Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
leo_sachetto
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Out 13, 2015 1:15 pm
Localização: Itajubá MG

Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por leo_sachetto »

Galera, estou com uma lipo 2s 300mah que usarei com um micro brushless c10. E estou com dúvidas sobre a recarga dela
O limite de recarga de acordo com o fabricante é uma recarga de 2C ou seja 0,3A.2=0,6A ou seja 600mah
tenho um carregador da hobbyking de 2s e 3s mas ele libera 800mah = 0,8A por célula, e a recargaé feita usando somente aquele cabo de balanceamento.

A minha dúvida é: posso colocar um resistor em 2 dos 3 cabos de balanceamento (um para cada célula) para reduzir a amperagem para 600mah?
Pensei da seguinte forma: A carga de 2s ocorre a 8,5V ou seja, 4,25V por célula. Considerando a corrente 0,8A temos a resistência do carregamento : R= U/I =4,25/0,8 = 5,31 ohms em cada célula
Como eu quero 0,6A, A resistencia rwria que ser
R=4,25/0,6 = 7,08 ohms em cada célula
Ou seja teria que aumentar cerca de 1,8 ohms a resistência de cada célula. Para isso colocaria um resistor de 1,7 a 2 ohms em 2 cabos do balanceador.
É possível fazer isso?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por Abib »

Resistor limita tensão ou corrente?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13842
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por LaercioLMB »

Ao aumentar a resistência, você só diminui a tensão e não a corrente.
O correto de se recarregar uma bateria LIPO é a 0,7C, não mais que isso.
Suportar uma determinada carga não significa que possamos usar isso o tempo todo.
É o mesmo que você conseguir levantar 100 kg.
Pode levantar esse peso, mas se tiver que levantar esse peso o tempo todo, logo irá abrir as pernas e não aguentar mais. Mas se ao invés de levantar os 100 kg, levantar somente 40 kg, irá conseguir trabalhar por muito mais tempo sem cansar.
Não devemos confundir limite com trabalho constante.
Suportar uma carga de 2C, significa que em caso de real necessidade, podemos sim recarregar a 2C, mas se fizermos isso constantemente, logo a bateria não irá aguentar.
Sempre que vejo uma LIPO inchada, já imagino que se não for por recargas altas constantes, é por subdimensionamento onde ela está sendo usada.
Bateria LIPO não incha se usada dentro de seus limites lógicos, não extremos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Mario976
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 10, 2015 11:30 pm
Localização: Paraná

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por Mario976 »

Boa tarde, não é bem assim Sr. Laércio, eu já usei o resistor 1R2, acho que 2W, para limitar a corrente, quando queimei meu carregador, usei uma fonte 12V 2a, para carregar pelo XT60, "não recomendo para quem não têm conhecimento em eletricidade, e ainda afirmo que não balanceia as células", esse tipo de resistor têm resistência baixa, a função é de realmente limitar a corrente, ....... quanto ao resistor que o Sr. Leo_sacheto deseja, acredito que seria um de 0,1W, pois 4,2v X ,3a = 1,26 W, pode ser que eu esteja errado, por que o meu campo de trabalho não é eletrônica, mas sim eletricidade. Até mesmo, essa forma de carregar de bateria, eu aprendi vendo vídeos do Youtube, e não no meu conhecimento profissional, sem mais, espero ter contribuído.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13842
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por LaercioLMB »

Tem certeza disso?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Mario976
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 10, 2015 11:30 pm
Localização: Paraná

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por Mario976 »

Sim, eu já usei esse sistema! Agora quanto a potência do resistor que ele deve usar não, realmente eletrônica não é meu forte, mas um detalhe que esqueci de mencionar o resistor tem que ser de fio.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13842
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por LaercioLMB »

Resistor diminui tensão e não corrente.
Resistor de fio é pela corrente ser elevada e ele poder suportar tal corrente que passa por ele.
Limitar corrente não é algo simples a um resistor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Mario976
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 10, 2015 11:30 pm
Localização: Paraná

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por Mario976 »

O resistores podem ser usados como limitadores de corrente, mas a sua afirmação não está errada pois o resistor transforma energia elétrica em térmica, e toda a resistência causa um d.d.p., logo vai haver uma queda de tensão, neste caso o resistor têm uma resistência de 1,2 ohm +/- 10%, influenciando pouco na V.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por CONDOR 2 »

leo_sachetto escreveu:Galera, estou com uma lipo 2s 300mah que usarei com um micro brushless c10. E estou com dúvidas sobre a recarga dela
O limite de recarga de acordo com o fabricante é uma recarga de 2C ou seja 0,3A.2=0,6A ou seja 600mah
tenho um carregador da hobbyking de 2s e 3s mas ele libera 800mah = 0,8A por célula, e a recargaé feita usando somente aquele cabo de balanceamento.

A minha dúvida é: posso colocar um resistor em 2 dos 3 cabos de balanceamento (um para cada célula) para reduzir a amperagem para 600mah?
Pensei da seguinte forma: A carga de 2s ocorre a 8,5V ou seja, 4,25V por célula. Considerando a corrente 0,8A temos a resistência do carregamento : R= U/I =4,25/0,8 = 5,31 ohms em cada célula
Como eu quero 0,6A, A resistencia rwria que ser
R=4,25/0,6 = 7,08 ohms em cada célula
Ou seja teria que aumentar cerca de 1,8 ohms a resistência de cada célula. Para isso colocaria um resistor de 1,7 a 2 ohms em 2 cabos do balanceador.
É possível fazer isso?


Não, não pode.

Além do mais existem carregadores próprios para essas baterias.

Eles dosam a corrente de acordo com o programado, com a tensão e corrente necessária.

Carregue sempre com 70 % do valor dela em C.

Se colocar resistores você terá uma diminuição da corrente e também haverá uma queda de tensão. também nesse caso, o que não é aconselhável.

Não inventa moda que suas baterias irão para o vinagre logo logo.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Dúvida: Carregar lipo 2s 300mah

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezados ! sem entrar no mérito se pode ou não fazer isso ou aquilo, o resistor é um componente para reduzir a corrente elétrica, a redução de tensão acontece em consequência disso, tanto que se você medir a tensão de uma bateria colocando em série com a ponta de prova qualquer resistor não será notada queda de tensão, pois não há corrente . . . um ótimo Domingo à todos.
Responder