Morellif1 escreveu:so_bad escreveu:Boa tarde.
Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.
Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.
Obrigado!
Olá amigo,
Tenho visto muita gente fazer essa adaptação. Se der certo, mostra pra gente! Também tenho muito interesse em fazer uma adaptação essas. O custo beneficio parece excelente.
Bom dia.
Sim Morelli, funciona!
Aliás, se olhar vários modelos dos Zenoah ou os Daleb "nacionais" (eles importam tudo da China, apenas fazem escape, backplate, scoop do carburado e hub para hélice aqui) nada mais são do que simples motores 2t, aliviados, já com eixo para hélice alongado, etc. Por padrão, todos usam carburadores Walbro, o que é excelente, pois tem bomba de gasolina por diafragma.
Então fiz o mesmo, comprei um motor de roçadeira, marca Tekna de 26cc (Chinês), depenei tudo que não precisava, cortei partes de alumínio do bloco do motor/carcaça que não seriam necessárias, removi a embreagem centrifuga, coil de partida etc, deixando ele com cerca de 1/3 do peso original.
Ficou pouco mais pesado que um DLE 20, mas gostei do resultado. No final ficou um pouco mais pesado que um DLE 20cc, e custou menos de R$ 300,00.
Eles são por magneto, não CDI. Mas muito confiáveis. Já elimina alimentação para o CDI, Life, Lipo+BEC etc.[/quote]
Veja fotos do passo a passo abaixo:
Era assim...
Começo da desmontagem e analisando o que daria para cortar, eliminar peso:
Peso eliminado:
Tinha o escape original de um DLE 20, que serviu perfeitamente:
Medindo no aero (Tractor 120 - Fabricante: Flying Circus)
Aqui já finalizado, com Hub para hélice (fiz um mais longo e outro mais curto):
Pelo jeito, para chegar a um valor mais correto, vou ter que fazer a medição do empuxo estático.
Mas vamos à pergunta.
Para calculo de empuxo eu sempre uso a equação seguinte:
Tração = ((Potência [W] * eficiencia propulsiva)/ velocidade [m/s]) * (densidade do ar / densidade a nível do mar)
Mas como pode ver, fica difícil calcular a tração sem nenhum valor conhecido.
Quando vou fazer algo do tipo eu uso valores de potência fornecido pelo fabricante, mas como você não tem nenhum valor fica mais complicado.
Sobre a eficiência propulsiva você pode usar algum valor entre 0,7 e 0,8, depende da sua hélice.
Neste caso eu procuraria alguém que tivesse feito o ensaio de tração em video pra que eu pudesse retirar os valores de potência de forma reversa.[/quote]