jucão escreveu:mas o momento de cauda não deve ser de 2 a 3 vezes a corda?
Não, tanto é que fala que o momento de cauda é medido do bordo de fuga da asa até o bordo de ataque do estabilizador.
Eu já ouvi gente falando isso e sinceramente, não sei de onde eles tiraram isso, pois está bem claro isso até na seção artigos do e-voo mesmo.
Proporções gerais
Para que um avião seja estável e voe bem normalmente ele segue um conjunto de proporções aproximadas. Nem sempre é obrigatório seguí-las à risca para que o projeto seja bem-sucedido, mas serve como um guia geral.
Comprimento: o comprimento de um avião normalmente fica entre 70% e 100% da envergadura. Menos do que isto e as asas parecerão exageradamente grandes, mais do que isto geralmente a fuselagem fica pesada demais.
Corda da asa: é possível fazer modelos minúsculos, mas não errar muito na construção do primeiro treinador e não criar algo muito arisco, um bom ponto de partida é que a corda não seja menor do que 15cm.
Distância entre asa e cauda: Para ser estável e suave nos comandos é sempre bom que a distância entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador seja de no mínimo 1,5 vezes a corda da asa. Isto ajuda a cauda a exercer sua função de manter a trajetória reta.
Alongamento (proporção entre envergadura e corda): Embora aviões grandes tenham muitas vezes envergadura de 10 vezes a corda (comerciais e leves) ou até 30 vezes a corda (planadores de alto desempenho), para aeromodelos é difícil estruturar uma asa tão longa e estreita. Como regra geral, para treinadores um alongamento em torno de 5 a 7 vai bem (isto é, envergadura de aproximadamente 5 vezes a 7 vezes a corda). Para planaadores, pode ser um pouco maior, diminuindo-se a corda próximo às pontas para diminuir o arrasto.
Ao lado está um exemplo de um avião que por tanto em escala cheia quanto como aeromodelo costuma ser um bom treinador, o Cessna 172.
Supondo uma envergadura no modelo de 1,2m, o comprimento fica em 90cm (75% da envergadura), a corda na raiz é de 18cm, na ponta é de 13cm.
A área do estabilizador fica em 391cm², o que dá 22% da área da asa que é de 1782cm², uma boa proporção.
Adicionalmente, a distância entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador é de generosos 31cm, o que dá 1,7 vezes a corda na raiz da asa, um ótimo valor. Está lá, preto no branco.
artigos/aviao/E se quiser mais links com essas medidas, eu te arrumo mais.
Vamos supor o exemplo do link onde diz que a corda é de 18 cm e o momento de cauda é de 31 cm e lá diz claramente 1,7 x a corda.
Vamos colocar a 2X a corda que teremos 36. 5 cm a mais é um bocado e se colocarmos 3X então, serão 54 cm, nem contando com o estabilizador e profundor junto, 54 cm é muita coisa.
Talvez para os modelos que tenham a fuselagem a 100% da envergadura seja esses 2 X a 3 X, mas para treinadores não e o caso aqui é um aeromodelo treinador.
Cada tipo de aeromodelo tem suas proporções ideias, não é um padrão para todos e a imagem de um Cessna 182 do link, foi só para deixar o assunto bonito, pois se colocasse uma imagem de um Stick, certamente não agradaria muita gente.