12 Canais no Radio também? (1 CPPM + 4 PWM)

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
andress
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Out 02, 2015 6:28 pm
Localização: Dracena

12 Canais no Radio também? (1 CPPM + 4 PWM)

Mensagem por andress »

Olá,

Atualizei o firmware do meu RX D8R II - Plus FrSky, então agora possuo 1 canal CPPM, 1 RSSI e 4 canais PWM, totalizando 12 canais.

A minha dúvida é: possuo um rádio FlySky Fs-Th9X com OpenTx 2.0. No rádio também irá funcionar 12 canais (1 CPPM = 8 canais na controladora / 4 PWM = com 4 servos) ?

Obs: O Rádio FlySky Fs-Th9X originalmente suporta 8 canais, por isso a pergunta.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: 12 Canais no Radio também? (1 CPPM + 4 PWM)

Mensagem por Hidden »

Amigo, não conheço esse upgrade do firmware a que você se refere, mas imagino que vise deixar o D8R II PLUS igual ao D8R-XP, que já vem com as saídas RSSI e CPPM habilitadas.

Se for este o caso, ele continua sendo um RX de 8 canais mesmo, neste caso as 4 saídas convencionais que ficam livres equivalem normalmente aos canais 5,6,7 e 8, ou seja, o mesmo sinal que estiver sendo enviado ao canal 5 estará presente na saída PPM e na saída pwm do quinto canal.

Para ter mais de 8 canais com o sistema FrSky, você precisa de um módulo transmissor com o protocolo D16 e um receptor da linha X como o X8R por exemplo, este receptor permite controlar 16 canais através da saída S-Bus, sendo que os 8 primeiros canais (1 a 8 ) possuem a saída pwm.

O protocolo D16 vai além aliás, permite bindar 2 receptores (são definidos como RX1 e RX2 durante o bind) podendo então controlar 32 canais através das duas portas S-Bus, obviamente precisa do firmware adequado no rádio, como o firmware do Taranis por exemplo.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder