Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
Pra quem não valoriza, saiba que a Itália produziu belos aviões, incluindo excelentes motores aeronáuticos. Agora um curioso Canard Pusher o Ambrosini SS4 http://www.aviastar.org/air/italy/ambrosini_ss-4.php
duro porém voando
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13807
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
Um ótimo tópico com boas histórias.
Esses aviões antigos são ótimos para se fazer em escala detalhada, pois são simples e os detalhes não agregam muito peso extra como nos caças da segunda guerra.
Estou no Momento fazendo um Bristol Scout D onde até molas no trem de pouso tem igual ao original e a escala é 1:8, ou seja, não precisa ser grandão para ter detalhes.
Esses aviões antigos são ótimos para se fazer em escala detalhada, pois são simples e os detalhes não agregam muito peso extra como nos caças da segunda guerra.
Estou no Momento fazendo um Bristol Scout D onde até molas no trem de pouso tem igual ao original e a escala é 1:8, ou seja, não precisa ser grandão para ter detalhes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
Obrigado Laercio, favor Postar o Bristol tenho certeza que vai ser show e aqui um caça Polonês PZL P.7 A Este estilo caça foi projetado na década de 30 apesar de obsoleto na guerra, obteve várias vitórias antes da conquista da Alemanha https://en.wikipedia.org/wiki/PZL_P.7
duro porém voando
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
Reggiane 2005 Sagitario Esse caça italiano demorou pra sair do forno mas era superior em velocidade aos P51D, SPITFIRE XIV, BF 109G Usando um motor Alemão DAIMELER BENZ DB 601A-1
Esse magnífico motor de v12 injeção direta de combustível, 30 litros e 1250hp foi fabricado sob licença até no japão e obteve seu rendimento superior no Reggiane 2005 foi utilizado:
https://en.wikipedia.org/wiki/Daimler-Benz_DB_601
CANSA FC.20
Dornier Do 215
Heinkel He 100
Henschel Hs 130A-0
Kawasaki Ki-60
Messerschmitt Bf 109
Messerschmitt Bf 110
Messerschmitt Me 210
Savoia-Marchetti SM.88
DB 606Heinkel He 119
Heinkel He 177
Messerschmitt Me 261
Licensees[edit]
Aichi AtsutaAichi M6A
Yokosuka D4Y
Alfa Romeo RA 1000 RC 41Macchi C.202
Reggiane Re.2001
Kawasaki Ha-40Kawasaki Ki-61
Sobre o Reggiane 2005 https://en.wikipedia.org/wiki/Reggiane_Re.2005
Esse magnífico motor de v12 injeção direta de combustível, 30 litros e 1250hp foi fabricado sob licença até no japão e obteve seu rendimento superior no Reggiane 2005 foi utilizado:
https://en.wikipedia.org/wiki/Daimler-Benz_DB_601
CANSA FC.20
Dornier Do 215
Heinkel He 100
Henschel Hs 130A-0
Kawasaki Ki-60
Messerschmitt Bf 109
Messerschmitt Bf 110
Messerschmitt Me 210
Savoia-Marchetti SM.88
DB 606Heinkel He 119
Heinkel He 177
Messerschmitt Me 261
Licensees[edit]
Aichi AtsutaAichi M6A
Yokosuka D4Y
Alfa Romeo RA 1000 RC 41Macchi C.202
Reggiane Re.2001
Kawasaki Ha-40Kawasaki Ki-61
Sobre o Reggiane 2005 https://en.wikipedia.org/wiki/Reggiane_Re.2005
duro porém voando
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
Fiat CR42 Falco Biplano Italiano
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_CR.42
O Fiat CR.42 Falco ("Falcão") foi um caça biplano que serviu principalmente a Regia Aeronautica Italiana (Real Força Aérea Italiana) durante a Segunda Guerra Mundial. Esta aeronave foi produzida pela Fiat, com base no anterior CR.32, e entrou em serviço em diversas forças aéreas, nomeadamente a da Bélgica, Suécia e Hungria. Com mais de 1 800 exemplares construídos, foi a aeronave italiana mais produzida a participar na Segunda Guerra Mundial.[nota 3] O CR.42 Falco foi o ultimo caça biplano a ser construído pela Fiat, representando a classe dos biplanos ao nível mais avançado. A sua asa inferior, que era ligeiramente mais curta que a asa de cima, fazia com que o avião se torna-se mais resistente e muito mais manobrável, inovação alvo de elogios por parte de muitos pilotos.
