Quadricóptero: quero começar!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Olá pessoal,

Eu não tenho lá muito tempo de sobra para acompanhar tudo de novidade no fórum, tanto é que quando começaram a entrar no mundo dos multirotores, eu demorei uns 2 anos depois para ver a "novidade", rs.
Pois bem.
Vou ser simples e objetivo:

Quero montar um modelo quadricóptero que eu possa voar na rua de casa (moro no interior do Tocantins e não é nada disso que vocês estão pensando, aqui é bem parado, rs), como também possa voá-lo a distância com FPV, pois acredito que não tenha muita graça um drone que você não possa tirá-lo de sua visão.

Já vi muitas opções e modelos, mas o que me interessou de verdade foram alguns vôos de FPV Race, mas nada impede que neste eu tenha também um vôo tranquilo e legal para filmagens e registros (nada profissional), talvez até com estabilizador de imagem. Outra opção também que me interessa seria usar a GoPro somente "amarrada", eliminando o gimbal, que muitas vezes só aumenta peso e encarece (porque daí vem frame maior, motores e baterias mais caras). Vi uma filmagem do Wanzam (TBS 450) e achei a imagem bem estável por não ter estabilizador, mesmo com a câmera só presa no frame, e gostei também do ângulo da imagem.

Quero voar alto, quero voar na cidade, área rural, quero algo simples de pilotar.

Estive vendo a tendência para os Mini 250, e até recebi dicas de um amigo experiente: dizem que é um vôo delicioso.
Só que minha preocupação para este tamanho é a instabilidade: reação a rajadas de vento ou coisa do tipo. Não quero algo que dê um ventinho um pouco mais acentuado e possa cair e destruir tudo.
O único interesse pelo 450 é por questão de espaço em seu frame, para futuros "upgrades".

Tenho sempre dúvidas cruéis na escolha de um equipamento e gostaria muito de ajuda.
Fiquei cabreiro em criar o tópico, já que quero montar algo que ainda não entendo todo o funcionamento, e ao procurar por tópicos, é sempre tudo muito específico por marcas e tudo mais. Ou seja, só vou saber montá-lo quando comprar tudo.



Sou totalmente leigo nesta modalidade, mas não tenho medo de desafios. O único sempre foi de importar coisas incompatíveis e assim perder tempo e dinheiro.
Já aprendi sobre muitos termos usados, mas ainda me falta aprofundar.
Mas não hesitem no vocabulário, o que eu não souber vou procurar.


O que tenho são apenas estes itens e não sei o que pode ser usado:

►Rádio Futaba T4YF 2.4Ghz
►Rádio Turnigy 9X 2.4Ghz [i](módulo original)

►Rádio Futaba T7CAP 72Mhz (nem existe usar estes, existe?)[/i]
►Câmera GoPro Hero3+ Black
►Luzes de Navegação (do Marco Antônio)


Estou aberto a todo tipo de sugestões e críticas.

A disponibilidade para o dinheiro não é grande, mas aos poucos vou me virando, nem que eu venda outras coisas que não tenho usado.





Muitíssimo obrigado,
Luís Henrique.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por apfabinhosilva »

cara esse aqui parece ser uma boa soluçãoe com mais uns 200,00 você completa o conjunto da apm.
http://pt.aliexpress.com/item/REPTILE-5 ... 40805.html
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
betojr
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Dom Jul 07, 2013 6:38 pm
Localização: sa bahia

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por betojr »

Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Opa amigos, as sugestões não foram bem diferentes do que eu imaginava.

Fabinho, eu já estava namorando esse frame reptile, mas a versão V2 com trem de pouso, caso venha a querer usar um gimbal. Enfim, isso não é tão relevante.
A controladora APM 2.6 eu já vinha percebido a boa aceitação dela entre as pessoas do fórum.. parece até que maior que as KK.
Caramba.., esse preço com os 4 Motores, 4 ESC's, Controladora, Frame, é de animar.

