) após a tensão de saída da fonte:
Anexos
Fonte.jpg
Fonte.jpg (26.04 KiB) Exibido 1587 vezes
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Sim, pode... Contudo esses transistores irão esquentar bastante, pois é um regulador de tensão linear. Isso significa que a energia não aproveitada no processo de queda de tensão é transformada em calor, e quanto maior a corrente consumida, mais os transistores de potência esquentarão.

Se não se importar com isso, e montar um cooler legal no dissipador, poderá usar esse circuito sim, afinal circuitos lineares foram utilizados por décadas e já provaram que funcionam bem. Só não são eficientes como os circuitos chaveados mais modernos.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3312
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Com essa saída regulavel você pode esperar menos de 12 volts na saída.

O desenho mostra de 1,2 á 20 volts devido á entrada da etapa de regulação .


Não há necessidade de tudo isso para regular uma saída.



Se quiser dar uma olhada...

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=146360
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Na realidade, a tensão máxima com esse circuito estará praticamente igual à tensão de entrada, devido ao uso de transístores PNP, que possibilita que esse circuito seja considerado "low dropout". Se ele entrar com 12V no circuito, a saída irá de 1.2v até praticamente 12V mesmo (no máximo alguns décimos de volt a menos).
Avatar do usuário
Euripedes
membro
Mensagens: 596
Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por Euripedes »

Obrigado Piradrone

Condor 2, eu já havia encontrado seu post no google e achei interessante, mas estou bastante cru ainda na eletrônica, estou pegando alguns projetos de revistas e colocando no Proteus, mas ainda não sei fazer uma placa.

Minha ideia é ter uma fonte de alimentação o mais rápido possível para simular alguns projetos no protoboard e tentar realiza-los na prática (montando numa placa).

Gostaria de montar tudo do zero, mas quando estou em casa, meu nome muda para Jac, minha esposa fica: Jac que você esta aqui..... O tempo esta dificil.

Estava lendo sobre estes reguladores LM... e precisam ter uma tensão de entrada mínima, então conforme mencionado pelo Piradrone, o transistor fez esta função, certo?

Vou comprar as peças esta semana e depois de montado, posto o resultado.

Obrigado
Responder