Re: reforço asa isopor
Enviado: Sex Abr 01, 2016 4:11 pm
Vamos tentar explicar melhor se o raciocínio não funciona.
O que faz um perfil gerar sustentação?
É a diferença de pressão em baixo e em cima da asa.
Por que existe essa diferença de pressão?
Por que o desenvolvimento da parte superior do perfil é maior do que a parte inferior.
O que é o desenvolvimento?
É a medida do eixo do bordo de ataque até o eixo do bordo de fuga.
Coloque uma trena medido uma asa por cima e depois medindo por baixo do perfil.
Verão que a medida da parte de cima do perfil é maior do que a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Se já está entendido até aí, vamos adiante.
O ar quando passa pelo perfil, por cima tem uma área maior para se deslocar do que por baixo e por tanto, o ar que se desloca por cima do perfil, se desloca mais rápido do que por baixo e é aí que começa a diferença de pressão em um perfil, sendo a pressão na parte de cima, inferior a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Agora coloquem a famosa chapinha de aileron no bordo de fuga da asa e meçam a parte de cima da chapinha e a parte de baixo da chapinha, verão que a medida é a mesma, ou seja, o ar que passa por ela, terá a mesma velocidade tanto em cima quanto em baixo e isso gera diferença de pressão em cima e em baixo dessa chapinha que a maioria jura de pé junto que gera sustentação?
Ahhh, mas em um shockflyer ....
Um shockflyer? que comparação mais absurda.
Todos sabemos que os shockflyers voam com as caudas penduradas, ou seja, a asa chata está gerando uma suposta sustentação por que está inclinada em ascendência em relação ao deslocamento do shockflyer em voo.
Isso é gerar sustentação? Indiretamente sim já que a asa está inclinada e se forma uma turbulência de ar sobre a asa diminuindo a pressão sobre a asa, mas não muito já que se diminuir muito a velocidade ele nem planar consegue, pois não tem perfil na asa para isso.
Agora vão me dizer que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil, seguindo a linha do eixo do perfil irá gerar sustentação a mais?
Acho que faltaram as aulas de física que explica sobre isso.
Se aquela chapinha colocada no bordo de fuga da asa com perfil, ficar ligeiramente inclinada para baixo, irá ajudar sim na sustentação, pois irá atuar como flap, mas se ficar reta como fazem, estar lá e não estar não vai mudar a sustentação gerada pelo perfil, pois a única função daquela chapinha é desviar o fluxo de ar que passa pelo pefil da asa, fazendo a ponta da asa subir ou descer conforme o comando dado.
Se querem continuar a acreditar que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil vai aumentar a sustentação da forma como tem sido usada, sinto muito, mas não tenho mais em que ajudar.
Usem como base o vídeo postado acima, embora não consigam perceber a diferença de velocidade que o ar passa por cima e por baixo do perfil.
Notem que quando inclina o perfil de forma ascendente, a medida que essa inclinação aumenta, a turbulência sobre o perfil também aumenta e com isso, o arrasto também aumenta e chega em um ponto onde a sustentação é prejudicada já que o ar descola do perfil e se transforma somente em turbulência sobre o perfil.
O que faz um perfil gerar sustentação?
É a diferença de pressão em baixo e em cima da asa.
Por que existe essa diferença de pressão?
Por que o desenvolvimento da parte superior do perfil é maior do que a parte inferior.
O que é o desenvolvimento?
É a medida do eixo do bordo de ataque até o eixo do bordo de fuga.
Coloque uma trena medido uma asa por cima e depois medindo por baixo do perfil.
Verão que a medida da parte de cima do perfil é maior do que a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Se já está entendido até aí, vamos adiante.
O ar quando passa pelo perfil, por cima tem uma área maior para se deslocar do que por baixo e por tanto, o ar que se desloca por cima do perfil, se desloca mais rápido do que por baixo e é aí que começa a diferença de pressão em um perfil, sendo a pressão na parte de cima, inferior a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Agora coloquem a famosa chapinha de aileron no bordo de fuga da asa e meçam a parte de cima da chapinha e a parte de baixo da chapinha, verão que a medida é a mesma, ou seja, o ar que passa por ela, terá a mesma velocidade tanto em cima quanto em baixo e isso gera diferença de pressão em cima e em baixo dessa chapinha que a maioria jura de pé junto que gera sustentação?
Ahhh, mas em um shockflyer ....
Um shockflyer? que comparação mais absurda.
Todos sabemos que os shockflyers voam com as caudas penduradas, ou seja, a asa chata está gerando uma suposta sustentação por que está inclinada em ascendência em relação ao deslocamento do shockflyer em voo.
Isso é gerar sustentação? Indiretamente sim já que a asa está inclinada e se forma uma turbulência de ar sobre a asa diminuindo a pressão sobre a asa, mas não muito já que se diminuir muito a velocidade ele nem planar consegue, pois não tem perfil na asa para isso.
Agora vão me dizer que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil, seguindo a linha do eixo do perfil irá gerar sustentação a mais?
Acho que faltaram as aulas de física que explica sobre isso.
Se aquela chapinha colocada no bordo de fuga da asa com perfil, ficar ligeiramente inclinada para baixo, irá ajudar sim na sustentação, pois irá atuar como flap, mas se ficar reta como fazem, estar lá e não estar não vai mudar a sustentação gerada pelo perfil, pois a única função daquela chapinha é desviar o fluxo de ar que passa pelo pefil da asa, fazendo a ponta da asa subir ou descer conforme o comando dado.
Se querem continuar a acreditar que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil vai aumentar a sustentação da forma como tem sido usada, sinto muito, mas não tenho mais em que ajudar.
Usem como base o vídeo postado acima, embora não consigam perceber a diferença de velocidade que o ar passa por cima e por baixo do perfil.
Notem que quando inclina o perfil de forma ascendente, a medida que essa inclinação aumenta, a turbulência sobre o perfil também aumenta e com isso, o arrasto também aumenta e chega em um ponto onde a sustentação é prejudicada já que o ar descola do perfil e se transforma somente em turbulência sobre o perfil.