Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por CONDOR 2 »

Alguém conhece bem o assunto ou tem noção de como tratar materiais?

Estou pesquisando.

Aço,ferro de diversos tipos e têmperas.

Gosto do assunto.

Cutelaria é uma grande escola.

Executando testes caseiros.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por Edson Carvalho »

Ha anos atrás, fiz têmpera de ferro comum (também chamado de ferro doce)
Fiz de duas formas:

A primeira que descrevo é aquecendo o ferro na forja de carvão (claro que pode ser com maçarico oxiacetileno) até que ele fique vermelho.
Tire do método de aquecimento e acompanhe a alteração da cor vermelho para o azulado.
O próximo passo é mergulhar o material em óleo.

A segunda, repete-se o processo de aquecimento escolhido, porém mergulha-se o material no cimento em pó.

As melhores têmperas eu consegui com óleo.

OBS: TODO CUIDADO AINDA É POUCO.....É PERIGOSO PARA QUEM NÃO TEM PRÁTICA E NOÇÃO.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por Gilberto_CWB »

Experiência com aço piano para trem de pouso: aquecer ate ficar rubro e dobrar, deixando resfriar no próprio ar ambiente. Uma lástima, ficou mole, no primeiro pouso entortou tudo.
Segunda tentativa: aquecer até ficar rubro, dobrar e imediatamente resfriar num recipiente com água. Outra lástima, pois fica tão duro que quebra como vidro!

Na terceira tentativa levei para um ferreiro: ele aqueceu ao rubro, entortou como eu desejava e calmamente atravessou o barracão com ela na mão ( para meu desespero) quando então mergulhou a barra na água. Ficou perfeita! O segredo é o tempo de resfriamento. Nem lento demais, muito menos rápido. Ao menos no aço piano.
Para solda é a mesma coisa. Parece que o correto mesmo é mergulhar no óleo com densidade média.
Mas tudo isso é o que observei e li. Nada definitivo.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por LaercioLMB »

Primeiro, têmpera de metal, não é qualquer metal que aceita têmpera.
Pó de cimento não é a mesma coisa que pó de cementação, são coisas bem diferentes.
Aço 1010 e 1020 não aceitam têmpera, somente cementação e não é cimentação.
Aço 1045 e cromo níquel aceitam boa têmpera.
Lógico que existem outros tipos de aços que são muito melhores para têmpera que inclusive são usados para fazer matriz de corte.
Os aços são classificados em baixo carbono, médio e alto carbono, sendo que os de baixo carbono só aceitam cementação. http://www.casadosparafusosbsb.com.br/p ... mentox-1kg

Têmpera geralmente é feita aquecendo o aço a uma temperatura vermelho alaranjada e dando um choque térmico em óleo frio, mas tem que ser muito óleo se não, o óleo incendeia e aquece muito, prejudicando a têmpera.
Depois da têmpera vem o revenimento, que é uma forma de não deixar o aço tão seco, deixando o interior do aço mais maleável do que a superfície que se manterá dura.
O revenimento, se aquece novamente o aço até uma coloração levemente dourada e para ver essa coloração, deve-se deixar o aço limpo, quase que polido para se identificar essa cor dourada, pois se aquecer demais, babaus têmpera.
Ao chegar nessa cor dourada bem clarinha, se mergulha a peça novamente em óleo frio, dessa forma deixamos o interior do aço mais maleável e ele não irá quebrar tão facilmente, pois somente temperado, tem uma facilidade muito grande de quebrar em impactos.
Não se faz cementação em aços de alto teor de carbono, a cementação é somente para aços de baixo teor de carbono, como o 1020 e o 1010, sendo que o 1010 é o que alguns chamam de ferro doce, não existe ferro doce, isso é um pega ratão pois quando se pergunta como saber qual ferro é doce, vão dizer para experimentar, na mais pura gozação.
Não existe ferro doce, isso é classificação de brasileiro mesmo, não poderia ser de outro.