A RAF andou sempre de olhos postos neste biplano devido à sua excelente facilidade de manobras, chegando a declarar que "este avião era de uma força excepcional"[nota 4] , embora tivesse poucas chances de vitória contra aviões monoplanos mais rápidos e com melhor armamento[nota 5] . A sua melhor performance foi às mãos da Força Aérea Húngara, na Frente Oriental, onde alcançaram o feito de perder um único avião para cada 12 russos que abatiam.[nota 6] Participou na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial, e foi usado pela Força Aérea Espanhola até 1948, até ser relegado a função de treinamento[2] .
Índice [esconder]
1 Variantes
2 Ver Também
3 Notas 3.1 Bibliografia
4 Referências
Variantes[editar | editar código-fonte]
Translation Latin Alphabet.svg
Esta seção está a ser traduzida de «Fiat CR.42#Variants» na Wikipédia em inglês (desde janeiro de 2016). Ajude e colabore com a tradução.
CR.42
CR.42 Egeo
CR.42AS
CR.42B (também conhecido como CR.42DB)
CR.42bis
CR.42CN
CR.42ter
ICR.42
CR.42LW
CR.42 "Bombe Alari"
CR.42 (biposto)
CR.42DB
Tipo / Missão Caça
País de origem Reino da Itália
Fabricante Fiat
Período de produção fevereiro de 1939 a final de 1943
Quantidade produzida 1817-1819[nota 1] [nota 2] unidade(s)
Primeiro voo em 23 de maio de 1938 (77 anos)
Introduzido em 1939
Aposentado em 1948 - Força Aérea Espanhola[1]
Variantes ver seção "Variantes"
Tripulação 1
Especificações
Dimensões
Comprimento 8,25 m (27,1 ft)
Envergadura 9,70 m (31,8 ft)
Altura 3,585 m (11,8 ft)
Área das asas 22,4 m² (241 ft²)
Peso(s)
Peso vazio 1 782 kg (3 930 lb)
Peso carregado 2 295 kg (5 060 lb)
Propulsão
Motor(es) 1 x motor radial a pistão de quatorze cilindros Fiat A.74 RC38 refrigerado a ar
Potência (por motor) 840 hp (626 kW)
Performance
Velocidade máxima 441 km/h (238 kn)
Velocidade de cruzeiro 399 km/h (215 kn)
Alcance (MTOW) 780 km (485 mi)
Teto máximo 10 210 m (33 500 ft)
Razão de subida 11.8 m/s
Armamentos
Metralhadoras / Canhões Primeiras séries: 1 x metralhadora Breda SAFAT de 7,7 mm (0,303 in)
Últimas séries: 2 x metralhadoras Breda SAFAT de 12,7 mm (0,500 in)
2 x metralhadoras sob as asas de 12,7 mm (0,50 in)
Bombas 200 kg (441 lb) em dois pontos duros
O Fiat CR.42 Falco ("Falcão") foi um caça biplano que serviu principalmente a Regia Aeronautica Italiana (Real Força Aérea
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_CR.42
O Fiat CR.42 Falco ("Falcão") foi um caça biplano que serviu principalmente a Regia Aeronautica Italiana (Real Força Aérea Italiana) durante a Segunda Guerra Mundial. Esta aeronave foi produzida pela Fiat, com base no anterior CR.32, e entrou em serviço em diversas forças aéreas, nomeadamente a da Bélgica, Suécia e Hungria. Com mais de 1 800 exemplares construídos, foi a aeronave italiana mais produzida a participar na Segunda Guerra Mundial.[nota 3] O CR.42 Falco foi o ultimo caça biplano a ser construído pela Fiat, representando a classe dos biplanos ao nível mais avançado. A sua asa inferior, que era ligeiramente mais curta que a asa de cima, fazia com que o avião se torna-se mais resistente e muito mais manobrável, inovação alvo de elogios por parte de muitos pilotos.
