Página 1 de 3

Verificação do CG

Enviado: Qua Dez 16, 2015 11:20 pm
por Bivo
Recentemente montei um MXS-R. O vendedor do kit (isopor) me informa que o CG é a 8,4cm do bordo de ataque. Quando faço a verificação do CG apoiando o avião na marcação de 8,4cm próximo da fuselagem, percebo que ele está com tendencia de baixar o nariz, mas quando faço a verificação pela ponta da asa ele está com peso cauda!

Enfim, qual é o procedimento mais adequado para verificar o CG de um modelo como esse?


Asa baixa

Envegadura: 1,35

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 8:45 am
por Douglas Lenz
Bivo

Algumas considerações grosseiras, de vida, de prática, (a teoria irá te oferecer um sem número de informações).

Na prática: todo aeromodelo tem que ter um caída de nariz quando elevado com os dedos indicadores a mais ou menos um terço da corda da asa. Se não cair de nariz desloca a bateria ou coloca um pesinho.

Existem pessos que dizem que CG bom é zerado, que tu eleva o modelo e ele tem que ficar paradinho sem cair nariz nem cauda... ERRADO e tu verás na hora que tirar motor que o modelo tende ao stoll e fica uma M de pousar.

Lembre~se que o peso de nariz que será o "motor" do modelo para mante-lo em voo quando o motor estiver em marcha lenta ou sem aceleração.

Quanto a tua dúvida, presta atenção na tua asa, pode ser que ela seja elíptica e tu ache que está colocando o dedo no "mesmo" lugar tanto próximo a fuselagem como quanto coloca o dedo na ponta de asa. A melhor fórmula ainda é o bom e velho 1/3 do bordo de ataque para o bordo de fuga, divida mentalmente a asa em 3 partes coloca os dedos no primeiro terço dela e levanta o aero.

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 11:34 am
por rnjorge
O CG normalmente é medido na raiz da asa (wing root), e o ideal é usar um suporte para apoiar as asas (dois lápis com pontas de borracha presos a uma base funcionam bem). Os dedos têm uma superfície de contato grande demais para se saber com certeza onde está o ponto de equilíbrio. Fora isso, concordo com o Douglas: um CG um pouco para frente é melhor que um pouco para trás, pelo menos nos primeiros voos.

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 1:06 pm
por LaercioLMB
rnjorge escreveu:O CG normalmente é medido na raiz da asa (wing root), e o ideal é usar um suporte para apoiar as asas (dois lápis com pontas de borracha presos a uma base funcionam bem). Os dedos têm uma superfície de contato grande demais para se saber com certeza onde está o ponto de equilíbrio. Fora isso, concordo com o Douglas: um CG um pouco para frente é melhor que um pouco para trás, pelo menos nos primeiros voos.



Não, nunca foi e nunca vai ser.
O CG é verificado na corda média de uma asa e nunca na raiz de uma asa, seja ela elíptica, trapezoidal ou mista.
Somente uma asa retangular é que se pode verificar o CG a partir da raiz da asa.
Todo aeromodelo tem que ter o nariz levemente baixo como o Douglas falou e citou o motivo disso, pois falar simplesmente não adianta e ele justificou perfeitamente o motivo do nariz ser ligeiramente baixo em relação ao equilíbrio do aeromodelo.
Quer verificar o CG em uma asa elíptica a partir da raiz da asa?
Pode, mas nunca será nem perto de 1/3 da corda da asa, pelo motivo que já citei antes, corda média não é igual a corda da raiz, é inferior a corda da raiz principalmente em uma asa elíptica.
Sendo assim, teremos que ir ajustando o CG na tentativa de erro até o acerto, o que nos rouba muito tempo de ajuste em voo até acertar o equilíbrio correto.

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 2:28 pm
por rnjorge
Não, nunca foi e nunca vai ser.
O CG é verificado na corda média de uma asa e nunca na raiz de uma asa, seja ela elíptica, trapezoidal ou mista.
Somente uma asa retangular é que se pode verificar o CG a partir da raiz da asa.
Todo aeromodelo tem que ter o nariz levemente baixo como o Douglas falou e citou o motivo disso, pois falar simplesmente não adianta e ele justificou perfeitamente o motivo do nariz ser ligeiramente baixo em relação ao equilíbrio do aeromodelo.
Quer verificar o CG em uma asa elíptica a partir da raiz da asa?
Pode, mas nunca será nem perto de 1/3 da corda da asa, pelo motivo que já citei antes, corda média não é igual a corda da raiz, é inferior a corda da raiz principalmente em uma asa elíptica.
Sendo assim, teremos que ir ajustando o CG na tentativa de erro até o acerto, o que nos rouba muito tempo de ajuste em voo até acertar o equilíbrio correto.


Vou me explicar melhor: Na maioria das plantas, o CG que está marcado é medido na raiz da asa.
Com certeza já viu isso dito em inúmeros lugares.
Não estou falando do "cálculo" do CG. Isso já está dito.
Como ele disse que o fabricante sugeria "tantos centímetros do bordo de ataque", isso normalmente significa na raiz da asa.
Em nenhum momento eu falei de 1/3 da corda, nem de asas elípticas ou trapezoidais ou retangulares.

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 4:19 pm
por Bivo
Enfim, estou entendendo "corda média" como sendo o meio da asa entre a ponta e a raiz.
Dessa maneira faço a verificação do CG apoiando a asa nesse ponto.
É isso?

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 4:31 pm
por Farleytufao
Antes de mais nada, qual o formato da asa do seu Aeromodelo?

E corda média é uma corda que é calculada levando em conta a diferença entre a corda da Raiz e da ponta da asa.

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 4:47 pm
por Kvra
nunca tive um asa baixa e nem mesmo voei um, mas o que vejo meus amigos fazendo é verificar o cg com o avião de cabeça para baixo. Não sei explicar o motivo ou mesmo se é o correto. Alguém com maior entendimento poderia nos explicar sobre isso?

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 4:50 pm
por Bivo
Minha asa é trapezoidal.

Re: Verificação do CG

Enviado: Qui Dez 17, 2015 4:55 pm
por Farleytufao
então é o seguinte, Voce tem que colocar a medida da corda centra acima e abaixo da corda da ponta, e colocar a medida da corda da ponta na corda do centro.

Com estas marcações, fazer um "X" e encontrar a corda média. e a partir daí fazer o calculo do CG.