Dúvida emax 2805 2840Kv

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
leo_sachetto
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Out 13, 2015 1:15 pm
Localização: Itajubá MG

Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por leo_sachetto »

Olá Galera!

Tenho um emax 2805 2840Kv e uso ele com uma lipo 2s 1000mah e hélice APC 6x4
Estou querendo usar uma lipo 3s 1300mah com a mesma hélice APC 6x4 , mas utilizando o Dual Ratio do transmissor ligado
para reduzir a potencia liberada para 80%, e durante a maior parte do voo usar o stick a no máximo a 70%
Ou seja, no total estarei liberando cerca de 60% da potencia máxima que uma bateria 3s pode fornecer

Pensei o seguinte:
O motor consome 77W com 2s com uma aperagem 11A.. isso para produzir cerca de 340g de empuxo estático.
Se eu for usar uma 3s, para produzir os mesmos 77W (340 de empuxo, mas com Dual Ratio ligado e stick do motor entre 50%e 70%) ele consumirá
7A conforme a fórmula da potencia P= U.I (Potencia = Tensão x Corrente)
77W= 7Vx 11A .... 2s
77W= 11Vx 7A, ..... 3s

É válido esse raciocínio ?
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por rnjorge »

É válido. Mais fácil manter o stick em pouca potência. Nos anos 90 havia uma competição de duração de voo com peso máximo de baterias. Tentava-se de toda maneira diminuir o número de células (NiCad) para ficar mais leve e voar mais, mas o que acabou-se provando melhor foi aumentar a voltagem e diminuir a corrente.

Mas, por que você quer fazer isso? Já considerou o que a diferença de peso vai fazer com seu modelo? Não seria mais prático (e seguro) usar uma 2S com maior capacidade?
Ricardo Jorge
leo_sachetto
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Out 13, 2015 1:15 pm
Localização: Itajubá MG

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por leo_sachetto »

Meu objetivo é aumentar a duração de voo e fazer uns rasantes de curta duração em alta velocidade (pra não fritar o motor).. no final o peso total do aeromodelo é cerca de 30 a 40g a mais.
Fis o estudo de empuxo estático sem sobrecarregar o motor.. com 2s, maximo de 340g e com 3s máximo de 500g sem Dual Ratio e 450g com D/R ligado, ou seja, é o suficiente para fazer a asinha passar igual a um foguete.

Li que algumas pessoas usam esse motor com 3s e hélice 4.1x4.1. Será que com essa configuração a velocidade máxima seja superior à velocidade atingida com 2s / 6x4?
leo_sachetto
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Out 13, 2015 1:15 pm
Localização: Itajubá MG

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por leo_sachetto »

Só não uso uma 2s de maior capacidade pois a verba está curta tmb hehe
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por rnjorge »

Li que algumas pessoas usam esse motor com 3s e hélice 4.1x4.1. Será que com essa configuração a velocidade máxima seja superior à velocidade atingida com 2s / 6x4?


É uma questão de experimentar. Pelo menos assim não corre o risco de "fritar" o motor.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por Indiana Junior »

eu tenho esse motor tb e uso com essa mesma helice, lembrando que o recomendado pra esse motor é realmente 2 s e usar ate mesmo 6x5, mas se usar 3s poderia por uma 5x5, esse motor nao seria pra velocidade, seria para um aero leve nao mt grande, talvez uns 80cm no max e mais lento, eu uso uma 2s de 1300mah, com 70gr +- e nao tem jeito pra aumentar o tempo de voo, é dedo bem levinho, velocidade e boa autonomia é um casal que nao consegue se entender, rsss
marcelodf
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Out 05, 2015 12:50 am
Localização: brasilia - df

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por marcelodf »

já fritei um motor desses usando 3s e 5x5 em um parkjet mkii da hk. cheguei a voar umas 20 vezes até que ele queimou. Outro problema que tive foi o timing do motor, mesmo com timing high ele engasgava algumas vezes. Se for para 3s use hélices de no máximo 4.5x4.5
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por joel4752 »

Indiana Junior...adorei a frase "...velocidade e boa autonomia é um casal que nao consegue se entender..." essa eu não vou esquecer mais...rsrsrs...olha não sei exatamente como contribuir para o topico, mas vou falar da minha experiencia de dar rasante como Leo esta querendo...usei um turnigy 2200 kv, bateria 3s 1500 num jatinho...o motor esquentava demais...chegava a pelar os dedos...depois de um tempo troquei o motor e resolveu o aquecimento e um pouco o consumo...mas o casal ainda não se entendia direito (velocidade e autonomia)... dai modifiquei as asas do jatinho pra ter maior sustentaçao e ficou legal...dou umas passagens rapidas e depois umas passagens planando o tanto quanto possivel...dai o casal esta em paz. Deem uma olhada no video...um abraço.

https://www.youtube.com/watch?v=iET3PJxBYAA
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por Indiana Junior »

joel , esse teu modelinho tava muito bonito, deu dó, mas achei ele um pouco fraco e lento me pareceu q ele nao conseguiu fazer bem a curva, bateria no fim e nao teve força pra reagir, mesmo assim, sempre vale a pena ne, rss, eu tenho um motor que usava numa zagui de 90cm é um 2822 de 2600kv que puxa 25A, eu voava com uma nanotech de 2200, mas tenho certeza que daria pra por uma de 2800, ai teria uma autonomia melhor creio que daria quase 15 min, o normal pra um aero mais veloz fica por volta de 10 minutos, mais que isso agente acaba cansando por conta da tensao, mas é isso, abraço.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 770
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Dúvida emax 2805 2840Kv

Mensagem por ricardovasc »

Quanto ao timing do ESC, devo configurar em relação ao RPM final ou já pela quantidade de KV já dá pra saber como configurar?
Responder