A RAF andou sempre de olhos postos neste biplano devido à sua excelente facilidade de manobras, chegando a declarar que "este avião era de uma força excepcional"[nota 4] , embora tivesse poucas chances de vitória contra aviões monoplanos mais rápidos e com melhor armamento[nota 5] . A sua melhor performance foi às mãos da Força Aérea Húngara, na Frente Oriental, onde alcançaram o feito de perder um único avião para cada 12 russos que abatiam.[nota 6] Participou na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial, e foi usado pela Força Aérea Espanhola até 1948, até ser relegado a função de treinamento[2] .
Índice [esconder]
1 Variantes
2 Ver Também
3 Notas 3.1 Bibliografia
4 Referências
Variantes[editar | editar código-fonte]
Translation Latin Alphabet.svg
Esta seção está a ser traduzida de «Fiat CR.42#Variants» na Wikipédia em inglês (desde janeiro de 2016). Ajude e colabore com a tradução.
CR.42
CR.42 Egeo
CR.42AS
CR.42B (também conhecido como CR.42DB)
CR.42bis
CR.42CN
CR.42ter
ICR.42
CR.42LW
CR.42 "Bombe Alari"
CR.42 (biposto)
CR.42DB
Tipo / Missão Caça
País de origem Reino da Itália
Fabricante Fiat
Período de produção fevereiro de 1939 a final de 1943
Quantidade produzida 1817-1819[nota 1] [nota 2] unidade(s)
Primeiro voo em 23 de maio de 1938 (77 anos)
Introduzido em 1939
Aposentado em 1948 - Força Aérea Espanhola[1]
Variantes ver seção "Variantes"
Tripulação 1
Especificações
Dimensões
Comprimento 8,25 m (27,1 ft)
Envergadura 9,70 m (31,8 ft)
Altura 3,585 m (11,8 ft)
Área das asas 22,4 m² (241 ft²)
Peso(s)
Peso vazio 1 782 kg (3 930 lb)
Peso carregado 2 295 kg (5 060 lb)
Propulsão
Motor(es) 1 x motor radial a pistão de quatorze cilindros Fiat A.74 RC38 refrigerado a ar
Potência (por motor) 840 hp (626 kW)
Performance
Velocidade máxima 441 km/h (238 kn)
Velocidade de cruzeiro 399 km/h (215 kn)
Alcance (MTOW) 780 km (485 mi)
Teto máximo 10 210 m (33 500 ft)
Razão de subida 11.8 m/s
Armamentos
Metralhadoras / Canhões Primeiras séries: 1 x metralhadora Breda SAFAT de 7,7 mm (0,303 in)
Últimas séries: 2 x metralhadoras Breda SAFAT de 12,7 mm (0,500 in)
2 x metralhadoras sob as asas de 12,7 mm (0,50 in)
Bombas 200 kg (441 lb) em dois pontos duros
O Fiat CR.42 Falco ("Falcão") foi um caça biplano que serviu principalmente a Regia Aeronautica Italiana (Real Força Aérea
duro porém voando
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
]
https://en.wikipedia.org/wiki/Ambrosini_SAI.403
https://en.wikipedia.org/wiki/Isotta_Fraschini_Delta
Caça Italiano que também chegou tarde demais na guerra próximo no armistício, mais era um excelente avião. apenas o motor por ser refrigerado a ar eventualmente tinha problemas de arrefecimento nos últimos cilindros um v-12 invertido em linha que chegou a 900 hp de potência
https://en.wikipedia.org/wiki/Ambrosini_SAI.403
https://en.wikipedia.org/wiki/Isotta_Fraschini_Delta
Caça Italiano que também chegou tarde demais na guerra próximo no armistício, mais era um excelente avião. apenas o motor por ser refrigerado a ar eventualmente tinha problemas de arrefecimento nos últimos cilindros um v-12 invertido em linha que chegou a 900 hp de potência
duro porém voando
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
duro porém voando
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
Macchi C.202
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Macchi_C.202
Protótipo C.202 revisto e camuflado de trás, mostrando a hélice de três lâminas e perfil de asa
