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Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Qui Abr 06, 2017 10:57 am
por oswaldo pires
Achei interessante, Teoria https://en.wikipedia.org/wiki/Magnus_effect

Navio de 1924 com rotores Flettner

O avião pioneiro de Anton Flettner 1930 aeromodelo tipo paramotor flettner e mais sobre o efeito

Sobre o avião https://en.wikipedia.org/wiki/Flettner_airplane

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Qui Abr 06, 2017 11:00 am
por oswaldo pires

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Qui Abr 06, 2017 1:05 pm
por Abib
O Pter Sripol (ex FliteTest) fez um modelo usando este efeito..

https://youtu.be/K6geOms33Dk?t=651

No final ele faz umas considerações sobre o que pode exercer efeito positivo ou negativo no voo e controle do modelo..

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Qui Abr 06, 2017 4:49 pm
por John-Henrique
Tinha visto o vídeo do Peter, no caso dele acho que houveram 3 falhas:
1 - A calda que deixava o centro de gravidade desalinhado, precisaria ser menor (muito menor, quase nada).
2 - A velocidade da rotação, precisa ter muita potencia (velocidade x tempo) para gerar um efeito suficiente para manter aquele aeromodelo voando.
3 - O fluxo de ar gerado pela hélice acaba alterando o fluxo de ar dos 'copos', o que anula o efeito

Mas o aeromodelo dele ainda voou um pouco! Como você diz que falhou?
Simples, até uma porta voa, o aeromodelo dele estava simplesmente sendo pendurado pelo motor, não estava voando. De qualquer forma o vídeo dele serve de 'teste'.

Exemplos práticos
https://www.youtube.com/watch?v=05zF0sBwHe8

Agora um aeromodelo usando o efeito magnus pra voar de verdade...
https://www.youtube.com/watch?v=GAqLyyg2AHk

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Sex Abr 07, 2017 12:27 am
por LaercioLMB
É, o problema é só a calda, pois se fosse cauda voaria bem.

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Sex Abr 07, 2017 12:33 am
por John-Henrique
LaercioLMB escreveu:É, o problema é só a calda, pois se fosse cauda voaria bem.
Analisando a ortografia, ignorando a parte técnica hahaha

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Sex Abr 07, 2017 12:44 am
por LaercioLMB
John-Henrique escreveu:
LaercioLMB escreveu:É, o problema é só a calda, pois se fosse cauda voaria bem.
Analisando a ortografia, ignorando a parte técnica hahaha



KKKKK.

Verdade, mas para a técnica ser bem compreendida e de forma correta, a ortografia se faz necessária.

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Sex Abr 07, 2017 12:39 pm
por John-Henrique
Não vou corrigir só pra continuar fazendo sentido a tua observação.

Mas em relação a aplicação, você acha que foi aplicada corretamente?

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Sex Abr 07, 2017 10:23 pm
por LaercioLMB
Olha, esse método tem lógica, porém está sendo empregado de forma errada com a hélice junto, pois o objetivo desse sistema rotativo é obter sustentação e a hélice é proporcionar deslocamento de ar em um perfil de asa justamente pelo mesmo motivo, gerar sustentação.
Se o sistema gera sustentação e não tem asa com perfil, o que faz a hélice ali?
Se é para deslocamento mais veloz, creio que existam outros métodos que não esse de gerar sustentação por rotação.

Re: Efeito Magnus em asas rotativas

Enviado: Seg Abr 10, 2017 10:36 am
por oswaldo pires
Aqui um Phanton 3 Advanced fiima o Enercon E Ship rotor Fleter em 2016 sobre o navio https://pedesenvolvimento.com/2010/09/2 ... ia-eolica/