Fui fresador ferramenteiro em metalúrgica e fiz muitas matrizes de corte e estampa e sempre temperei metais para isso.
A cementação, se aquece o aço 1010 ou 1020 até ele ficar vermelho alaranjado e jogamos ele dentro do pó de cementação de deixamos ele lá até esfriar, formará uma casca no ferro, mas basta escovar ele que ficará limpo, pois a cementação nada mais é do que agregar carbono no metal e deixar somente uma fina camada dura na superfície do metal que poderá inclusive ser retificado se for necessário.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por CONDOR 2 »

Os primeiros testes:

Em uma lima velha.

Aqueci com maçarico a parte que iria temperar.

Como não tenho termômetro fiz na base do imã,.

Ou seja, quando o ferro ou aço chega na temperatura ideal o imâ já não gruda no material.

Joguei na parafina.

Têmpera razoável.

Fiz o teste de quebra e da lima.

Depois do teste que quebra refiz o processo e reaqueci até a cor bronze.


Segundo teste mergulhado em agua com sal, 60 % sal 40% agua.

Dureza muito boa.

Testes da lima e da quebra, ok.

Tornei á reaquecer na cor bronze quase azulando.

Boa têmpera.

Em lâmina de ferro comum, consegui bons resultados no resfriamento no óleo.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por CONDOR 2 »

A uns anos atras fiz um estudo sobre o cobre.

Tenho que buscar conhecimento sobre materiais ferrosos ainda.

No cobre o aquecimento e resfriamento refaz as moléculas e estas mudam a forma de agrupamento molecular ou seja, quando aquecido ele muda de configuração tipo piramidal para trapezoidal ficando mais maleável e mais condutor.

Quando aquecido e resfriado voltam á serem de estrutura piramidal.

Já material ferroso a granulação deve mudar e muito essa estrutura molecular quando do aquecimento e resfriamento.

Não entendi o porque de a água e sal darem bons resultados assim.

Não tinha ouvido falar nisso.

No caso do Gilberto fiz um teste assim.

Coloquei uma mola de aço no processo e depois da têmpera se eu não reaquecia essa peça se tornava quebradiça.

Com o reaquecimento ao ponto da cor bronze não perdia a têmpera e o material se tornava menos quebradiço.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por LaercioLMB »

Aço mola depois de temperado tem que ser revenido para não quebrar.
Até matrizes de corte, tanto a matriz quanto os punções são revenidos para não quebrarem.


Não sei se há alguma maneira de dar dureza a um metal não ferroso como cobre ou latão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
cbosp
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 9:37 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por cbosp »

Laércio, Condor2, e demais conhecedores,

Essa semana teste um novo aero, e no pouso o trem de pouso entortou (claro que o pouso não foi dos melhores), o trem de pouso é triciclo, a bequilha arame de aço, e as outras duas rodas fixadas numa peça de alumínio.
Minha dúvida, me desculpem pela ignorância nesse assunto, é se é possível temperar (de alguma forma) peças de alumínio. Claro, sem chegar a aquecer tanto que possa derreter o alumínio.
[ ]'s

Cbosp
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por CONDOR 2 »

cbosp escreveu:Laércio, Condor2, e demais conhecedores,

Essa semana teste um novo aero, e no pouso o trem de pouso entortou (claro que o pouso não foi dos melhores), o trem de pouso é triciclo, a bequilha arame de aço, e as outras duas rodas fixadas numa peça de alumínio.
Minha dúvida, me desculpem pela ignorância nesse assunto, é se é possível temperar (de alguma forma) peças de alumínio. Claro, sem chegar a aquecer tanto que possa derreter o alumínio.



cbosp.

Fiz testes com alumínio também.

E pelo que concluí é que o alumínio também muda a estrutura molecular cristalizando e amolecendo.

E o derretimento deve-se acrescentar produtos para que essas se agreguem novamente com temperatura ideal.

Não recomendo temperar alumínio e sim fundi-lo novamente .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Têmpera de materiais, vamos discutir o assunto?

Mensagem por LaercioLMB »

Existem diferentes ligas de alumínio e essas ligas se consegue na fundição do material e é aí que se consegue alumínio mais duro ou mais macio, mas lógico que dependendo das ligas, o alumínio além de ficar mais duro, ficará mais pesado.
O duralumínio é uma mistura de ligas de alumínio, cobre, magnésio, manganês e silício e você pode encontrar ligas de duralumínio em mosquetões de montanhismo.
Temperar alumínio, acho muito difícil pois é um metal não ferroso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder