OS AX 55

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Igor, você não seguiu o amaciamento como deveria e isso prejudica sim o motor, mas espero que o seu ainda não tenha tido problema, seja só regulagem mesmo.
No manual dele fala tudo sobre a regulagem e os ajustes finos são feitos pelo gosto e região de cada um.
É correto levantar o [b:8a8e6c6f31]nariz[/b:8a8e6c6f31] do aeromodelo e a aceleração aumentar, pois é falta de combustível sim e todo motor faz isso a não ser que tenha bomba de combustível.
Estaria magro demais se apagasse ao levantar o [b:8a8e6c6f31]nariz[/b:8a8e6c6f31] do aeromodelo e ele não está apagando, mas motor em fase de amaciamento não pode funcionar afinado demais se não, babaus camisa e pistão ligeirinho.
Um motor corretamente amaciado, gasta muito mais do que apenas um tanque para chegar aos ajustes bons e um motor gordinho irá durar muito mais do que um motor afinado demais.
Leva um tempinho até você pegar o jeito e se está demorando, não se preocupe, é assim mesmo até você aprender todas as manhas de um motor, nãos e regula em dois ou três clicks, temos que ir aos poucos de click em click até acertarmos tudo.
Tanque sempre na linha do carburador, nunca abaixo e nunca acima, pois abaixo pode faltar combustível e acima pode afogar o motor.
Tanque na linha do carburador significa que a linha central do tanque tem que ficar com a linha central da entrada de combustível no carburador.
Alguns milímetros acima ou abaixo não farão tanta diferença, mas essa é a ideia de tanque na altura do carburador.


PS: Não é [b:8a8e6c6f31]cow[/b:8a8e6c6f31], é [b:8a8e6c6f31]cowl[/b:8a8e6c6f31], pois cow é vaca em inglês e aeromodelo nenhum tem vaca a não ser que seja uma de plástico dentro dele.

PS2: Editado para corrigir erro de escrita.
Onde estava c[b:8a8e6c6f31]cowl[/b:8a8e6c6f31], é [b:8a8e6c6f31]cowl[/b:8a8e6c6f31]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
igor.boni
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:46 pm
Localização: Santo André, SP

Mensagem por igor.boni »

[quote:4101685036="LaercioLMB"]Igor, você não seguiu o amaciamento como deveria e isso prejudica sim o motor, mas espero que o seu ainda não tenha tido problema, seja só regulagem mesmo.
No manual dele fala tudo sobre a regulagem e os ajustes finos são feitos pelo gosto e região de cada um.
É correto levantar o [b:4101685036]nariz[/b:4101685036] do aeromodelo e a aceleração aumentar, pois é falta de combustível sim e todo motor faz isso a não ser que tenha bomba de combustível.
Estaria magro demais se apagasse ao levantar o [b:4101685036]nariz[/b:4101685036] do aeromodelo e ele não está apagando, mas motor em fase de amaciamento não pode funcionar afinado demais se não, babaus camisa e pistão ligeirinho.
Um motor corretamente amaciado, gasta muito mais do que apenas um tanque para chegar aos ajustes bons e um motor gordinho irá durar muito mais do que um motor afinado demais.
Leva um tempinho até você pegar o jeito e se está demorando, não se preocupe, é assim mesmo até você aprender todas as manhas de um motor, nãos e regula em dois ou três clicks, temos que ir aos poucos de click em click até acertarmos tudo.
Tanque sempre na linha do carburador, nunca abaixo e nunca acima, pois abaixo pode faltar combustível e acima pode afogar o motor.
Tanque na linha do carburador significa que a linha central do tanque tem que ficar com a linha central da entrada de combustível no carburador.
Alguns milímetros acima ou abaixo não farão tanta diferença, mas essa é a ideia de tanque na altura do carburador.


PS: Não é [b:4101685036]cow[/b:4101685036], é c[b:4101685036]cowl[/b:4101685036], pois cow é vaca em inglês e aeromodelo nenhum tem vaca a não ser que seja uma de plástico dentro dele.[/quote:4101685036]

Laercio,

Obrigado pelas dicas, como disse estou iniciando com glow e essa experiencia para os próximos motores com certeza vai contar muito.

O tanque com certeza está nessa linha, vou novamente tentar regular e espero da próxma vez acertar e conseguir bons voos.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Igor, você tem tudo para resolver esse problema fácil. O motor é novo, coloque uma vela OS e combustível industrial e comece a ter certeza que o problema não está por ai. Se tratando de um 55 acho que sua hélice está pequena. Amaciamento é sempre de acordo com o manual, SEMPRE! Afaste-se de quem te diga o contrário.

