Existe componentes "made in Brazil"

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 258
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por marcelo_akiok »

A alguns meses li uma "discussão" sobre fabricar baterias no Brasil.... alias foi uma longa discussão....e segundo os mais experientes seria inviável por diversos motivos e não vou voltar no assunto de bateria

Excluindo os kits de depron/isopor..... existe algum componente para aeros/mults fabricado no Brasil ?

Num primeiro momento, ( sem calcular custos, maquinas e principalmente sem pensar na tributação absurda que existe em nosso querido Brasil ) acredito que daria pra fabricar aqui no Brasil: hélices, frames, talvez Escs..

To errado ?

PS: quanto a custos e tributação não podemos esquecer que se importamos pagamos 100% de imposto + frete + uns 90 dias pra chegar se tiver sorte é claro.

grato
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por alexcmag »

O Brasil tem vários problemas em relação a isto:
1) Economia de escala: apesar da população ser grande o número de praticantes de aeromodelismo não é tão grande quanto, por exemplo, EUA, Europa ou Ásia;
2) Frete: nossa logística é extremamente cara, consigo comprar algo do outro lado do mundo e receber em casa pagando uma merreca de frete (centavos em alguns casos), mas não consigo mandar um pacote de 300g para alguém de minha cidade por menos de 12 reais;
3) Impostos em cascata e taxas: como praticamente qualquer coisa dependeria de componentes importados, inclui-se mais frete, imposto e despachante aduaneiro sobre os insumos. Os impostos consegue-se abater por substituição tarifária, mas frete e custos aduaneiros não tem como recuperar. Isto deixa produtos com componentes importados muito mais caros que se fabricados em outros países;
4) Custo-Brasil: por incrível que pareça, mesmo tendo salários mais baixos que na Europa por exemplo, o custo de produzir aqui é muito mais alto que a maioria dos países, temos os mais altos encargos trabalhistas do mundo industrializado, a quarta energia elétrica mais cara do mundo.

Portanto, fazer para atender somente o mercado local só compensa para produtos de bom valor agregado e tecnologia relativamente baixa, como os próprios aeromodelos.

Fazer para exportar não compensa para nada, se eu decidisse viver só de fabricar artesanalmente algo mais tecnológico (mesmo que sejam só motores) para ser competitivo teria que me mudar para EUA, Europa ou Ásia, por exemplo, para gastar menos com custos de transporte e ficar mais próximo (pelo menos financeiramente) dos principais mercados.

Antigamente encontravam-se produtos Made in Brazil nos EUA e Europa, devido ao custo de mão de obra baixo daqui.

Atualmente estamos importando até mesmo arroz, feijão, bife e café, alguns de nossos produtos mais tradicionais, na verdade estamos ferrados, não somos competitivos para exportar quase nada.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 960
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por Wesley_Sniper »

A unica saída seria se uma dessas empresas que montam eletrodomesticos aqui no país entrasse no ramo dos mults (mais possível), assim teria peças de reposição no mercado.

O problema é o valor....
:D
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por alexcmag »

Se valor não for problema é fácil conseguir peças de reposição: basta comprar nas lojas de modelismo daqui ou comprar fora com frete por Fedex, DHL, etc.

Indústrias de eletrodomésticos também não têm quase nada de tecnologia por aqui, boa parte só monta, outra boa parte tem baixa tecnologia, e aparecem problemas absurdos do nada.

Por duas vezes quase perdi tudo que estava no congelador porque a CPU da geladeira resolveu não ligar o evaporador da parte de baixo. Isto porque é só um controle besta de temperatura que tem que ligar uma ventoinha e um compressor sempre que a temperatura fica acima de um valor. Imagine uma alta tecnologia destas tentando controlar um ESC brushless ou um PID de controladora de voo...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por LaercioLMB »

Concordo 100% com o Alexmag, definitivamente abrir uma empresa para peças de aeromodelismo no Brasil não vale a pena.
O pessoal cobrava tanto um depósito da HK aqui no Brasil para não ter que esperar tanto pelas compras.
Abriu o tão aclamado depósito e quantos compraram dele?
Ahh, mas era mais caro e um monte de desculpas estapafúrdias para continuarem a comprar lá fora e esperar mais de 60 dias e continuarem a criar tópicos sobre a demora das entregas e as taxações.
Não adianta abrir nada de aeromodelismo aqui que não vai vender, vão continuar a comprar lá da China.
Querem que abram fábricas aqui com o mesmo preço da China, impossível, pois aqui não pode ter mão de obra escrava e o que mais tem é empregado colocando atestado para fiar em casa recebendo sem trabalhar, colocando a firma na justiça exigindo direitos que nem seu trabalho cumpriu como deveria e isso tudo gera custos para manter uma empresa, sem falar é claro nos impostos.
Teve a HK aqui no Brasil com preços inferiores aos logistas daqui e a maioria continuou a comprar da China para pagar menos e esperar os 60 dias ou mais e pagar impostos de 100% em cima.
Ahh, mas o depósito daqui não tinha tudo.
E nem adiantaria ter que o pessoal continuaria a comprar lá da China reclamando que o preço aqui estava caro demais.
Muitos só contam o custo da matéria prima para fazerem algo, mas ignoram completamente que existe a mão de obra.
Tem uns que dizem que fazem suas próprias coisas que sai muito mais barato.
Aí eu pergunto;
E a sua mão de obra não vale nada?
Ao fazer sua própria peça ou seu aeromodelo, deixou de descansar, de sair com a família ou pais ou até mesmo fazer algum outro trabalho que rendesse remuneração.
Isso não vale nada?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por rnjorge »

alexcmag, sua geladeira é uma Bosch fabricada pela MABE?
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por Douglas Lenz »

Aos que são mais novos no hobby ou na vida.

Já existiram fabricas de acessórios, aeromodelos e até de motores aqui no Brasil... adivinhem o que aconteceu e por que?

Todas fecharam, muitas antes mesmo do "surgimento" da China, daí vocês me perguntam, ahhh tio Douglas, por que elas fecharam então mesmo antes da entrada pesada da china no ramo do aeromodelismo?

Porque eram ruins, faziam coisas ruins e/ou de qualidade inferior, sabe, padrão Brasil, padrão brasileiro, fazer por fazer, nunca visaram ter qualidade, confiabilidade e comprometimento para fazerem algo de qualidade que se equiparasse, mesmo que não em preço, mas em qualidade com as peças americanas e europeias.

Aeromodelos que por serem feitos de qualquer jeito, por gente que mesmo treinada nunca teve o capricho e comprometimento com seu trabalho, fazer por fazer, cumprir horário e ficar de olho nas "leis trabalhistas". O que acontecia? aeromodelos com no minimo 500 a 700g a mais de peso do que seria necessário se um trabalho cuidados e sério de laminação fosse feito. Asas chapeadas com qualquer quantidade de cola e com a lâmina de madeira que estivesse mais em conta, controle de qualidade baixo e comprometimento do funcionário mais baixo ainda.

Acessórios que eram "usáveis" horns, links, pushrods, montantes de motor, tanques de combustivel, etc... Usáveis, longe de serem bons ou com qualidade comparável a dos importados mas usáveis.

Motores, tem gente que até hoje tem algum funcionando ou guardado de lembrança, mas não "pegou' mesmo seu preço sendo pouco mais barato que um conceituado, o acabamento era tosco, o funcionamento relativamente bom e a durabilidade.... hummm.

Tem mais itens que certamente estou esquecendo...ou que não foram do "meu tempo".

Em resumo, não foi a China que acabou com a industria de componentes para aeromodelismo do Brasil, o "jeitinho brasileiro' o pensamento brasileiro e as atitudes do empresário brasileiro acabaram com este segmento no Brasil.

Enquanto empresário brasileiro se preocupar mais em como sonegar impostos/baratear custos e menos em como renovar, empreender, melhorar a qualidade dos produtos, melhorar o atendimento ao cliente e do comprometimento e prazer no que faz, qualquer industria, seja ela chinesa, jamaicana ou inglesa, come mais uma fatia do mercado nacional com seus produtos.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por Gilberto_CWB »

Na verdade é empresário tentando fugir do fisco e o fisco cada vez mais sedento em arrecadar, num círculo vicioso altamente prejudicial ao país.
Completa isso tudo, a péssima qualificação da mão de obra nacional. São poucos os empresários corretos, assim como trabalhadores realmente profissionais.
Aqui é a terra do jeitinho, do " estudar para quê?" Sempre seremos um país agricultor, vendendo produtos primários, onde os preços são ditados pelas grandes potências.
Como foi dito, estamos importando até feijão da China! Não é preciso dizer mais nada! E falam que o país será de primeiro mundo...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por LaercioLMB »

Mas Gilberto, o Brasil será de primeiro mundo, será o primeiro no mundo a poder produzir tudo, mas a comprar tudo de fora.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe componentes "made in Brazil"

Mensagem por Oliver »

A indústria de produtos para aeromodelos como disse o Douglas já era moribunda antes da China, com ela foi enterrada.

Qualquer pequena indústria no Brasil, já está fadada a morrer antes de nascer, menos de 10% sobrevive aos primeiros 5 anos, a carga tributária antes da receita é enorme e a maioria não aguenta até começar a ter lucro. Fora que mais da metade destas é criada por pessoas que não tem capacitação em administração de empresas.

Como ao Alex falou acima os custos de produção e logística brasileiros são absurdos, qualquer peça importada de aeromodelo chega no Brasil para o cliente final com a metade do custo de fabricação que ela teria aqui. Isso sem contar com as diversas maneiras liberadas pelo governo de não se pagar impostos, estas estão sendo reduzidas em muito pouco. Na verdade o correto seria uma reforma fiscal que incentivasse a produção não somente das empresas que tem lobby no congresso.
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Responder