Teste de tração: Wren 100 x Kingtech K100G
Enviado: Seg Fev 09, 2015 10:42 pm
Prezados,
Dispondo das duas turbinas resolvi fazer um teste comparativo e divulgar para a comunidade. Os teste foram feitos em São José dos Campos, numa altitude de 2000 pés acima do nível do mar, 25° C de temperatura ambiente, dia bem úmido. As turbinas são:
- Wren 100 Kpro, partida a gás, com 43 horas de funcionamento. A turbina acabou de sair da revisão na GreenRT e está com os rolamentos novos.
https://www.youtube.com/watch?v=XTeFb5NCF3E
Tração medida: 8,35 kg
Tração corrigida para nível do mar e 15° C: 9,3 Kg
Peso da turbina e todos os acessórios (bomba, válvulas, FADEC, etc): 1,28 kg
Relação tração / peso: 7,27 (kg de empuxo por kg da turbina)
- Kingtech K100G, partida a querosene, zero horas de funcionamento (segunda partida).
https://www.youtube.com/watch?v=LLF38BEQ1X4
Tração medida: 9,0 kg
Tração corrigida para nível do mar e 15° C: 10,0 Kg
Peso da turbina e todos os acessórios (bomba, válvulas, FADEC, etc): 1,53 kg
Relação tração / peso: 6,54 (kg de empuxo por kg da turbina)
Eu já tinha lido nos fóruns internacionais que a K100 produzia um pouco mais de tração que a Wren 100, mesmo porque ela é um pouco mais larga (compressor maior, maior vazão de de ar, etc) mas com o peso extra isso não necessariamente é uma vantagem. Dependerá muito do peso final do avião.
É interessante notar nos vídeos a rotação máxima e a temperatura máxima. A Wren trabalha em 160.000RPM e 650°C enquanto a K100G trabalha a 141.000RPM e 480° C. Eu dúvido que uma KT chegue a 40 horas de trabalho sem manutenção... Isso porque uma KT não roda a 160.000 e a 650 °C
Mas é claro, por isso que ela é mais barata e acessível.
Quero deixar registrado que as opiniões aqui registradas são minhas, fruto de minha experiência. Não há nenhuma relação ou participação dos fabricantes destas marcas.
Saudações,
Mucio
Dispondo das duas turbinas resolvi fazer um teste comparativo e divulgar para a comunidade. Os teste foram feitos em São José dos Campos, numa altitude de 2000 pés acima do nível do mar, 25° C de temperatura ambiente, dia bem úmido. As turbinas são:
- Wren 100 Kpro, partida a gás, com 43 horas de funcionamento. A turbina acabou de sair da revisão na GreenRT e está com os rolamentos novos.
https://www.youtube.com/watch?v=XTeFb5NCF3E
Tração medida: 8,35 kg
Tração corrigida para nível do mar e 15° C: 9,3 Kg
Peso da turbina e todos os acessórios (bomba, válvulas, FADEC, etc): 1,28 kg
Relação tração / peso: 7,27 (kg de empuxo por kg da turbina)
- Kingtech K100G, partida a querosene, zero horas de funcionamento (segunda partida).
https://www.youtube.com/watch?v=LLF38BEQ1X4
Tração medida: 9,0 kg
Tração corrigida para nível do mar e 15° C: 10,0 Kg
Peso da turbina e todos os acessórios (bomba, válvulas, FADEC, etc): 1,53 kg
Relação tração / peso: 6,54 (kg de empuxo por kg da turbina)
Eu já tinha lido nos fóruns internacionais que a K100 produzia um pouco mais de tração que a Wren 100, mesmo porque ela é um pouco mais larga (compressor maior, maior vazão de de ar, etc) mas com o peso extra isso não necessariamente é uma vantagem. Dependerá muito do peso final do avião.
É interessante notar nos vídeos a rotação máxima e a temperatura máxima. A Wren trabalha em 160.000RPM e 650°C enquanto a K100G trabalha a 141.000RPM e 480° C. Eu dúvido que uma KT chegue a 40 horas de trabalho sem manutenção... Isso porque uma KT não roda a 160.000 e a 650 °C
Mas é claro, por isso que ela é mais barata e acessível.
Quero deixar registrado que as opiniões aqui registradas são minhas, fruto de minha experiência. Não há nenhuma relação ou participação dos fabricantes destas marcas.
Saudações,
Mucio