Mas quanto ao apagão descrito por ti, é um típico comportamento de mistura pobre, ou seja, você acelerou de tudo e entrou mais ar do que combustível.

É de costume fazer ajuste fino nas agulhas ao passo de 1/8 de volta na agulha de baixa e 1/4 de volta na de alta, quando o motor começar a responder bem ai você parte para um ajuste mais refinado se precisar.

Abraço.
Avatar do usuário
igor.boni
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 4:46 pm
Localização: Santo André, SP

Mensagem por igor.boni »

[quote:4c33160f93="rafael_reali"]Igor, você tem tudo para resolver esse problema fácil. O motor é novo, coloque uma vela OS e combustível industrial e comece a ter certeza que o problema não está por ai. Se tratando de um 55 acho que sua hélice está pequena. Amaciamento é sempre de acordo com o manual, SEMPRE! Afaste-se de quem te diga o contrário.

Mas quanto ao apagão descrito por ti, é um típico comportamento de mistura pobre, ou seja, você acelerou de tudo e entrou mais ar do que combustível.

É de costume fazer ajuste fino nas agulhas ao passo de 1/8 de volta na agulha de baixa e 1/4 de volta na de alta, quando o motor começar a responder bem ai você parte para um ajuste mais refinado se precisar.

Abraço.[/quote:4c33160f93]

Rafael, mais uma vez obrigado, sou da mesma opinião que esteja facil de resolver, porém "trabalhoso"...rsrs o importante é não desistir umahora vai...rs

Quando vc diz combustivel industrial, qual seria?

Aliás, a todos muuuiiitissimo obrigado, pois com essa conversa aqui estou aprendendo muito do tema.
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por zocra »

eu pegava todas essas dicas do evoo imprimia e levava pro campo pra testar hehe era o único que chegava no campo com passo a passo impresso.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

Digo para não usar caseirol, por hora, para ter certeza de que não está usando combustível estragado ou mal misturado... somente para testes. Quando seu motor firmar com combustível comprado em loja, ai sim você usa caseirol e faz ajustes finos para usar deste combustível.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Motor amaciado com nitro, dificilmente funcionará bem com combustível sem nitro, por isso muita gente reclama de combustível sem nitro.
Os motores que tenho aqui, tanto de aero como de nauti, nunca usei nitro neles e tenho um ENYA SS40 aqui que nunca foi trocado camisa e pistão.
Sei que mtores com nitro não funcionam bem sem nitro, pois os de nauti que tenho aqui, dois thundertiger pro 21, um deles eu comprei usado e era usado nitro nele, nunca consegui fazer ele funcionar bem sem nitro, mas bastou eu trocar camisa e pistão e pimba, motor funcionando direitinho sem nitro.
Eu só vejo vantagem em combustível com nitro em competições, fora isso, não acho viável condenar o motor com nitro, pois o nitro refrigera a camisa do mo9tor mais do que o pistão e o pistão acaba dilatando mais do que a camisa e ocorre um desgaste maior de camisa e pistão, tanto é que é muito difícil de ver um motor que funcione só a nitro durar muito tempos em trocar camisa e pistão.
Lógico que o tempo depende de quanto tempo se voa por fim de semana, mas vai de cada um.
Eu prefiro sem nitro e até pouco tempo, nitro era um luxo que poucos podiam pagar e todos que usavam sem nitro, voavam muito bem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
wcamargoju
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Set 09, 2014 1:29 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por wcamargoju »

eu tenho um alpha 40 da hangar 9 com motor evolution 46, tive bastante trabalho pra amaciar este motor e dar regulagem correta, no final descobri que o problema era o combustivel, eu usava o omega com 10% de nitro, passei a utilizar o omega com 15% de nitro, a vela uso a OS 8 com helice 11X6 da master nunca mais tive problema, derepente vale a pena experimentar outro combustivel apesar do omega ser muito bom.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:6786de51b6="LaercioLMB"]...[b:6786de51b6]Motor amaciado com nitro, dificilmente funcionará bem com combustível sem nitro...

