reforço asa isopor
reforço asa isopor
Bom dia Galera. Estou com dúvida para calcular o ponto certo para colar as varetas de fibra de vidro em asas de isopor. Sei que deve ser 1/3 da corda. Mas devo considerar o aileron na conta? ou retiro a medida dele e pego 1/3 do que sobrou?
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Re: reforço asa isopor
O aileron faz parte da asa, portanto mede ele junto.
- LaercioLMB
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Re: reforço asa isopor
Se o aileron é embutido no perfil da asa, conta ele junto. Se é aquelas chapinhas coladas no bordo de fuga da asa, não conta eles junto, pois dessa forma eles não fazem parte da corda da asa e não adianta tentar crer que faça, pois não faz. Pura física isso e a física a gente não muda, por mais que queiramos mudar.
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Re: reforço asa isopor
LaercioLMB escreveu:Se o aileron é embutido no perfil da asa, conta ele junto. Se é aquelas chapinhas coladas no bordo de fuga da asa, não conta eles junto, pois dessa forma eles não fazem parte da corda da asa e não adianta tentar crer que faça, pois não faz. Pura física isso e a física a gente não muda, por mais que queiramos mudar.
Nesse caso, o mesmo raciocínio vale para calcular o CG?
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Re: reforço asa isopor
LaercioLMB escreveu:Se o aileron é embutido no perfil da asa, conta ele junto. Se é aquelas chapinhas coladas no bordo de fuga da asa, não conta eles junto, pois dessa forma eles não fazem parte da corda da asa e não adianta tentar crer que faça, pois não faz. Pura física isso e a física a gente não muda, por mais que queiramos mudar.
Vc quer dizer que ailerons feitos de deprom colocados no bordo de fuga da asa não gera nada de sustentação? Experimenta colocar uma chapinha de deprom no bordo de fuga de uma asa e vai perceber que o planeio do aeromodelo se altera totalmente. E se for um shockflyer que a chapinha como vc diz tem quase metade da largura da asa, tambem não conta?
- John-Henrique
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Re: reforço asa isopor
@ LAERCIO
Discordo neste caso, o aileron irá influenciar no planeio e acho que deve ser considerado também no bordo de fuga. Querendo ou não ele existe ali, estando dentro ou fora do asa, poderíamos até olhar para ele com outro ponto de vista...
Discordo neste caso, o aileron irá influenciar no planeio e acho que deve ser considerado também no bordo de fuga. Querendo ou não ele existe ali, estando dentro ou fora do asa, poderíamos até olhar para ele com outro ponto de vista...
Re: reforço asa isopor
Dêem uma olhada neste vídeo interessante do youtube:
Esse vídeo costuma ser usado para desmentir o mito de que o fluxo de ar se separa no bordo de ataque e se encontra novamente no bordo de fuga... Muita gente não entende porque o ar se acelera e credita essa aceleração ao "caminho mais longo" que o ar precisa percorrer na superfície superior da asa (perfil com câmber)... Mas isso é outra estória!
Mas imaginem que vocês adicionem uma chapinha no bordo de fuga do perfil mostrado no vídeo. O que vai acontecer?
O ar vai continuar passando mais rápido na parte superior do perfil + chapinha! Conclusão: a chapinha também gera sustentação! Ponto final!!
Realmente, é só uma questão de Física... Só que é preciso entendê-la!!
Esse vídeo costuma ser usado para desmentir o mito de que o fluxo de ar se separa no bordo de ataque e se encontra novamente no bordo de fuga... Muita gente não entende porque o ar se acelera e credita essa aceleração ao "caminho mais longo" que o ar precisa percorrer na superfície superior da asa (perfil com câmber)... Mas isso é outra estória!
Mas imaginem que vocês adicionem uma chapinha no bordo de fuga do perfil mostrado no vídeo. O que vai acontecer?
O ar vai continuar passando mais rápido na parte superior do perfil + chapinha! Conclusão: a chapinha também gera sustentação! Ponto final!!
Realmente, é só uma questão de Física... Só que é preciso entendê-la!!
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Re: reforço asa isopor
snag escreveu:Dêem uma olhada neste vídeo interessante do youtube, especialmente entre 20 e 40s:
Esse vídeo costuma ser usado para desmentir o mito de que o fluxo de ar se separa no bordo de ataque e se encontra novamente no bordo de fuga... Muita gente não entende porque o ar se acelera e credita essa aceleração ao "caminho mais longo" que o ar precisa percorrer na superfície superior da asa (perfil com câmber)... Mas isso é outra estória!
Mas imaginem que vocês adicionem uma chapinha no bordo de fuga do perfil mostrado no vídeo. O que vai acontecer?
O ar vai continuar passando mais rápido na parte superior do perfil + chapinha! Conclusão: a chapinha também gera sustentação! Ponto final!!
Realmente, é só uma questão de Física... Só que é preciso entendê-la!!
Exatamente, física e também aerodinâmica, qualquer detalhe acrescentado a uma asa altera o seu perfil e nesse caso a sua corda. Questão de física, aerodinâmica e lógica.
Resumo da questão:Sempre inclua o aileron ao medir a corda de uma asa.
Re: reforço asa isopor
Então para o cálculo do CG devo levar em consideração o aileron. E esse encontra-se a 1/3 (geralmente) da corda. E é nesse ponto que vai ocorrer o maior esforço por isso devo colocar o reforço na mesma linha do CG? correto?
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Re: reforço asa isopor
Correto, duas varetas na linha do CG uma por cima e uma por baixo.