O Macchi C.202 Folgore (em italiano, "trovão") foi um caça da Segunda Guerra Mundial, produzido pela Macchi Aeronautica e operado pela Regia Aeronautica (Real Força Aérea Italiana). Os projetos Macchi desenhados por Mario Castoldi recebiam a letra "C" na sua designação, sendo então o Folgore referido como C.202. Considerado um dos melhores caças utilizados pelo Eixo, o C.202 era um desenvolvimento do Macchi C.200 Saetta, porém com um motor mais potente, o V12 DB 601 da Daimler-Benz[1] . Indubitavelmente o melhor caça usado em larga escala pela Regia Aeronautica[2] , o Folgore operou em todas as frentes nas quais a Itália estava envolvida[3] . Porém, ele tinha vários problemas, sendo que o principal era seu armamento escasso, composto apenas por um par de metralhadoras Breda-SAFAT 12,7 mm montado acima do motor e outro par de Breda-SAFAT 7,7 mm montado nas asas. Também tinha baixa eficiência em altitudes acima de 6500 m, mas sendo excelente em altitudes abaixo desse número. Serviu de base para o Macchi C.205, que levava um motor DB 605 mais potente e um par de canhões de 20 mm.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
Angelucci, Enzo and Paolo Matricardi. World Aircraft: World War II, Volume I (Sampson Low Guides). Maidenhead, Reino Unido: Sampson Low, 1978. ISBN 978-0528881701
Matricardi, Paolo. Aerei Militari: Caccia e Ricognitori (em italiano). Milão, Itália: Mondadori Electa Editore, 2006
Mondey, David. The Hamlyn Concise Guide to Axis Aircraft of World War II. Londres: Bounty Books, 2006. ISBN 0-753714-60-4
Referências
1.Ir para cima ↑ Angelucci and Matricardi 1978, p. 219.
2.Ir para cima ↑ Mondey 2006, p. 155.
3.Ir para cima ↑ Matricardi 2006, pp. 70–71.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Macchi_C.202
Protótipo C.202 revisto e camuflado de trás, mostrando a hélice de três lâminas e perfil de asa
O Macchi C.202 Folgore (em italiano, "trovão") foi um caça da Segunda Guerra Mundial, produzido pela Macchi Aeronautica e operado pela Regia Aeronautica (Real Força Aérea Italiana). Os projetos Macchi desenhados por Mario Castoldi recebiam a letra "C" na sua designação, sendo então o Folgore referido como C.202. Considerado um dos melhores caças utilizados pelo Eixo, o C.202 era um desenvolvimento do Macchi C.200 Saetta, porém com um motor mais potente, o V12 DB 601 da Daimler-Benz[1] . Indubitavelmente o melhor caça usado em larga escala pela Regia Aeronautica[2] , o Folgore operou em todas as frentes nas quais a Itália estava envolvida[3] . Porém, ele tinha vários problemas, sendo que o principal era seu armamento escasso, composto apenas por um par de metralhadoras Breda-SAFAT 12,7 mm montado acima do motor e outro par de Breda-SAFAT 7,7 mm montado nas asas. Também tinha baixa eficiência em altitudes acima de 6500 m, mas sendo excelente em altitudes abaixo desse número. Serviu de base para o Macchi C.205, que levava um motor DB 605 mais potente e um par de canhões de 20 mm.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
Angelucci, Enzo and Paolo Matricardi. World Aircraft: World War II, Volume I (Sampson Low Guides). Maidenhead, Reino Unido: Sampson Low, 1978. ISBN 978-0528881701
Matricardi, Paolo. Aerei Militari: Caccia e Ricognitori (em italiano). Milão, Itália: Mondadori Electa Editore, 2006
Mondey, David. The Hamlyn Concise Guide to Axis Aircraft of World War II. Londres: Bounty Books, 2006. ISBN 0-753714-60-4
Referências
1.Ir para cima ↑ Angelucci and Matricardi 1978, p. 219.
2.Ir para cima ↑ Mondey 2006, p. 155.
3.Ir para cima ↑ Matricardi 2006, pp. 70–71.
duro porém voando
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caproni_Campini_N.1
Termo jato Caproni Campini N.1
Um motor a pistão de 900hp comprimia o gás para a câmera de combustão que depois da queima era expelido o problema é que atingiu apenas 375km/h
Caproni Campini CC.2 (às vezes incorretamente referido como N.1) - foi um dos primeiros aviões de asas fixas com motor termojato.
Em 1931, o engenheiro Secondo Campini escreveu uma proposta para o Ministério da Aeronáutica Italiano, acerca do valor da propulsão a jato. Neste mesmo ano, fundou a V.E.N.A.R. - Velivoli E Natanti A Reazzione (Aeronaves e Embarcações à Reação) e, em conjunto com a "Costruzuine Mecchaniche Riva" de Milão, construiu em 1932, um barco de demonstração, movido a jato, que foi testado no trajeto Milão - Veneza, onde atingiu a velocidade de 28 nós (aprox 50 km/h).