...b]Eu só vejo vantagem em combustível com nitro em competições[/b:6786de51b6], fora isso, não acho viável condenar o motor com nitro, pois [b:6786de51b6]o nitro refrigera a camisa do motor mais do que o pistão e o pistão acaba dilatando mais do que a camisa e ocorre um desgaste maior de camisa e pistão, tanto é que é muito difícil de ver um motor que funcione só a nitro durar muito tempos em trocar camisa e pistão.[/b:6786de51b6]... [/quote:6786de51b6]

O David Gierke, antigo colunidta da Model Airplane News e autor de um livro ( http://www.amazon.com/2-Stroke-Engines-Aircraft-David-Gierke/dp/0911295305/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1421328216&sr=1-1&keywords=rc+model+glow+engines ) diz exatamente o contrário. Segundo ele, em princípio, deve se amaciar o motor com o mesmo combustível que vai ser usado normalmente. O motivo é que a queima do combustível com nitrometano gera mais calor (e quanto mais nitro, mais calor). Assim, o motor fica mais quente, as partes do motor se dilatam mais e se “desgastam” menos que se o motor estivesse usando combustível sem nitro. Portanto, se amaciar sem nitro, quando colocar o motor para funcionar com combustível com nitro, o motor vai esquentar mais, as partes vão se dilatar mais e as folgas ficarão maiores que o ideal. Por outro lado, se fizer o contrário, isto é, amaciar o motor com combustível com nitro, quando for usar o combustível sem nitro, o motor vai dilatar menos, as folgas vão estar mais justas e efetivamente, você vai precisar fazer um novo amaciamento...


E o nitrometano não serve [b:6786de51b6]apenas[/b:6786de51b6] para aumentar a potência.... pequenas proporções (a partir de 5%) adicionadas ao combustível melhoram consideravelmente o desempenho do motor, não em termos de potencia, mas na facilidade da partida e regulagem, principalmente em motores pequenos. Acho que foi nos anos 90, uma fábrica de nitrometano nos EUA explodiu. Na época existiam apenas 2 fábricas, portanto, só havia restado uma... O pessoal ficou preocupado com a falta do produto e o encarecimento do combustível... Daí saiu (acho que) na Model Airplane News um pequeno teste em que os autores concluíram que, como já era esperado, para motores comuns (típico .40) usados para voo recreativo, 5% de nitro era o que fazia diferença (a diferença entre 0% e 5% era notável; já a diferença entre 5% e 10% era menos significativa). Tem muita gente com a mesma opinião na Net. Um exemplo, sobre como o nitro afeta regulagem, do tópico http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48622&postdays=&postorder=asc&start=0 :

[quote:6786de51b6="r.boschiero"]Pelos meus testes nao valeu apena nao !!!

fiz testes com varias medidas de oleo combustivel !!! e o combustivel caseiro perdeu em tudo , potencia , temperatura , dificuldade de regulagem para todos os combustiveis comprado do mercado! fora que a qualidade do oleo e inferior , o motor trabalha de 20 a 30 graus mais quente , a vida util da vela diminue.
e outra coisa normalmente os motores que usam combustiveis caseiros sem oleo sintetico ou semi e sem nitro ficam pretos feito frigideiras , nos meus testes o melhor rendimento foi com omega 10, porem uso wildcat 10 pelo preco mais em conta

os testes foram feitos com motor os46ax em estado de zero e um supertigre g45 usado ; com medidor de temperatura , medidor rpm , monitorando no chao e depois do pouso com o mesmo tempo de voo sempre.

fica ai meu teste registrado

abracos[/quote:6786de51b6]

Sobre a temperatura maior registrada pelo colega acima, só posso concluir que foi devido a dificuldade com a regulagem do motor. O fato dele citar que o motor ficou preto pode ser sinal de mistura pobre demais...

Sobre essa lenda urbana sobre nitromento resfriar o motor, já que você não confia no Wilipedia, confira o que já foi postado no evoo. Do tópico http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48622&postdays=&postorder=asc&start=0 :

[quote:6786de51b6="MatheusC20XE"]

.... O nitrometano não tem função de refrigerar.. ele não tem nenhuma relação direta com isso quando a mistura ar combustível é igual em ambos (com ou sem nitro).

A função do nitrometano é facilitar a combustão inicial e gerar maior potência (principalmente).

O nitrometano possui moléculas de oxigênio em sua composição química, e por isso permite que vc queime maior quantidade de combustível para o mesmo volume de mistura....

Abraços,

Matheus[/quote:6786de51b6]


Essa eu acho que ajuda a entender um pouco de onde veio o mito de que nitro resfria o motor. Do tópico http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=92003&postdays=&postorder=asc&start=0 :

[quote:6786de51b6="Wellington_BH"]Onde surgiu o mito é difícil de explicar, mas tem uma matéria "Desmistificando o Nitrometano" no sítio http://www.aeronline.com.br/artigo/nitro.htm do José Márcio de Mello Rezende.

