Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por robertb »

Projeto Finalizado.
Editado pela última vez por robertb em Sex Set 18, 2015 8:22 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por John-Henrique »

Legal, gostei mesmo de ver o Linux entrando neste mercado também.

De cara o preço da Raspberry Pi é alto, mas ela já vem com GPS e cá entre nós, trata-se de um 'micro' (agora sim faz sentido o micro) computador (utilizada em outras aplicações diversas) dai, partindo deste ponto é barata demais, o que pega é a utilidade, para quem quer apenas ter um multi pra se divertir, esta não é a aposta certa, mas como você mesmo disse, daqui a uns anos provavelmente será uma das melhores apostas para uso profissional.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por robertb »

o amigo esta correto, devo fazer funcionar o streeming de vídeo e colocar um super GPS em breve.

mas ficou bom no fim das contas , comandos rápidos, excelente travamento em pos-holt e o 3g excelente e super estável.

vamos ver , vou postando os resultado.

infelizmente só um aviso, não recomendo de forma alguma para iniciantes e intermediários, deu um baita trabalho, agora vejo que era fácil pois sei onde enroscou, mas de primeira é complicadíssimo.

abs
Avatar do usuário
hev
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jun 02, 2015 1:31 pm
Localização: São Paulo

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por hev »

Cara, primeiramente parabéns pelo teu projeto :D !

Há um tempo atrás eu pesquisei sobre controladoras de voo com Arduino, acabei descobrindo que ele era "fraco" para todos
os controles que vc tem de fazer para conseguir deixar o quad voável.

Pergunta: O Emlid já faz todos os controles dos ESC ou é preciso configurar algo?

Abraço!
Para onde vamos, não precisamos de rodas :lol:
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por robertb »

O Emlid Navio+ faz absolutamente tudo que uma PixHawk faz, exatamente igual, depois do Linux configurado corretamente e a shield (emlid Navio+) instalada no raspberry, é como se fosse uma Pixhawk , porem dezenas e dezenas de vezes mais rápida e com mais periféricos.

Eu configurei tudo no mission planner igualzinho uma pixhawk ou APM, após é claro instalar o Linux no raspberry pi e tudo mais.

Abs
Robert
Avatar do usuário
hev
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jun 02, 2015 1:31 pm
Localização: São Paulo

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por hev »

Você pretende fazer stream da camera do Raspberry? Se sim, vai usar Wifi?

Abraço!
Para onde vamos, não precisamos de rodas :lol:
Avatar do usuário
hev
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jun 02, 2015 1:31 pm
Localização: São Paulo

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por hev »

Você pretende fazer stream da camera do Raspberry? Se sim, vai usar Wifi?

Abraço!
Para onde vamos, não precisamos de rodas :lol:
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por cbbeudo »

Algumas perguntas que me deixaram bem curioso.

1) Você precisa aguardar o tempo de inicialização do Linux no Raspberry todas as vezes que espeta a bateria?

2) Após a inicialização, é necessário abrir manualmente o software que faz o controle do Quad ou ele inicializa automático?

3) Por fim, você consegue programar em uma linguagem de programação padrão (Java, C++, etc...) coletando informações dos sensores e enviando informações para os "atuadores" (sei que não é a palavra certo, mas creio que vai dar para entender o meu questionamento)?
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por srocupado »

Respostas:

1) Você precisa aguardar o tempo de inicialização do Linux no Raspberry todas as vezes que espeta a bateria?

R: Sim, mas vc pode colocar uma bateria dedicada para o RPi e acabar com isso, mesmo pq o consumo dele é baixo.

2) Após a inicialização, é necessário abrir manualmente o software que faz o controle do Quad ou ele inicializa automático?

R: Vc pode configurar o RPi para abrir o software automaticamente após o boot. É igual ao "Iniciar ao iniciar o windows".

3) Por fim, você consegue programar em uma linguagem de programação padrão (Java, C++, etc...) coletando informações dos sensores e enviando informações para os "atuadores" (sei que não é a palavra certo, mas creio que vai dar para entender o meu questionamento)?

R: Sim, vc pode usar Python e MAVlink para pegar os dados e processar internamente ou mesmo acionar outros dispositivos remotamente por MAVlink ou até SCP/SSH. Exemplo tosco: Vc pode programar o Quad para voar sobre um local, mediar a temperatura do ar e, se estiver acima de um determinado valor, ele enviar um comando para um irrigador ser acionado por X minutos.

Essa plataforma é MUITO, MUITO funcional.
Parabéns pela montagem, Robert.
Para variar, muito instrutiva e profissional sua abordagem.

Abraços.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por robertb »

projeto finalizado
Editado pela última vez por robertb em Sex Set 18, 2015 8:22 am, em um total de 1 vez.
Responder