Re: Dúvida - Helice Bipá x Tripá
Enviado: Qui Mai 25, 2017 1:21 pm
As baterias 2S existem para isso, combinar kv do motor e passo da hélice.
Se baixar o passo de 7 para 4, verá que a 2S não dará mais conta do recado.
Para você ter uma ideia, estou usando agora um motor pratinha 1300 kv com uma hélice SF 11X4,7 e esse pratinha se colocar uma hélice 9X5 com bateria 3S ele torra e estou usando uma bateria 2S nele.
Por que isso?
Sou fã de modelo escala e construí um Bristol Scout D na escala 1:8 e o diâmetro da hélice para esse modelo seguindo essa escala fica em 10,8 polegadas e optei pela 11.
Usei a SF justamente por ser uma hélice para baixo rpm e por colocar a bateria 2S, o rpm baixou muito, embora ainda ultrapasse 800 rpm do limite da hélice, mas como não uso todo o motor 90% do tempo, esse esforço extra não é contado e o motor desce morno, dentro dos limites de calor dele.
Posso colocar uma hélice de 10 polegadas? Posso, mas esteticamente eu não gostei, mas melhora sim o desempenho do motor, mas o modelo é para voo bem lento mesmo, para voar dentro de ginásio e por isso, não precisei de mais desempenho no motor já que não usarei.
Com a hélice de 10 polegadas ei preciso de meio motor para decolar, já com a de 11 nem chega no meio do curso para o modelo sair do chão.
São diversos fatores que temos que ir usando e nos acostumando e não dispenso os cálculos feitos antes de voar mesmo que os cálculos sejam em planilhas eletrônicas, pois calculando antes, o voo sempre será o esperado e nunca haverá os imprevistos que muitos não sabem identificar o real problema, pois tem na cabeça que o motor e hélice tem empuxo maior que o peso do modelo então tem que voar bem.
Empuxo não faz avião voar.
Se baixar o passo de 7 para 4, verá que a 2S não dará mais conta do recado.
Para você ter uma ideia, estou usando agora um motor pratinha 1300 kv com uma hélice SF 11X4,7 e esse pratinha se colocar uma hélice 9X5 com bateria 3S ele torra e estou usando uma bateria 2S nele.
Por que isso?
Sou fã de modelo escala e construí um Bristol Scout D na escala 1:8 e o diâmetro da hélice para esse modelo seguindo essa escala fica em 10,8 polegadas e optei pela 11.
Usei a SF justamente por ser uma hélice para baixo rpm e por colocar a bateria 2S, o rpm baixou muito, embora ainda ultrapasse 800 rpm do limite da hélice, mas como não uso todo o motor 90% do tempo, esse esforço extra não é contado e o motor desce morno, dentro dos limites de calor dele.
Posso colocar uma hélice de 10 polegadas? Posso, mas esteticamente eu não gostei, mas melhora sim o desempenho do motor, mas o modelo é para voo bem lento mesmo, para voar dentro de ginásio e por isso, não precisei de mais desempenho no motor já que não usarei.
Com a hélice de 10 polegadas ei preciso de meio motor para decolar, já com a de 11 nem chega no meio do curso para o modelo sair do chão.
São diversos fatores que temos que ir usando e nos acostumando e não dispenso os cálculos feitos antes de voar mesmo que os cálculos sejam em planilhas eletrônicas, pois calculando antes, o voo sempre será o esperado e nunca haverá os imprevistos que muitos não sabem identificar o real problema, pois tem na cabeça que o motor e hélice tem empuxo maior que o peso do modelo então tem que voar bem.
Empuxo não faz avião voar.