Montando um ZMR250
Re: Montando um ZMR250
Olá pessoal!
Hoje comecei a montar o quad e foi uma experiência bem nova para mim, que nunca tinha lidado com soldagem.
Primeiramente, soldei os ESCs nos motores e testei para qual lado eles estavam girando:
Após me certificar que estavam girando para o lado certo, refiz a soldagem cortando os cabos para que ficassem bem justos:
Testei todos os motores novamente e tudo está funcionando certinho.
Agora, estou perdido em como ligar a mini APM 3.1 na PCB.
Pesquisando na internet, achei dois vídeos tutoriais: um da APM (https://youtu.be/Zv49LdcaLv0?list=PLkO3 ... NUY3LRinm4) e outro da PCB (https://www.youtube.com/watch?v=tzPmDlwrMWg), porém não consegui descobrir ainda como combinar as duas coisas.
No tutorial da PCB diz para ligar o fio amarelo (sinal???) nesse anelzinho perto da ligação + e - do ESC.
Porém, fiquei na dúvida em como conectar depois a APM.
Estou me sentindo muito perdido nessa fase, não sei o que fazer agora.
Alias, estou tão pedido que não sei como ligar (energizar) a APM. Vi que dá para ligar ela com um módulo de força (power module), mas isso é realmente necessário? posso ligar diretamente?
Hoje comecei a montar o quad e foi uma experiência bem nova para mim, que nunca tinha lidado com soldagem.
Primeiramente, soldei os ESCs nos motores e testei para qual lado eles estavam girando:
Após me certificar que estavam girando para o lado certo, refiz a soldagem cortando os cabos para que ficassem bem justos:
Testei todos os motores novamente e tudo está funcionando certinho.
Agora, estou perdido em como ligar a mini APM 3.1 na PCB.
Pesquisando na internet, achei dois vídeos tutoriais: um da APM (https://youtu.be/Zv49LdcaLv0?list=PLkO3 ... NUY3LRinm4) e outro da PCB (https://www.youtube.com/watch?v=tzPmDlwrMWg), porém não consegui descobrir ainda como combinar as duas coisas.
No tutorial da PCB diz para ligar o fio amarelo (sinal???) nesse anelzinho perto da ligação + e - do ESC.
Porém, fiquei na dúvida em como conectar depois a APM.
Estou me sentindo muito perdido nessa fase, não sei o que fazer agora.
Alias, estou tão pedido que não sei como ligar (energizar) a APM. Vi que dá para ligar ela com um módulo de força (power module), mas isso é realmente necessário? posso ligar diretamente?
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Re: Montando um ZMR250
Olá pessoal!
Ainda não consegui achar uma solução para ligar a APM sem o power module.
Pelo que pesquisei, é possível ligando direto no BEC (pelo que entendi, é o fio que sai do ESC), mas também li que não era confiável.
Então, o que pensei foi ligar direto na PCB, ela tem saída de 5v que é usada justamente para isso. Porém, a APM tem um esquema diferente para energizar e não consegui achar um modo de fazer isso.
Para deixar mais claro, peguei uma imagem em que a pessoa usou uma CC3D ligada na PCB e coloquei do lado do esquema da APM Mini:
Veja que na APM há duas entradas +5v e duas Grn e na placa só tem um par.
É realmente necessário ligar as duas?
No youtube, há uma série ótima de vídeos dessa controladora, que até explica três modos de ligar no vídeo 2 da série (https://youtu.be/njrNLWepCbE?list=PLYsW ... IEmyaEregs)
Aos 7m30 segundos ele explica, porém, meu inglês não me permitiu entender exatamente como fazer isso.
Por gentileza, alguém poderia me dar uma sugestão?
Muito obrigado!
Ainda não consegui achar uma solução para ligar a APM sem o power module.
Pelo que pesquisei, é possível ligando direto no BEC (pelo que entendi, é o fio que sai do ESC), mas também li que não era confiável.
Então, o que pensei foi ligar direto na PCB, ela tem saída de 5v que é usada justamente para isso. Porém, a APM tem um esquema diferente para energizar e não consegui achar um modo de fazer isso.
Para deixar mais claro, peguei uma imagem em que a pessoa usou uma CC3D ligada na PCB e coloquei do lado do esquema da APM Mini:
Veja que na APM há duas entradas +5v e duas Grn e na placa só tem um par.
É realmente necessário ligar as duas?
No youtube, há uma série ótima de vídeos dessa controladora, que até explica três modos de ligar no vídeo 2 da série (https://youtu.be/njrNLWepCbE?list=PLYsW ... IEmyaEregs)
Aos 7m30 segundos ele explica, porém, meu inglês não me permitiu entender exatamente como fazer isso.
Por gentileza, alguém poderia me dar uma sugestão?
Muito obrigado!
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- iscarelli
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Re: Montando um ZMR250
Vamos lá, seguindo a ordem do vídeo:
1. Usando um Power Module, que alimenta a APM e fornece informações da bateria (tensão e corrente consumida).
http://copter.ardupilot.com/wp-content/ ... or-top.jpg
2. Usado a saída para os motores, mas os ESCs precisam ter BEC ou usar um externo).
Para esta opção funcionar você precisar soldar o JP2 na placa, mas não monitora a tensão da bateria.
