Melhor tecnologia de Transmissão da Atualidade

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Bivo
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Melhor tecnologia de Transmissão da Atualidade

Mensagem por Bivo »

Bom pessoal.

Gostaria da colaboração dos colegas do forum para opinarem com respeito a melhor tecnologia de transmissão presente nos rádios da atualidade.

Fala-se muito a respeito da ACCST ( Advanced Continuous Channel Shifting Technology ) da FrSky.

Tecnologias conceituadas como FASST ( Futaba Advanced Spread Spectrum Technology )

Tecnologia mais recente da JR como DMSS ( Dual Modulation Spread Spectrum ) dentre outras que talvez eu não me recordo.

Qual a opinião dos Srs a respeito desse tema?
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donato.jun
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Mensagem por donato.jun »

Caso alguém queira saber como funciona a maior parte desses protocolos, o repositório do PhractureBlue Deviation tem a descrição de como é feio a comunicação e bind, fora a telemetria.

[url]https://bitbucket.org/PhracturedBlue/deviation/src/92e1705cf895b415ab16f6e1d7df93ee11d55afe/doc/?at=default[/url]

Dê uma lida e tirem as suas concluções :D
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

A maioria das modulações utilizadas atualmente (Futaba FASST, Futaba FHSS, JR DMSS, FrSky ACCTST, Hitec AFHSS, Graupner HOTT, Spektrum DSMX, Airtronics FHSS-*, etc. utilizam troca de frequência a cada poucos milisegundos e componentes de boa qualidade, o que evita os problemas de escolher frequências fixas como era DSM2 e outros DSSS.

O que varia entre eles são os componentes utilizados, antenas, controle de qualidade, e principalmente o protocolo interno de transmissão.

Basicamente qualquer coisa atende, variando somente detalhes de implementação, vou só citar alguns que podem ajudar na escolha:

1) Futaba FASST: os componentes são bons, mas são mais antigos e caros, o que dificultava ter muitos receptores diferentes até a FrSky lançar compatíveis decentes;

2) Futaba FHSS: não gosto da antena dipolo embutida na alça de alguns modelos, apesar de prática e funcional não é a posição ideal para antenas, os que têm antena externa normal não tenho nada contra;

3) Airtronics: por algum motivo, provavelmente por usar pacotes de dados pequenos, a linha FHSS-2 (até 8 canais, sem telemetria) aguenta interferência de CDI melhor que a maioria dos receptores;

4) FrSky ACCST: é um dos mais baratos com telemetria, e inclui telemetria de RSSI e um providencial alarme que indica quando há muita perda de pacote no receptor, que considero muito útil quando algum fator externo cria risco para o modelo;

5) FlySky: apesar de funcionar bem tem um controle de qualidade ruim, basicamente a responsabilidade do piloto de fazer teste de alcance existe em qualquer sistema de rádio, mas a probabilidade de encontrar problema é maior neste. Apesar disto ainda tenho algumas aplicações rodando com FlySky, o principal motivo eram os receptores de 6 a 9 dólares. Pelo preço dava para comprar uma dúzia e descartar um ou dois que eventualmente dessem problema no teste de alcance.
Bivo
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Mensagem por Bivo »

Algum comentário sobre o DMSS?
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Raketrinike
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Mensagem por Raketrinike »

e sobre o Hott alex?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Nunca testei o DMSS, mas não creio que a JR daria outro tiro no pé como o do DSM, a engenharia deles deve ter trabalhado direitinho.

Testei o Graupner MX20 ( review http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135442 ), o sistema se mostrou muito confiável com nível de sinal excelente mesmo a grande distância (tem telemetria de RSSI), até aí empata com meus testes de FrSky.

Os maiores destaques da Graupner, porém, foram de acabamento, telemetria, receptor e interface de usuário.

Apesar do LCD do MX20 não ser muito grande, eles conseguiram uma interface muito intuitiva e mostram bastante coisa na tela sem perder clareza.

Os sensores da telemetria são sensacionais. Agora a FrSky também tem sensores que funcionam sozinhos mas na época não tinha. Os dados mais úteis (bateria do receptor e sinal) já são medidos sem nada a mais. O GPS+Vario é sensacional, além do variômetro facilitar muito para pegar térmicas o GPS é muito legal para ver velocidade, distância, altitude, etc. No teste consegui pegar térmica com um Treinador de 1,6m de envergadura, nem era a intenção mas desliguei o motor para testar o sistema e após algumas voltas percebi que estava subindo, fiquei rodando na térmica ganhando altura um tempão.

O próprio receptor também é excelente, do tamanho de um receptor de 8 canais 2,4GHz típico, o que testei tinha 12 canais e entrada para telemetria.
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