Montando um ZMR250

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phi
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá pessoal!

Hoje comecei a montar o quad e foi uma experiência bem nova para mim, que nunca tinha lidado com soldagem. :D
Primeiramente, soldei os ESCs nos motores e testei para qual lado eles estavam girando:



Após me certificar que estavam girando para o lado certo, refiz a soldagem cortando os cabos para que ficassem bem justos:


Testei todos os motores novamente e tudo está funcionando certinho.

Agora, estou perdido em como ligar a mini APM 3.1 na PCB.
Pesquisando na internet, achei dois vídeos tutoriais: um da APM (https://youtu.be/Zv49LdcaLv0?list=PLkO3 ... NUY3LRinm4) e outro da PCB (https://www.youtube.com/watch?v=tzPmDlwrMWg), porém não consegui descobrir ainda como combinar as duas coisas.

No tutorial da PCB diz para ligar o fio amarelo (sinal???) nesse anelzinho perto da ligação + e - do ESC.


Porém, fiquei na dúvida em como conectar depois a APM.
Estou me sentindo muito perdido nessa fase, não sei o que fazer agora.
Alias, estou tão pedido que não sei como ligar (energizar) a APM. Vi que dá para ligar ela com um módulo de força (power module), mas isso é realmente necessário? posso ligar diretamente?
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phi
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá pessoal!

Ainda não consegui achar uma solução para ligar a APM sem o power module.
Pelo que pesquisei, é possível ligando direto no BEC (pelo que entendi, é o fio que sai do ESC), mas também li que não era confiável.

Então, o que pensei foi ligar direto na PCB, ela tem saída de 5v que é usada justamente para isso. Porém, a APM tem um esquema diferente para energizar e não consegui achar um modo de fazer isso.
Para deixar mais claro, peguei uma imagem em que a pessoa usou uma CC3D ligada na PCB e coloquei do lado do esquema da APM Mini:



Veja que na APM há duas entradas +5v e duas Grn e na placa só tem um par.
É realmente necessário ligar as duas?

No youtube, há uma série ótima de vídeos dessa controladora, que até explica três modos de ligar no vídeo 2 da série (https://youtu.be/njrNLWepCbE?list=PLYsW ... IEmyaEregs)
Aos 7m30 segundos ele explica, porém, meu inglês não me permitiu entender exatamente como fazer isso.

Por gentileza, alguém poderia me dar uma sugestão?
Muito obrigado!
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iscarelli
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por iscarelli »

Vamos lá, seguindo a ordem do vídeo:

1. Usando um Power Module, que alimenta a APM e fornece informações da bateria (tensão e corrente consumida).
http://copter.ardupilot.com/wp-content/ ... or-top.jpg

2. Usado a saída para os motores, mas os ESCs precisam ter BEC ou usar um externo).
Para esta opção funcionar você precisar soldar o JP2 na placa, mas não monitora a tensão da bateria.

3. Usando a entrada do Power Module mas alimentando com um BEC externo (BAT -> BEC -> Power Module Port), só precisa montar o cabo.

Seus ESCs tem BEC? Se tiver, só soldar o JP2 na placa que quando alimentar os ESCs já vai alimentar a APM.

[]'s
Ismael
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá Ismael, muito obrigado pela ajuda!

Eu vi as especificações do meu ESC (Emax) e tem sim BEC!
Só que agora minha dúvida é como ligar o ESC na controladora.
Cada ESC tem três fios: positivo-vermelho, negativo-preto e sinal-amarelo (correto?)

Pelo que eu entendi, devo ligar apenas o positivo do motor 1 na controladora para energizá-la, é isso mesmo?
E o que faço com o restante?

Desculpe-me a quantidade de perguntas, é que sou novato no hobby e estou com receio de queimar tudo... :shock:

Obrigado novamente,
Pedro.
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iscarelli
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por iscarelli »

Pedro,

Você deve ligar o positivo, negativo e sinal do primeiro ESC.

Dos outros você liga somente o negativo e sinal, isolando os outros positivos.

Não se esqueça de soldar o jumper JP2 na placa.