Desmistificando o Nitrometano

Certa vez, num chat existente na internet voltado aos aeromodelistas, comentei o quanto estava frio em minha cidade, quando alguém falou, "Que bom, assim da pra usar menos nitro no combustível".

Questionei a razão de tal afirmação, e me foi dito que o nitrometano esfria o motor, e claro que nem sempre a resposta tem algum embasamento, ou me foi justificada, ficando constatado que o nitrometano ainda é uma das místicas do modelismo em geral.

Primeiro vamos pensar numa lógica simples. O nitrometano aumenta a eficiência do motor, que pode se traduzir em maior eficiência na queima do combustível, então a pergunta que fica é: Como algo pode aumentar a queima (reação que libera calor) e ser responsável pelo maior resfriamento do motor? Talvez parte dessa confusão se dê em função do uso do "nitro" em carros de passeio, e seu efeito no motor desses.

No motor de um carro de passeio o que se usa é o óxido nitroso NO2, que ao entrar na câmara de combustão, se dissocia em gás oxigênio O2 e nitrogênio que vai se combinar e formar o GÁS nitrogênio N2.

No grande volume de um motor a combustão de um carro, e em função de uma grande quantidade de oxido nitroso injetado, essa combinação de N em N2, vai promover uma substancial redução da pressão, e conseqüente redução da temperatura (parecido com o que se observa no freon de freezers e geladeiras para baixar a temperatura, feita sobre a ação do compressor, e sofrendo expansão nas partes internas desses eletrodomésticos, roubando calor interno - cinética dos gases, que muitos deixam mesmo no segundo grau). A formação do O2 por sua vez torna a queima da gasolina mais eficiente, já que na queima da gasolina é obrigatória a presença do O2. Assim como o metanol dos nossos modelos.

Voltemos a falar de aeromodelos.

O nitrometano apresenta a seguinte formula química:

CH3 (NO2)

Ou

H
|
H - C - NO2
|
H

A "queima" do nitrometano se processa segundo a seguinte reação:

CH3 (NO2) + O2 --> CO2 + H2O + NO2

Balanceada a equação fica:

2CH3 (NO2) + 2O2 --> 2CO2 + 3H2O + 2NO2

Observe a presença do oxido nitroso como produto da dissociação do nitrometano, que vai se comportar exatamente como no motor do carro de passeio, porém com uma diferença. A proporção de nitrometano usado nos carros de passeio pode em algumas circunstancias triplicar a potência do motor em função de um volume relativo muito maior injetado na mistura desses motores, ficando o acréscimo de potência nos motores de modelos, apenas pela presença de oxigênio gerado na dissociação do oxido nitroso.

Então como explicar a redução de temperatura que efetivamente se observa quando utilizamos nitrometano?

Existe uma diferença básica e extremamente relevante entre o combustível dos carros de passeio e o glow usado nos modelos, a presença do lubrificante no combustível. É ai que está o pulo do gato.

Se você achou a coisa muito técnica até aqui, relaxe, pois a partir de agora tudo fica mais fácil.

Para um motor de modelo funcionar, são necessários duas coisas, combustível e ar. Simplificando podemos dizer combustível e oxigênio, cuja proporção é definida regulando o carburador até se atingir a mistura adequada para o funcionamento. Pois bem, o volume total da mistura é dependente do tamanho do motor e uma forma de aumentar a potencia é aumentando a quantidade de combustível que se pode queimar nesse mesmo espaço. Nos carros de passeio, isso pode ser conseguindo usando turbo compressores, que fazem a entrada forçada de ar e combustível na câmara de combustão, nos modelos usa-se o nitrometano que vai propiciar esse oxigênio, permitindo que nessa mistura tenha mais combustível que ar, e tendo a mesma queima eficiente sem afogar o motor ou fazê-lo apresentar as características de um motor com a "mistura gorda" (repare que a proporção oxigênio combustível se mantém igual, mas como se reduz a quantidade total de ar, pode-se ter mais combustível).

Não parece, mas a pergunta feita no início já está respondida.

Uma vez que com o uso de nitrometano aumenta o volume de oxigênio na câmara de combustão e conseqüentemente a quantidade de combustível, como nesse (no combustível) temos óleo lubrificante, o volume de lubrificante também é proporcionalmente maior a cada ciclo do motor, o que aumenta sensivelmente a lubrificação e reduz a produção de calor pela fricção entre as partes móveis do motor.

Simplificando mais ainda, imagine que a mistura, em volume de ar e combustível total seja composta de 10 partes (Valor ilustrativo, nem pense em algo como porcentagem).