3. Usando a entrada do Power Module mas alimentando com um BEC externo (BAT -> BEC -> Power Module Port), só precisa montar o cabo.
Seus ESCs tem BEC? Se tiver, só soldar o JP2 na placa que quando alimentar os ESCs já vai alimentar a APM.
[]'s
Ismael
1. Usando um Power Module, que alimenta a APM e fornece informações da bateria (tensão e corrente consumida).
http://copter.ardupilot.com/wp-content/ ... or-top.jpg
2. Usado a saída para os motores, mas os ESCs precisam ter BEC ou usar um externo).
Para esta opção funcionar você precisar soldar o JP2 na placa, mas não monitora a tensão da bateria.
3. Usando a entrada do Power Module mas alimentando com um BEC externo (BAT -> BEC -> Power Module Port), só precisa montar o cabo.
Seus ESCs tem BEC? Se tiver, só soldar o JP2 na placa que quando alimentar os ESCs já vai alimentar a APM.
[]'s
Ismael
Re: Montando um ZMR250
Olá Ismael, muito obrigado pela ajuda!
Eu vi as especificações do meu ESC (Emax) e tem sim BEC!
Só que agora minha dúvida é como ligar o ESC na controladora.
Cada ESC tem três fios: positivo-vermelho, negativo-preto e sinal-amarelo (correto?)
Pelo que eu entendi, devo ligar apenas o positivo do motor 1 na controladora para energizá-la, é isso mesmo?
E o que faço com o restante?
Desculpe-me a quantidade de perguntas, é que sou novato no hobby e estou com receio de queimar tudo...
Obrigado novamente,
Pedro.
Eu vi as especificações do meu ESC (Emax) e tem sim BEC!
Só que agora minha dúvida é como ligar o ESC na controladora.
Cada ESC tem três fios: positivo-vermelho, negativo-preto e sinal-amarelo (correto?)
Pelo que eu entendi, devo ligar apenas o positivo do motor 1 na controladora para energizá-la, é isso mesmo?
E o que faço com o restante?
Desculpe-me a quantidade de perguntas, é que sou novato no hobby e estou com receio de queimar tudo...
Obrigado novamente,
Pedro.
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Re: Montando um ZMR250
Pedro,
Você deve ligar o positivo, negativo e sinal do primeiro ESC.
Dos outros você liga somente o negativo e sinal, isolando os outros positivos.
Não se esqueça de soldar o jumper JP2 na placa.
[]'s
Ismael
Você deve ligar o positivo, negativo e sinal do primeiro ESC.
Dos outros você liga somente o negativo e sinal, isolando os outros positivos.
Não se esqueça de soldar o jumper JP2 na placa.
[]'s
Ismael
Re: Montando um ZMR250
Olá pessoal,
Ismael, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
Porém, decidi tentar outra forma antes de ter que soldar a placa para ligar diretamente pelos ESCs.
Como a PCB tem saída de 5v, liguei diretamente os dois cabos diretamente na porta que se ligaria o power module, igual na imagem que postei anteriormente.
E funcionou corretamente!
Depois disso, soldei os fios "sinal" dos ESCs na PCB e testei cada um deles para terminar a ligação. Por fim, coloquei a placa superior do frame:
Tudo estava indo muito bem, a APM esta funcionando corretamente, inclusive o GPS e a bússola (compass), porém, fiz alguma besteira com os ESCs.
Já havia testado eles individualmente e estava tudo OK, porém, após montar tudo, fui calibrá-los e agora eles estão agindo estranhamente.
Para calibrar, eu fiz o esquema de deixar o throttle no máximo e energizar o quad, a APM começou a piscar numa ordem vermelho, amarelo e azul. Daí eu desliguei e liguei de novo sem mexer no rádio e ela passou a piscar azul e vermelho (modo de calibração dos ESCs). Daí em diante, os ESCs começaram a apitar e eu não sei o que fiz que baguncei toda a calibragem.
Agora, os ESCs não entram mais no modo de calibragem com o throttle no máximo. Pelo contrário, só ativam (apitam) quando o throttle está no MEIO e, para piorar, os motores giram para os DOIS LADOS agora.
Ou seja, se abaixo o throttle metade para baixo gira para um lado, se subo, gira para o outro.
Procurei na internet, mas não achei solução. Tem gente que diz que é um modo 3d, mas não sabem como voltar ao normal. Meu problema é semelhante ao relatado nesses posts:
http://forum.flitetest.com/showthread.p ... Mode!-HELP!
http://www.multi-rotor.co.uk/index.php?topic=14000.0
Alguém tem alguma ideia do que posso fazer??? passei horas tentando consertar minha burrada e até agora nada...
Obrigado,
Pedro.
Ismael, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
Porém, decidi tentar outra forma antes de ter que soldar a placa para ligar diretamente pelos ESCs.
Como a PCB tem saída de 5v, liguei diretamente os dois cabos diretamente na porta que se ligaria o power module, igual na imagem que postei anteriormente.
E funcionou corretamente!
Depois disso, soldei os fios "sinal" dos ESCs na PCB e testei cada um deles para terminar a ligação. Por fim, coloquei a placa superior do frame:
Tudo estava indo muito bem, a APM esta funcionando corretamente, inclusive o GPS e a bússola (compass), porém, fiz alguma besteira com os ESCs.
Já havia testado eles individualmente e estava tudo OK, porém, após montar tudo, fui calibrá-los e agora eles estão agindo estranhamente.
Para calibrar, eu fiz o esquema de deixar o throttle no máximo e energizar o quad, a APM começou a piscar numa ordem vermelho, amarelo e azul. Daí eu desliguei e liguei de novo sem mexer no rádio e ela passou a piscar azul e vermelho (modo de calibração dos ESCs). Daí em diante, os ESCs começaram a apitar e eu não sei o que fiz que baguncei toda a calibragem.
Agora, os ESCs não entram mais no modo de calibragem com o throttle no máximo. Pelo contrário, só ativam (apitam) quando o throttle está no MEIO e, para piorar, os motores giram para os DOIS LADOS agora.
Ou seja, se abaixo o throttle metade para baixo gira para um lado, se subo, gira para o outro.
Procurei na internet, mas não achei solução. Tem gente que diz que é um modo 3d, mas não sabem como voltar ao normal. Meu problema é semelhante ao relatado nesses posts:
http://forum.flitetest.com/showthread.p ... Mode!-HELP!
http://www.multi-rotor.co.uk/index.php?topic=14000.0
Alguém tem alguma ideia do que posso fazer??? passei horas tentando consertar minha burrada e até agora nada...
Obrigado,
Pedro.
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Re: Montando um ZMR250
Tentou isso com o ESC direto no receptor (sem APM)?
Restore Factory settings
To restore Factory settings, pull the throttle stick to the bottom position (full Off throttle ) within 1s after entering program mode (Step 1)→Pull the
throttle stick to the top position within 2s, then you will hear a tune, which means that the factory settings have been restored. Pull the throttle stick to the
bottom position within 2s, the ESC is ready with factory settings.
[]'s
Ismael
Restore Factory settings
To restore Factory settings, pull the throttle stick to the bottom position (full Off throttle ) within 1s after entering program mode (Step 1)→Pull the
throttle stick to the top position within 2s, then you will hear a tune, which means that the factory settings have been restored. Pull the throttle stick to the
bottom position within 2s, the ESC is ready with factory settings.
[]'s
Ismael
Re: Montando um ZMR250
Olá Ismael, boa tarde.
Eu tentei sim, mas o ESC não entra mais no modo de programação com o throttle no máximo (procedimento descrito no "Step 1" do manual), na verdade ele não faz absolutamente nada.
A única forma de o ESC dar algum sinal de que está ligado é reduzir o throttle para a metade (50%).
Obrigado!
Pedro.
Eu tentei sim, mas o ESC não entra mais no modo de programação com o throttle no máximo (procedimento descrito no "Step 1" do manual), na verdade ele não faz absolutamente nada.
A única forma de o ESC dar algum sinal de que está ligado é reduzir o throttle para a metade (50%).
Obrigado!
Pedro.
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Re: Montando um ZMR250
phi escreveu:Olá Ismael, boa tarde.
Eu tentei sim, mas o ESC não entra mais no modo de programação com o throttle no máximo (procedimento descrito no "Step 1" do manual), na verdade ele não faz absolutamente nada.
A única forma de o ESC dar algum sinal de que está ligado é reduzir o throttle para a metade (50%).
Obrigado!
Pedro.
Dei uma rápida pesquisada e me parece que a única solução é regravar o firmware dos ESCs, nem aumentando os endpoins o pessoal conseguiu entrar no modo de programação.
https://github.com/bitdump/BLHeli
[]'s
Ismael
Re: Montando um ZMR250
Olá Ismael,
Pelo que pesquisei, também não achei ninguém que tivesse conseguido restaurar sem ser regravando.
Aparentemente, terei que aprender novas habilidades. Partindo para a pesquise de como "flashear" um ESC...
Eu tenho um FTDI Breakout desses em casa:
Comprei (http://www.dx.com/p/ftdi-basic-breakout ... iaDaWPIbVE) porque iria montar outro quad e li que precisaria dele, mas para falar a verdade nem sei para que serve isso.
Será que serve para usar para gravar a firmware no ESC?
Obrigado!
Pedro.
Pelo que pesquisei, também não achei ninguém que tivesse conseguido restaurar sem ser regravando.
Aparentemente, terei que aprender novas habilidades. Partindo para a pesquise de como "flashear" um ESC...
Eu tenho um FTDI Breakout desses em casa:
Comprei (http://www.dx.com/p/ftdi-basic-breakout ... iaDaWPIbVE) porque iria montar outro quad e li que precisaria dele, mas para falar a verdade nem sei para que serve isso.
Será que serve para usar para gravar a firmware no ESC?
Obrigado!
Pedro.
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