LaercioLMB escreveu:Cara, não confunda desempenho com esforço.
Essa tabela tosca de conversão de hélice é somente para elas ficarem dentro dos limites do motor e não de desempenho.
Se for comparar desempenho entre hélices a coisa muda muito e são cálculos a serem feitos e não somente uma mera comparação de diâmetro e passo.
Por tanto, uma hélice 10X5 bipá pode ser substituída por uma 9X5 tripá?
Se for para não fazer o motor passar do limite sim, mas se for para aumentar o desempenho ou até equivaler desempenho entre hélices, não.
Vamos supor grotescamente que uma hélice bipá 10X5 precise de 9600 rpm para atingir o seu desempenho máximo, uma 9X5 tripá para atingir o mesmo desempenho precisa de menos rpm do que a 10X5 e somente trocar hélice sem trocar motor não rende.
Sim, Laércio, isso eu já havia entendido nos posts anteriores (que, aliás, sou grato pelas aulas que recebo de todos, inclusive você).
A questão de troca de motorização eu também cogitei, inclusive quando perguntei:
"Usando um motor com menor Kv que o Emax 2215/25 (950Kv) com essa 9x7, ainda conseguiria um vôo lento (salvo devidas limitações), ou melhor descartar o uso da 9x7?" (O 2215/25 seria utilizado com uma 9x5, por isso cogitei pegar um com Kv ainda mais baixo)
Minha duvida é justamente se compensa mesmo usar uma 9x7 (com motor adequado), ou se devo apelar pra algo mais simples, ficando com a 9x5 mesmo. Estou usando o RCCalc para ter uma idéia, mas ainda estou me "re-habituando" às leituras fornecidas e comparando os dados. Na pior das hipoteses coloco à venda o par de 9x7 e invisto em uma Bipá adequada para o Piper (no momento estou focando no Cessna, mas não tem problema).
Muito obrigado, novamente.