No combustível sem nitro seria uma proporção de 4 pro ar, 4 pro combustível e 2 pro óleo (4x4x2). Com nitro seria algo como 2 de ar, 5 de combustível e 3 de óleo na mistura final (2x5x3), podendo com isso os combustíveis que usam nitrometano, terem uma proporção de óleo, menor que os usados sem nitro, sem perder eficiência na lubrificação do motor.

É fácil perceber que se paga um preço por isso, que é a redução da autonomia do motor. Isso é bem evidente para aqueles que possuem além de aeromodelos carrinhos também, já que um motor 46 de aeromodelo, consome quase o mesmo que um pequeno 12 de automodelo, porém o primeiro utiliza 10% de nitrometano, e o outro pode utilizar até 30%, trabalhando em rotações superiores a 30.000 rpm e com uma concentração menor de óleo na mistura do seu combustível, já que o volume de combustível que entra na mistura é muito maior.

Agora você já sabe que o nitro não reduz a temperatura de forma mágica, ou da mesma forma que em um carro de passeio, o que ele faz é permitir uma maior entrada de combustível, e conseqüentemente de óleo, melhorando a lubrificação, aumentando a eficiência do motor por queimar mais combustível, e permitindo até que a porcentagem de óleo em um combustível com nitro possa ser menor, que em um sem nitro.

Dúvidas sempre ficam e é claro que o assunto não se esgota aqui, mas caso alguém tenha alguma dúvida e esteja ao meu alcance responder mandem um e-mail para jmmrezende@terra.com.br que poderemos conversar a respeito. É conversando que se entende e se aprende.

Um Abraço a todos e bons vôos
José Márcio de Mello Rezende[/quote:6786de51b6]


E para completar, no mesmo tópico acima (só para ficar claro, o Marco está citando o conteúdo do link indicado):
[quote:6786de51b6="Marco Antonio"]

http://www.hobbys.com.br/li_alguns_questionamentos_sobre_com.htm

COMO O NITROMETANO ADICIONA POTÊNCIA ?

Todos os motores de combustão interna dependem de uma proporção crítica de combustível e oxigênio. O nitrometano cria oxigênio no processo de combustão, permitindo ao motor queimar o combustível aproximadamente 2½ mais rápido em relação à proporção de nitro, do que queimaria usando somente o metanol. Mais combustível queimado = maior potência.

O NITROMETANO É ÁCIDO E CAUSA FERRUGEM NO MOTOR ?

Não, o nitrometano não é ácido. Os fabricantes de nitro afirmam convictos que o produto não causa ferrugem ou corrosão. O nitro não se "decompõem em ácido nítrico" ou "é feito de ácido nítrico" como afirmam algumas pessoas. Nitrometano é feito do propano. O nome vem do processo usado para sua fabricação.

[b:6786de51b6]É VERDADE QUE A ADIÇÃO DE NITRO FAZ COM QUE O MOTOR FUNCIONE MAIS FRIO ?

A adição de nitro permite uma queima melhor do combustível e produz mais força. Não há como aumentar a queima e torna-la mais fria.
[/b:6786de51b6]

[/quote:6786de51b6]
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se fosse assim, os motores com nitro não teriam desgastes mais rápidos do que os sem nitro.
Usei aeromodelo e lanchas com motores glow por muito tempo e sempre foi gritante a diferença de desgaste entre um motor com nitro e um sem nitro.
Mas, cada um acredita no que quer acreditar, afinal, os mitos se formam dessa maneira.
Conheço outros nautimodelistas que usavam motores tanto Thundertiger Pro 21 quanto K&B e tinham a mesma opinião de durabilidade de motores com e sem nitro e mesmo assim eles usavam nitro e não se importavam de trocar camisa e pistão mais seguidamente.
Mas volto a repetir, quando a maioria era sem nitro, tudo funcionava muito bem, por que agora não é a mesma coisa?
Conforto, comodidade, falta de paciência em achar a regulagem perfeita.
O nitro realmente ajuda muito, até a fazer o motor funcionar sem estar corretamente regulado.
Por isso seguidamente se tem perguntas de por que o motor apaga, por que ele não liga, por que ele não tem força.
Não sou contra o avanço da tecnologia, sou contra o comodismo que vem aumentando cada dia mais e as pessoas desaprendendo pois o cômodo é melhor e para que buscar a perfeição se já está funcionando.
Meus motores já tem muitos anos, velas quase nunca troquei, mas nunca usei nitro neles e nem usarei.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder