Problemas com motor DA 100cc
Enviado: Sex Mar 03, 2017 4:59 pm
Boa Tarde Comandantes!
Estou com problemas no meu motor que esta me deixando de cabelo em Pé.
Vou tentar ser o mais claro possivel com a explicação e detalhes do que já fiz.
Sei que é muita coisa para ler assim de inicio, mas foi a unica forma que encontrei para que
perguntas posteriores não fossem necessárias. Então la vai !!
Meu motor é um DA100L uso hélice 27x10. Já tenho esse motor pouco mais de 2 anos, meu estilo de vôo é acrobático 3D e sempre funcionou lindo de mais, Zero problemas, fez jus ao seu nome. Porém, fazem uns 3 meses que ele começou a incomodar. Defeito!
Motor Morre na transição de Lenta para Alta
Detalhe, o motor pega bem ( muito fácil ) lenta normal, se eu acelerar devagar e constante até o final de curso o motor responde normalmente, não engasga, não apaga, funciona normal, mas quando eu volto o acelerador para a lenta, o RPM da lenta fica muito baixo, quase morre durante uns 10 segundos e então estabiliza e volta ao RPM de lenta normal novamente. Porém se eu acelerar de repente, ele morre seco, como se fosse falta de combustível (na verdade acho que é isso que ocorre). E essa seria a pior parte para meu vôo, acelerar de repente e o motor apagar.
Meu Motor sempre funcionou com 1,5 voltas na baixa 1,8 voltas na alta.
Sempre usei gasolina de aviação com óleo Motul 800. Minha mistura até 6 meses atrás eram de 30ml por litro. Depois disso passei a usar 25ml por litro.
Temperatura do motor sempre está OK entre 75 e 85 graus.
Tanque combustível Dubro 1lt com 2 saidas, sendo 1 mangueira o respiro e outra sai do tanque, conecta no Y uma ponta vai para o motor e a outra para o abastecedor..
Minha Valvula de abastecimento é da Dubro com engate rápido (sistema com esfera)
O que fiz até agora.
No primeiro dia que apresentou o defeito, na hora abri o carburador para verificar a peneira, e la estava a maldita, muito suja (Imunda) pois nunca havia sido aberto. Pensei então, o problema esta aqui, troquei a peneira, nem me dei ao trabalho de limpa-la. Voltei a pista e para minha surpresa o problema persistia. Então decidi ir mais afundo.
1 – Ignição funcionando 100%
2 – Bateria carregada (Hidrimax hobbico 4,8v 2000mah) pois minha ignição vai até 6v.
3 – Substituição de Todas as mangueiras (mesmo não havendo necessidade).
4 – Substituição borracha de vedação do tanque de combustível.
5 – Teste de estanqueidade do tanque com manômetro (vedando 200%).
6 – Teste de estanqueidade da válvula de abastecimento tudo OK.
7 – Substituição das velas.
8 – Substituição de peças no carburador (Membrana, Diafragma, Garfo que atua na agulha interna (needle valve) do carburador, todas as juntas do mesmo.
9 – Conferencia no sistema de palhetas, nada de anormal, estão bem assentadas.
10 – Trabalho com as Agulhas. Mesmo não estando de acordo a mexer nas regulagens de alta e baixa (já que o motor sempre funcionou assim) Fui a diante para ver o que acontecia. Resultado: Depois de tanto mexer em diferentes posições com H e L, cheguei a uma regulagem de 2,5 voltas na baixa e 2.0 voltas alta. O motor parou de morrer na transição. Mas o funcionamento do motor era outro, pelo som grave que fazia pude detectar que não estava a mesma coisa que era, pois estava com a mistura rica. Além disso, com essa regulagem ele perdeu força, não rendia muito (sempre controlando rotação e temperatura máxima). E o Detalhe maior, com essa regulagem gastou o tanque de 1Lt em 6min. Pousei por pane seca. (quando que, na época em que ele funcionava bem eu voava durante 8min. E pousava com meio tanque)
11 - Substitui o carburador completo que no meu caso é o WJ71 pelo WJ65 que é aplicado em motores de 85cc até 120cc no caso especifico, aplicado em um DLE 85cc. Problema continuou igual. Peguei emprestado o carburador de um amigo que tem o mesmo motor que eu (DA100L) e testamos. Com o carburador dele a única coisa que pude perceber de diferente, é que o motor parecia mais firme em lenta e em alta, mas na transição acontecia a mesma coisa, apaga seco !
Gostaria muito de resolver meu problema pois gosto de mais desse motor, só que no momento me da 3 tipos de nojo quando olho para ele. Kkkkk Brincadeira.