Beto, realmente vou atrás do módulo FRSKY, e entender mais sobre a questão da telemetria também, para fazer tudo de uma vez só.
Apesar de eu ter absorvido pouca informação, já vinha percebendo também a fama das controladoras NAZA.. é de coçar o dedo para clicar no "buy", rs.
Quanto aos motores, vi alguns reclamando e fiquei preocupado. É aquela história: se o cara tiver sorte de não pegar os de algum lote defeituoso, não é.
O frame eu gostei também, quero destes mesmo com mais espaço.

Preciso reunir o conjunto completo pra saber o que cabe no meu orçamento, ou então se for comprar coisas de melhor qualidade, vou demorar mais pra finalizá-lo, pois só vou poder comprando um por um.


Amigos, mas pelo valor que estão nos links em que me passaram, a probabilidade destes produtos serem taxados é de 100%, certo?
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por magnoudia »

Amigo, eu montei um qadri a pouco tempo e com um obetivo próximo do seu. Pensando em ter um quadri pra "tudo" montei um 450. Ele é relativamente rápido pra poder curtir num fpv mais radical e tem uma capacidade de carga razoavel ora usar um gimbal pra filmar. Eu tenho o meu montadinho pra fpv e consigo instalar o gimbal nele com mais ou menos 1 minuto.. Usei no meu motores e Escs da Emax, que são de qualidade razoavel a um preço que eu chamaria de justo. A controladora usei a Naza, mas o pessoal curte bem a Apm tqmbém, e aindsa tem como opção a pixhawk que ja vi boms comentários sobre ela. Um dia ainda vou montar um 250, mas te digo uma coisa, fpv não é mamão com açucar, você demira um pouquinho pra ter segurança em sair voando por ai, em areas abertas é tranquilo, mas quando começa a passar perto de obstaculos a coisa fica tensa, precisa de pratica. Mas se serve de exemplo veja o próprio Wanzam o que faz no tbs que é um 450.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
cirebas
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Qui Out 03, 2013 2:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP
Contato:

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por cirebas »

Opa, tudo bem?

Eu montei um quadricóptero com o módulo Naza M Lite sem GPS, pra iniciar... Achei bem legal pois tem bastante informação na internet etc...
Coloquei a evolução do meu humilde quadr num site, olha só: http://www.montandoumquadricoptero.blogspot.com

No começo eu "apanhei" bastante, com coisas simples etc, mas foi um belo aprendizado! Valeu a experiência!
Se eu puder ajudar em algo, estou a disposição!
ABraço!
@Cirebas
Como montei meu multirrotor: http://www.montandoumquadricoptero.blogspot.com
DJI Naza M Lite, F450, Turnigy 9X
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Magno,

Agradeço o toque, meu amigo. Eu realmente sou meio apressadinho, rs. Coloquei o título como "quero começar," mas já abro o tópico falando de FPV Race, rs.
Então, vou tentar ter paciência e primeiro começar sem FPV, até ter domínio sobre ele. Um passo de cada vez, não é.
Sim, também li tópicos falando sobre a controladora Pixhawk e também uma CC3D, ambas 32bits.
Acredito que de opções pra controladora eu já não tenho o que reclamar.
Agora quanto a motores, eu rodo, rodo e ainda fico inseguro quanto à sua escolha. O que percebi é que geralmente estes conjuntos de motores são de baixo ou médio KV. Por quê?
Eu gosto da E-max, não veria problema algum em comprar desta marca. Só não aprendi a escolhê-los (estou lendo aos poucos).
Foi pelos vídeos do Wanzam que me peguei perguntando: por que mesmo eu ainda não tenho um quadricóptero? :)

-------------------------------------------------------------------------

Cirebas,

Parece que este tópico está cheio de coincidências, rs. Até então não me senti tão perdido quanto as sugestões que os amigos têm me dado. Eu já havia encontrado seu site no Google. É fato que eu o salvei nos favoritos, rs, justamente por ter sido o primeiro a ver fotos da instalação de motores num quadri. Achei bem interessante. Queria eu poder viajar aos EUA só para comprar um conjunto Naza também, rs.
Agradeço a atenção, irmão. Tudo que eu precisar, vou perguntar mesmo. :D
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
betojr
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Dom Jul 07, 2013 6:38 pm
Localização: sa bahia

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por betojr »

Quanto os motores; T-Motor é top! esse kit que indiquei é uma linha mais popular e ainda assim muito bom.
Sunnysky e emax são boas alternativas, nesta ordem( minha humilde opinião).

