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Re: Primeiro Treinador

Enviado: Ter Abr 07, 2015 5:16 pm
por fa_rp
Boa tarde pessoal,

Conclui as alterações no projeto, segue o modelo final em pdf.

Eu agradeço a todos que já colaboraram e os que ainda iram colaborar com o projeto.

Vejam se ficou legal, pretendo começa-lo o mais breve possível.

https://drive.google.com/file/d/0Bz7Fgb ... sp=sharing

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Qua Abr 08, 2015 4:26 pm
por jucão
mas o momento de cauda não deve ser de 2 a 3 vezes a corda?

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Qua Abr 08, 2015 10:47 pm
por LaercioLMB
jucão escreveu:mas o momento de cauda não deve ser de 2 a 3 vezes a corda?



Não, tanto é que fala que o momento de cauda é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador.
Eu já ouvi gente falando isso e sinceramente, não sei de onde eles tiraram isso, pois está bem claro isso até na seção artigos do e-voo mesmo.


Proporções gerais

Para que um avião seja estável e voe bem normalmente ele segue um conjunto de proporções aproximadas. Nem sempre é obrigatório seguí-las à risca para que o projeto seja bem-sucedido, mas serve como um guia geral.

Comprimento: o comprimento de um avião normalmente fica entre 70% e 100% da envergadura. Menos do que isto e as asas parecerão exageradamente grandes, mais do que isto geralmente a fuselagem fica pesada demais.

Corda da asa: é possível fazer modelos minúsculos, mas não errar muito na construção do primeiro treinador e não criar algo muito arisco, um bom ponto de partida é que a corda não seja menor do que 15cm.

Distância entre asa e cauda: Para ser estável e suave nos comandos é sempre bom que a distância entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador seja de no mínimo 1,5 vezes a corda da asa. Isto ajuda a cauda a exercer sua função de manter a trajetória reta.

Alongamento (proporção entre envergadura e corda): Embora aviões grandes tenham muitas vezes envergadura de 10 vezes a corda (comerciais e leves) ou até 30 vezes a corda (planadores de alto desempenho), para aeromodelos é difícil estruturar uma asa tão longa e estreita. Como regra geral, para treinadores um alongamento em torno de 5 a 7 vai bem (isto é, envergadura de aproximadamente 5 vezes a 7 vezes a corda). Para planaadores, pode ser um pouco maior, diminuindo-se a corda próximo às pontas para diminuir o arrasto.

Ao lado está um exemplo de um avião que por tanto em escala cheia quanto como aeromodelo costuma ser um bom treinador, o Cessna 172.

Supondo uma envergadura no modelo de 1,2m, o comprimento fica em 90cm (75% da envergadura), a corda na raiz é de 18cm, na ponta é de 13cm.

A área do estabilizador fica em 391cm², o que dá 22% da área da asa que é de 1782cm², uma boa proporção.

Adicionalmente, a distância entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador é de generosos 31cm, o que dá 1,7 vezes a corda na raiz da asa, um ótimo valor.

Está lá, preto no branco.

artigos/aviao/

E se quiser mais links com essas medidas, eu te arrumo mais.


Vamos supor o exemplo do link onde diz que a corda é de 18 cm e o momento de cauda é de 31 cm e lá diz claramente 1,7 x a corda.
Vamos colocar a 2X a corda que teremos 36. 5 cm a mais é um bocado e se colocarmos 3X então, serão 54 cm, nem contando com o estabilizador e profundor junto, 54 cm é muita coisa.
Talvez para os modelos que tenham a fuselagem a 100% da envergadura seja esses 2 X a 3 X, mas para treinadores não e o caso aqui é um aeromodelo treinador.
Cada tipo de aeromodelo tem suas proporções ideias, não é um padrão para todos e a imagem de um Cessna 182 do link, foi só para deixar o assunto bonito, pois se colocasse uma imagem de um Stick, certamente não agradaria muita gente.

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Qui Abr 09, 2015 10:35 am
por Rondoni
Baita aula hein Laércio,

Obrigado!!!