Gostaria muito do apoio dos amigos para sanar esse problema.
Obrigado a todos
Estou com problemas no meu motor que esta me deixando de cabelo em Pé.
Vou tentar ser o mais claro possivel com a explicação e detalhes do que já fiz.
Sei que é muita coisa para ler assim de inicio, mas foi a unica forma que encontrei para que
perguntas posteriores não fossem necessárias. Então la vai !!
Meu motor é um DA100L uso hélice 27x10. Já tenho esse motor pouco mais de 2 anos, meu estilo de vôo é acrobático 3D e sempre funcionou lindo de mais, Zero problemas, fez jus ao seu nome. Porém, fazem uns 3 meses que ele começou a incomodar. Defeito!
Motor Morre na transição de Lenta para Alta
Detalhe, o motor pega bem ( muito fácil ) lenta normal, se eu acelerar devagar e constante até o final de curso o motor responde normalmente, não engasga, não apaga, funciona normal, mas quando eu volto o acelerador para a lenta, o RPM da lenta fica muito baixo, quase morre durante uns 10 segundos e então estabiliza e volta ao RPM de lenta normal novamente. Porém se eu acelerar de repente, ele morre seco, como se fosse falta de combustível (na verdade acho que é isso que ocorre). E essa seria a pior parte para meu vôo, acelerar de repente e o motor apagar.
Meu Motor sempre funcionou com 1,5 voltas na baixa 1,8 voltas na alta.
Sempre usei gasolina de aviação com óleo Motul 800. Minha mistura até 6 meses atrás eram de 30ml por litro. Depois disso passei a usar 25ml por litro.
Temperatura do motor sempre está OK entre 75 e 85 graus.
Tanque combustível Dubro 1lt com 2 saidas, sendo 1 mangueira o respiro e outra sai do tanque, conecta no Y uma ponta vai para o motor e a outra para o abastecedor..
Minha Valvula de abastecimento é da Dubro com engate rápido (sistema com esfera)
O que fiz até agora.
No primeiro dia que apresentou o defeito, na hora abri o carburador para verificar a peneira, e la estava a maldita, muito suja (Imunda) pois nunca havia sido aberto. Pensei então, o problema esta aqui, troquei a peneira, nem me dei ao trabalho de limpa-la. Voltei a pista e para minha surpresa o problema persistia. Então decidi ir mais afundo.
1 – Ignição funcionando 100%
2 – Bateria carregada (Hidrimax hobbico 4,8v 2000mah) pois minha ignição vai até 6v.
3 – Substituição de Todas as mangueiras (mesmo não havendo necessidade).
4 – Substituição borracha de vedação do tanque de combustível.
5 – Teste de estanqueidade do tanque com manômetro (vedando 200%).
6 – Teste de estanqueidade da válvula de abastecimento tudo OK.
7 – Substituição das velas.
8 – Substituição de peças no carburador (Membrana, Diafragma, Garfo que atua na agulha interna (needle valve) do carburador, todas as juntas do mesmo.
9 – Conferencia no sistema de palhetas, nada de anormal, estão bem assentadas.
10 – Trabalho com as Agulhas. Mesmo não estando de acordo a mexer nas regulagens de alta e baixa (já que o motor sempre funcionou assim) Fui a diante para ver o que acontecia. Resultado: Depois de tanto mexer em diferentes posições com H e L, cheguei a uma regulagem de 2,5 voltas na baixa e 2.0 voltas alta. O motor parou de morrer na transição. Mas o funcionamento do motor era outro, pelo som grave que fazia pude detectar que não estava a mesma coisa que era, pois estava com a mistura rica. Além disso, com essa regulagem ele perdeu força, não rendia muito (sempre controlando rotação e temperatura máxima). E o Detalhe maior, com essa regulagem gastou o tanque de 1Lt em 6min. Pousei por pane seca. (quando que, na época em que ele funcionava bem eu voava durante 8min. E pousava com meio tanque)
11 - Substitui o carburador completo que no meu caso é o WJ71 pelo WJ65 que é aplicado em motores de 85cc até 120cc no caso especifico, aplicado em um DLE 85cc. Problema continuou igual. Peguei emprestado o carburador de um amigo que tem o mesmo motor que eu (DA100L) e testamos. Com o carburador dele a única coisa que pude perceber de diferente, é que o motor parecia mais firme em lenta e em alta, mas na transição acontecia a mesma coisa, apaga seco !
Gostaria muito de resolver meu problema pois gosto de mais desse motor, só que no momento me da 3 tipos de nojo quando olho para ele. Kkkkk Brincadeira.
Gostaria muito do apoio dos amigos para sanar esse problema.
Obrigado a todos