Comece por aqui http://www.ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por John-Henrique »

Luís Henrique Rodrigues escreveu:O que percebi é que geralmente estes conjuntos de motores são de baixo ou médio KV. Por quê?

Esta é bem simples de responder, num aeromodelo precisamos de velocidade, o motor serve para isso, dar velocidade para o ar passar pelas asas e quanto mais velocidade mais 'emoção' no voo. Tendo certa velocidade continua existindo voo por conta das asas (são elas que fazem voar). Podemos dizer que quanto mais velocidade, menos força, correto? Quanto mais velocidade menos eficiência (tempo de voo) e maior consumo...

Agora num aeromodelo de decolagem vertical (não só o quadricóptero) o voo, ocorre por força bruta, ou seja, são os motores que fazem ele voar, logo, ele não precisa de velocidade, então, quanto mais força melhor. Podemos dizer que quanto mais força, menos velocidade, correto? Quanto menos velocidade maior eficiência (tempo de voo**) e menor consumo...

É por isso que multirotores precisam de motores com menos KV, eles vão carregar o peso de todo o equipamento. No meu caso, tenho um quadricóptero de 250mm (289 gramas) com motores Turnigy multistar 1704kv e outro de 33mm (563 gramas) com motores SunnySky Angel A2212 800kv.

Imagine como seria difícil controlar um multirotor em alta velocidade, imagine o quão cara teria que ser a placa controladora pra conseguir processar várias vezes mais rápido que hoje para suprir as necessidades em alta velocidade, um movimento errado e o aero vira de lado até o chão chão chão chão...

Porque escolhi estes motores?
Estavam com preços relativamente em conta se comparado com outros motores que me dariam praticamente o mesmo empuxo, não dá pra comparar todas as variáveis relacionadas a desempenho então, procurei motores que a galera já tenha usado e coincidiu que eram estes também.

Futuramente quero tentar com motores de 400kv a 4S helice APC1447 leva 1390 gramas por motor, só não sei pra que eu quero isso =D

** Existem outros fatores como o peso que vão influir neste resultado.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Re: Quadricóptero: quero começar!

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

betojr escreveu:Sunnysky e emax são boas alternativas, nesta ordem( minha humilde opinião).


Beto, muito obrigado.

Por enquanto não consigo comprar os T-Motor, mas já vi vários setups no fórum com motores SunnySky que citou.
Logo pesquisei e encontrei este conjunto:
http://www.banggood.com/4-X-SunnySky-X2 ... 54481.html

Da série X, eles têm 980Kv, e com 3S, hélice 10x4,7, consome cerca de 13,2A (geralmente os valores são no vazio, né).

Ou esse da série Angel, de rotação inferior, 800kv, que parece consumir 14,5A, mas que não encontrei informação sobre empuxo:
http://www.banggood.com/pt/Wholesale-Su ... 59930.html

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

John,
Então o que tentei explicar ou enrolar meu amigo (haha!) não passou muito longe disso. Eu costumava dizer que os baixos rpm eram justamente pela prioridade em ter torque e não velocidade. Mas por enquanto era só imaginação sem informação.. Tem dias que tenho sorte de ler tópicos que tiram uma séria de dúvidas de uma só vez. Por isso o modelismo elétrico é apaixonante.
Acredito que eu vá de 450 mesmo. Não tenho grana pra montar um e depois querer outro (um 250 que está virando febre, por exemplo), então vou com um que eu possa usar um gimbal futuramente, pra não me arrepender.
Obrigado desde já.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Responder