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Qui Abr 09, 2015 4:10 pm
por jucão
de 2 a 3 vezes a corda acredito e ja vi em algumas ilustrações é do bordo de fuga da asa até o profundor . ja a medida de 1,5 da corda que o Laércio mencionou é do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador horizontal.

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Seg Abr 27, 2015 10:16 am
por fa_rp
Bom dia pessoal!

Retomando o tópico com algumas fotos da construção no ponto que esta agora.
fiz uma camada de cola + água para selar e aderir melhor o vinil, adicionei um pouco de tinta acrílica só para ficar fácil de ver as falhas.
estou gostando bastante do resultado e fiquei na duvida se aplico massa tapa tudo ou se faço uma camada de papel kraft com água + cola, oque vocês acham?

Comentem ai pessoal, pois quero apreender mais e mais para construir em balsa.

abração
Fabio
Unindo as partes
Unindo as partes
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Firewall, suporte do trem de pouso e reforços
Firewall, suporte do trem de pouso e reforços
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Vista traseira
Vista traseira
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Vista lateral sem cowl
Vista lateral sem cowl
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Lateral com cowl
Lateral com cowl
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Re: Primeiro Treinador

Enviado: Sex Mai 01, 2015 1:03 pm
por fa_rp
Ué pessoal, esta tão ruim assim que nem merece uma sugestão ou critica?

Só pra atualizar, passei massa tapa-tudo e comecei a entelagem com vinil imprimax, logo posto fotos.

sobre a fixação da asa eu não gosto de elásticos mas baseado nos posts do fórum é a melhor opção para um primeiro modelo treinador.

Uma duvida aos construtores mais experientes, quero começar um modelo escala em balsa, mesmo que não possa voa-lo no inicio, mais pelo prazer de construir um escala. Existe algum modelo ou planta mais fácil, que possa ser construída por um iniciante em trabalhos com balsa?

sobre o manuseio de ferramentas pra mim é tranquilo, as vezes incarno o MacGyver.

valew pessoal

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Sex Mai 01, 2015 2:02 pm
por LaercioLMB
jucão escreveu:de 2 a 3 vezes a corda acredito e ja vi em algumas ilustrações é do bordo de fuga da asa até o profundor . ja a medida de 1,5 da corda que o Laércio mencionou é do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador horizontal.


LaercioLMB escreveu:
Vamos supor o exemplo do link onde diz que a corda é de 18 cm e o momento de cauda é de 31 cm e lá diz claramente 1,7 x a corda.
Vamos colocar a 2X a corda que teremos 36. 5 cm a mais é um bocado e se colocarmos 3X então, serão 54 cm, nem contando com o estabilizador e profundor junto, 54 cm é muita coisa.
Talvez para os modelos que tenham a fuselagem a 100% da envergadura seja esses 2 X a 3 X, mas para treinadores não e o caso aqui é um aeromodelo treinador.
Cada tipo de aeromodelo tem suas proporções ideias, não é um padrão para todos e a imagem de um Cessna 182 do link, foi só para deixar o assunto bonito, pois se colocasse uma imagem de um Stick, certamente não agradaria muita gente.



Está bem claro que nem contando até a ponta do profundor 3X a corda não é cabível. 2X já é muito.

Os padrões existem para isso, facilitar, mas no momento em que as pessoas criam padrões por conta própria, acabam deixando outros usuários confusos.

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Dom Jun 07, 2015 10:21 am
por fa_rp
Bom dia Pessoal,

Só para não deixar o tópico morto, segue as fotos de como o modelo esta no momento, para terminar falta apenas instalar o conjunto de calda e a asa.
Amanhã iniciarei o corte da asa e sua finalização.

Espero que gostem

obrigado a todos que postaram sugestões.

Re: Primeiro Treinador

Enviado: Dom Jun 07, 2015 2:48 pm
por Corazza
Está bem caprichado!

Em Ribs está voando onde? Qdo vou pra lá costumo voar no Recreio Internacional