Quad Copter S500 FR4 e Controladora de Voo Thunder QQ Super - Hobby King

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Quad Copter S500 FR4 e Controladora de Voo Thunder QQ Super - Hobby King

Mensagem por cbbeudo »

Pessoal,

Gostaria de ouvir comentários sobre essa controladora. Alguém aqui do fórum está usando?



Descobri algumas informações sobre ela (Processador e Gyro) em um fórum da Alemanha sobre FPV (http://fpv-community.de/showthread.php? ... Controller):

    32bit STM32F103 controller
    Gyro / ACC of known MPU6050


Além disso, em todos os reviews que li em fóruns fora do Brasil sempre diziam que não há muito o que configurar, basta configurar o ganho e depois calibrar!

A instalação parece ser bem simples:



A abaixo vocês podem ver as fotos dela aberta:





Se alguém puder dar uns pitacos, agradeceria!
Editado pela última vez por cbbeudo em Sex Mai 22, 2015 7:54 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por Indiana Junior »

me pareceu pelas informaçoes , bem similar à cc3d, tb acro naze, processador e giroscospios bons pra brincar a vontade fazer manobras, e pelo que percebi, nao precisa conectar no pc pra configurar, vc acerta na propria plaquinha, so o firmware que nao da pra saber qual seria, mas eles deram um jeito de deixar o mais simples possivel mesmo, tenho certeza que vc vai voar e vai se divertir muito com ela, claro ela nao é o tipo de controladora que trava no ar como se fosse uma naza, mas essa placa ai nao é pra um dr.one de filmagens, e sim pra brincar com mais velocidade, se vc soltar ao vento , vai ser levado, ai vc segura no dedo, mas como falei é pra dar um pouco de velocidade ao ar livre
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por cbbeudo »

Você comentou sobre ficar travada no ar igual a NAZA, mas eu confesso que nem tentei comparar, pois com certeza a Naza vai ser superior!

Concordo com você também na parte de configuração, ela é uma controladora simples e que realmente teve um propósito de ser algo simples e funcional.

Agora, creio que a parte de estabilização (que seria basicamente nivelar o Quad quando eu soltar o comando) ela tenha, já que tem um botão de ganho (GAIN), certo? Por hora essa é a minha maior preocupação...
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por Indiana Junior »

relaxa, vc vai se divertir demais, ate mesmo aquelas antigas kk, black board, estabilizam e nivelam, a diferença é que qt mais rapido o processador mais rapido elas se estabilizam tb, eu tenho ainda daquelas antigas que vc acerta a sensibilidade com a chavinha de fenda q é bem mais lenta que essa ai e mesmo assim da pra brincar a vontade, so uma dica, configura teu radio com dual rate, ai vc aciona pr ficar com comandos mais mansos, pra começar isso é mt importante
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por cbbeudo »

Eu já estava pensando em colocar o Dual Rate mesmo nos três comandos (AIL, ELE e RUD), porém estava na dúvida se iria colocar ou não. Só consegui voar meu heli 450 com "tranquilidade" depois que comecei a usar Dual Rate e Exponencial, antes disso, era sempre um voo mais tenso! Bom, como você também me deu essa dica, pode ter certeza de que vou colocar sim!

Bom, se ela estabiliza, então está tranquilo.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por Indiana Junior »

leme 70%
aileron e profundor 45 %

pros primeiros testes em local sem vento
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por cbbeudo »

Vou dar uma olhada para confirmar como que está a configuração do meu Heli 450 para comparar com a sua sugestão!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por cbbeudo »

Primeiras Impressões

Ontem fiz um hover com o meu Quad e vou tentar postar aqui as primeiras impressões e dicas sobre essa controladora:

Ganho - A minha veio com o botão de ganho no ZERO, sendo assim, os primeiros voos que fiz eu sofri bastante e tive que controlar o quad completamente na mão para não lenhar, pois ele não corrigia nada. Fica praticamente um quad acrobático. Após perceber isso, eu coloquei o ganho em mais ou menos 50% e depois dei uma leve ajustava para mais, chegando a 60% mais ou menos.

Configuração Número de Motores e Receptor - Existem 4 chavinhas do tipo ON/OFF que você regula o tipo do receptor (no meu caso foi standard) e outras duas que configura o número de motores e sua posição no frame (no meu caso configurei X-4 já que os motores são intercalados entre CW e CCW).

Dual Rate e Exponencial - Voar sem esses dois comandos ele fica bem arisco. Eu tenho um rádio Turnigy 9X com o firmware ER9X, então eu configurei para os canais RUD, ELE e AIL 15% de Exponencial e 95% em Dual Rate. Com essa configuração ele ficou bem dócil.

Voo - Como estava ventando e voei apenas no quintal do apartamento, não deu para sentir muito bem o voo. O que percebi é que até 1 metro ele fica subindo e descendo muito, a ponto de quicar no chão. Após 1,5 metros, ele fica bem estável, porém, ventava muito e o vento leva ele para onde quiser e você tem que segurar no dedo. Já o comando do leme ficou BEM TRAVADO, não escapou nenhuma vez.

Vou tentar depois colocar fotos de como ficou a instalação dela no frame para ajudar os demais.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por Indiana Junior »

a sensibilidade do ganho vc tem que ajustar , como te falei, em local sem vento para que vc consiga perceber realmente como ele se comporta, vc ajusta ate ele vibrar um pouquinho qd em planeio ai volta pra ele parar, qd ele estiver ao vento talvez ele vibre um pouco ainda qd da umas rajadas, se vc preferir e nao for fazer fpv deixa assim mesmo, se te incomodar muito vc volta um tiquinho so o botao, o fato de quicar pode ser efeito do vento, por isso mais uma vez os ajustes tem que ser feitos sem vento, o fato de o vento levar ele isso é normal , so com gps pra travar mesmo, mas ai é que é gostoso, vc vai pilotar e nao apenas conduzir o teu quad, eu acho que o pessoal que voa naza com gps, td bem cada um cada um mas eu digo que eles nao pilotam , eles apenas conduzem o quad, se for pra uma filmagem ate é valido pq o que importa é o produto final, mas fora isso.........e ele ficar mt arisco vc vai melhorar é no dual rate mesmo, ja que essa controladora nao tem opçoes de estilo de voo, como a cc3d e outras, ela é simples e simples quer dizer simples, rsss queimando algumas baterias vc se acostuma com as manias dele e fica mais amistoso o voo, no inicio é normal, ok?
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Controladora de Voo - Thunder QQ Super

Mensagem por cbbeudo »

Show de bola! Obrigado pelas dicas Indiana.

Esse valores que você passou:

Indiana Junior escreveu:Leme 70%
Aileron e Profundor 45 %


É para o Dual Rate? Se for, o meu está bem acima disso (95%), motivo pelo qual possa estar bem arisco...
Responder