[]'s
Ismael
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá pessoal,

Ismael, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
Porém, decidi tentar outra forma antes de ter que soldar a placa para ligar diretamente pelos ESCs.

Como a PCB tem saída de 5v, liguei diretamente os dois cabos diretamente na porta que se ligaria o power module, igual na imagem que postei anteriormente.
E funcionou corretamente!

Depois disso, soldei os fios "sinal" dos ESCs na PCB e testei cada um deles para terminar a ligação. Por fim, coloquei a placa superior do frame:



Tudo estava indo muito bem, a APM esta funcionando corretamente, inclusive o GPS e a bússola (compass), porém, fiz alguma besteira com os ESCs. :|
Já havia testado eles individualmente e estava tudo OK, porém, após montar tudo, fui calibrá-los e agora eles estão agindo estranhamente.

Para calibrar, eu fiz o esquema de deixar o throttle no máximo e energizar o quad, a APM começou a piscar numa ordem vermelho, amarelo e azul. Daí eu desliguei e liguei de novo sem mexer no rádio e ela passou a piscar azul e vermelho (modo de calibração dos ESCs). Daí em diante, os ESCs começaram a apitar e eu não sei o que fiz que baguncei toda a calibragem.

Agora, os ESCs não entram mais no modo de calibragem com o throttle no máximo. Pelo contrário, só ativam (apitam) quando o throttle está no MEIO e, para piorar, os motores giram para os DOIS LADOS agora.
Ou seja, se abaixo o throttle metade para baixo gira para um lado, se subo, gira para o outro.

Procurei na internet, mas não achei solução. Tem gente que diz que é um modo 3d, mas não sabem como voltar ao normal. Meu problema é semelhante ao relatado nesses posts:
http://forum.flitetest.com/showthread.p ... Mode!-HELP!
http://www.multi-rotor.co.uk/index.php?topic=14000.0

Alguém tem alguma ideia do que posso fazer??? passei horas tentando consertar minha burrada e até agora nada...
Obrigado,
Pedro.
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iscarelli
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por iscarelli »

Tentou isso com o ESC direto no receptor (sem APM)?

Restore Factory settings
To restore Factory settings, pull the throttle stick to the bottom position (full Off throttle ) within 1s after entering program mode (Step 1)→Pull the
throttle stick to the top position within 2s, then you will hear a tune, which means that the factory settings have been restored. Pull the throttle stick to the
bottom position within 2s, the ESC is ready with factory settings.

[]'s
Ismael
phi
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá Ismael, boa tarde.

Eu tentei sim, mas o ESC não entra mais no modo de programação com o throttle no máximo (procedimento descrito no "Step 1" do manual), na verdade ele não faz absolutamente nada.
A única forma de o ESC dar algum sinal de que está ligado é reduzir o throttle para a metade (50%).
Obrigado!
Pedro.
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iscarelli
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por iscarelli »

phi escreveu:Olá Ismael, boa tarde.

Eu tentei sim, mas o ESC não entra mais no modo de programação com o throttle no máximo (procedimento descrito no "Step 1" do manual), na verdade ele não faz absolutamente nada.
A única forma de o ESC dar algum sinal de que está ligado é reduzir o throttle para a metade (50%).
Obrigado!
Pedro.


Dei uma rápida pesquisada e me parece que a única solução é regravar o firmware dos ESCs, nem aumentando os endpoins o pessoal conseguiu entrar no modo de programação.

https://github.com/bitdump/BLHeli

[]'s
Ismael
phi
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Re: Montando um ZMR250

Mensagem por phi »

Olá Ismael,

Pelo que pesquisei, também não achei ninguém que tivesse conseguido restaurar sem ser regravando.
Aparentemente, terei que aprender novas habilidades. Partindo para a pesquise de como "flashear" um ESC...

Eu tenho um FTDI Breakout desses em casa:


Comprei (http://www.dx.com/p/ftdi-basic-breakout ... iaDaWPIbVE) porque iria montar outro quad e li que precisaria dele, mas para falar a verdade nem sei para que serve isso.
Será que serve para usar para gravar a firmware no ESC?

Obrigado!
Pedro.
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