Entelagem isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Entelagem isopor

Mensagem por LaercioLMB »

Tinta também pesa, não se iluda que pintando o modelo será mais leve, pois se não cuidar o número de demãos na pintura, o modelo poderá ficar mais pesado do que entelado.
quer um exemplo disso?
Pese uma lata de tinta cheia e depois pese ela vazia.
Vai evaporar o diluente da tinta, mas o diluente não é em tão grande quantidade assim para aliviar muito o peso da tinta depois dela seca.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por John-Henrique »

luuisgomes escreveu:Vi no YouTube , o cara mistura cola branca com tinta a base de água , o resultado pareceu bom pois a cola além de fixar a tinta cria uma camada mais resistente no isopor !
Mais resistente do que o isopor sozinho, mas nunca mais resistente do que uma entelagem com fita ou vinil...
stie
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 11:49 pm
Localização: Magé - RJ

Re: Entelagem isopor

Mensagem por stie »

Sem dúvidas, a entelagem da muita resistência ao aéro mas entelagem com fita eu acho feio e envelopar o avião deve ficar legal vcs sabem sou novo na coisa, eu por enquanto vou testando apesar de tudo acho que vou gostar mais da tinta.

Valeu...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Entelagem isopor

Mensagem por LaercioLMB »

Não mistura as coisas.
No aeromodelismo você está entelando algo e não envelopando.
Se for por isso, terá dificuldades em encontrar o que procura em suas pesquisas.
Envelopar é uma gíria para cobrir uma pintura já existente e no aeromodelo você está cobrindo com algo que fará parte da estrutura do modelo.
Por favor, não traga gírias de outras coisas para o aeromodelismo, isso acaba por confundir muita gente depois com nomes errados das coisas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
otanger
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb Mar 17, 2012 6:04 pm
Localização: Ribeirão Preto

Re: Entelagem isopor

Mensagem por otanger »

Pintei alguns e comoquei verniz ficou top.

Porem nao aconcelho para iniciante. Quebra mais facil sim. Mais afinal acabamento com fita eh trash
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por Kemp »

Pintura não protege o Isopor.

Veja o vídeo
https://youtu.be/q5iFr5Seo8I
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
stie
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 11:49 pm
Localização: Magé - RJ

Re: Entelagem isopor

Mensagem por stie »

Olha peguei uma asa de cessna coloquei varetas de fibra, emacei, lixei e pintei, ficou uma maravilha mas ficou realmente muito fragil o que é um grande problema para um piloto principiante. Então resolvi recorrer a uma outra técnica que pensei que seria muito complicado e não iria dar conta, fui a uma loja e comprei vinil para entelagem, não usei soprador, não usei ferro elétrico, usei apenas uma demão de cola branca diluída numa porção igual de água, apliquei em todas as partes do avião onde iria receber vinil, após secagem usei apenas tesoura,estilete, e um pedaço de pano. Ficou muito bom e vai guentar muita trombada, nem eu acreditei que tinha feito aquilo.

ABRAÇO A TODOS...
Marcelo Andriolo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 11:54 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por Marcelo Andriolo »

Boa tarde,

Apesar de 7 anos depois, estou informando para que aqueles que tenham a mesma duvida, possam saber.....

Para isopor uma boa pedida e após a peca pronta cortada e lixada, passar umas duas mãos de resina 180W a base de agua da Redelease, e só.

Essa resina apesar de ser a base de agua , após seca e resistente a agua e pode inclusive a gosto da pessoa, ser pintada posteriormente.

Ela aumenta a resistência do isopor criando uma película elástica sobre ele, dando uma excelente aderência ao isopor.

Eu particularmente uso isopor P5 e o resultado final e muito bom, inclusive colocando varetas de fibra de carbono ou fibra de vidro aonde necessita maior reforço.

Ela aceita receber também o vinil, colado sobre ela e depois passar ar quente com um secador ou soprador térmico.

Ela pode ser utilizada ao natural, pois e transparente, o que confere ao modelo uma aparência branca e brilhante, impermeabilizando o isopor, tornando o mesmo a prova d'água e lavável.
Marcelo Andriolo
Sorocaba / SP
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por johnny2008 »

Se o vinil é caro, nem vou dar boas dicas!

... Vou sim!

Spray 3M77 e depois finaliza com soprador termico " na manha ".

fui!
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Re: Entelagem isopor

Mensagem por johnny2008 »

stie escreveu:Olha peguei uma asa de cessna coloquei varetas de fibra, emacei, lixei e pintei, ficou uma maravilha mas ficou realmente muito fragil o que é um grande problema para um piloto principiante. Então resolvi recorrer a uma outra técnica que pensei que seria muito complicado e não iria dar conta, fui a uma loja e comprei vinil para entelagem, não usei soprador, não usei ferro elétrico, usei apenas uma demão de cola branca diluída numa porção igual de água, apliquei em todas as partes do avião onde iria receber vinil, após secagem usei apenas tesoura,estilete, e um pedaço de pano. Ficou muito bom e vai guentar muita trombada, nem eu acreditei que tinha feito aquilo.

ABRAÇO A TODOS...


Esquece a cola branca. Só perde tempo e não ajuda a fixar o vinil. ele ja é termo adesivo.

o vinil protege bem o isopor e ajuda a dar uma resistência estrutural.

Não precisa ter soprador térmico profissional. Um secador simples já ajuda no serviço.

antes de entelar, lixe bem o modelo com lixa 180 ou 220 para gesso. uma lixa bem fina.

limpe bem a peça de isopor! aspirador ou se não tiver bate um pano nela tipo espanador p retirar o max do pó .

aplique o vinil e com secador bem aquecendo ele. ajuda uma espatula enrolada em um paninho para ir alisando e ajudando a fixar bem o vinil.

abraços!
Responder