O barco impressionou os representantes do Ministério da Aeronáutica, e em 05 de fevereiro de 1934, o Ministério da Aeronáutica, firmou um contrato com o Engº Secondo Campini, para a construção de dois protótipos e de um simulacro para testes estáticos.
Como a V.E.N.A.R. não dispunha das condições técnicas para tal desenvolvimento, a tarefa de construir as aeronaves foi entregue à "Societá Aeroplani Caproni" de Taliedo.
O avião projetado por Campini não possuía um motor a jato tal como concebemos atualmente. Especificamente, um motor convencional de combustão interna, o Isotta Fraschini L. 121/R.C. 40 670 kW (900HP), foi usado para movimentar um compressor a gás, o qual comprimia o ar para a câmara de combustão. O jato de exaustão produzido pela combustão impulsionava o avião. Campini chamou esta configuração de termojato.
O primeiro vôo se deu em 27 de agosto de 1940 como o piloto de testes Mário di Bernardi, num teste que durou 10 minutos.
Fuselagem em exposição.
O regime fascista de Mussolini fez grande propaganda sobre o feito, tendo a Fédération Aéronautique Internationale reconhecido, na época, como o primeiro vôo de um avião a jato, muito embora estas honras tenham se dado uma ano após o primeiro vôo do Heinkel He 178, usando um motor turbojato real.
Depois da Segunda Guerra Mundial, um dos protótipos foi enviado ao Reino Unido para estudos, desaparecendo posteriormente, provavelmente destruído. O outro protótipo está em exibição no Museu aeronáutico de Vigna de Valle [1] em Roma e o protótipo de solo está no Museu de Ciência e Tecnologia em Milão.
Notas
1.Ir para cima ↑ Morse, Stan, ed. (1982). Illustrated Encyclopedia of Aircraft. Orbis Publishing. OCLC 16544050.
Referências
1.Ir para cima ↑ (em italiano) Aeronautica - CAMPINI-CAPRONI CC1
Tipo / Missão Protótipo de um tipo de caça, com motor termojato, monomotor monoplano
País de origem Reino da Itália
Fabricante Caproni
Período de produção 1940-1941
Quantidade produzida 2 unidade(s)
Primeiro voo em 27 de agosto de 1940 (75 anos)
Tripulação 2
Especificações
Dimensões
Comprimento 13,10 m (43,0 ft)
Envergadura 15,85 m (52,0 ft)
Altura 4,7 m (15,4 ft)
Área das asas 36 m² (388 ft²)
Peso(s)
Peso vazio 3 640 kg (8 020 lb)
Peso máx. de decolagem 4 195 kg (9 250 lb)
Propulsão
Motor(es) 1x Isotta-Fraschini L. 121/R.C. 40, de combustão, radial, de 671kW (900 hp)
1x termojato, 6.9 kN (703 kg), o motor a pistão movimenta o compressor de três estágios do termojato
Performance
Velocidade máxima 375 km/h (202 kn)
Teto máximo 4 000 m (13 100 ft)
Notas
Dados de: Illustrated Encyclopedia of Aircraft
duro porém voando
Re: Além do P-38,P-40, P-47, P-51,P-66, e outros (Pes)
la-7 lavochkin
Tive que fazer um por não achar algo do tamanho ou era pequeno demais ou grande demais , na minha opinião o melhor caça da segunda guerra, pilotado pelo Ivan Kozhedub " O terrivel" derrubou um ME 626 e de quebra dois P51 por o confundirem com caças alemães.
Sobre o avião em russo...
https://youtu.be/jOdASyKz3TU
Video do meu modelo
https://youtu.be/Sjf56IzI7DQ
Tive que fazer um por não achar algo do tamanho ou era pequeno demais ou grande demais , na minha opinião o melhor caça da segunda guerra, pilotado pelo Ivan Kozhedub " O terrivel" derrubou um ME 626 e de quebra dois P51 por o confundirem com caças alemães.
Sobre o avião em russo...
https://youtu.be/jOdASyKz3TU
Video do meu modelo
https://youtu.be/Sjf56IzI7DQ