Página 2 de 4

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qua Mai 10, 2017 7:45 am
por rnjorge
Antes de começar esta jornada, leve em consideração que será muito difícil conseguir um micro modelo voar nesta velocidade que imagina (dirigível).
Mesmo esse Carbon Butterfly, que pesa 3g não "flutua" da maneira que está pensando.
Veja a velocidade neste vídeo e avalie:

https://www.youtube.com/watch?v=dyMBZgtGkJg

Talvez se imaginar um modelo maior e de construção muito leve consiga isso com esse motor. Por exemplo essa versão aumentada do Hangar Rat

https://www.youtube.com/watch?v=6ZPbJaZsu_E

Bons voos

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qua Mai 10, 2017 9:30 am
por LaercioLMB
O que o Jorge falou é verdade, diminuindo o peso, mas também diminuindo o tamanho, a velocidade não diminui como o esperado.
Já diminuindo o peso e mantendo o tamanho, a velocidade cai muito.
É aí que entram os motores com caixa de redução, para se ter um motor pequeno, tocando uma hélice SF grande.

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qua Mai 10, 2017 9:37 am
por Gabriel Velloso
Eu peguei um motorzinho de servo 11g, usei a hélice traseira do v911. Penso em coloca o motor um pouco inclinado para baixo para ajudar a sustentação. Vou postar fotos de como o modelo está ficando.

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qua Mai 10, 2017 9:59 am
por Gabriel Velloso
Será que aumentando o diedro e a cords da asa ajuda? Não precisa parar no ar também, só voar devagar, o mais possível.

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qua Mai 10, 2017 11:57 am
por rnjorge
Eu faria um avião um pouco maior e usaria a hélice principal do 911 com a redução. Usei algo semelhante num Hangar Rat e ficou decente. Menos rotações, hélice maior, mais torque e menos velocidade.

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qui Mai 11, 2017 5:23 pm
por Gabriel Velloso
Aqui tem algumas fotos dele ainda sem estar pronto:

https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... XpNSFBMYXc
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... VpWS1VySDA
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... S01QzlLU3c
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... GRMbnhhdFE

Não tenho a menor ideia de como e onde colocar a asa, se coloco ela elevada da fuselagem e onde.
Penso em colocar ela com a frente mais alta que a traseira para que plane mais. Um detalhe é que não tenho servo para profundor, somente para o leme, então ele vai ter que subir pela aceleração, e o profundor deve ficar travado, vai atrapalhar, mas por enquanto a unica placa de v911 que eu tenho disponível para minhas maluquices é essa.

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qui Mai 11, 2017 8:13 pm
por G.Alex
Se colocar ela elevada, ele vai subir mais facilmente, ja que a propulsao esta mais em baixo, o propio arrasto fa asa fara o modelo levantar o nariz, ai vai de acertar a incidencia do motor para definir em que faixa de aceleraçao ele deve subir. O cg tambem é muito importante, pois ele ira definir a maneira como o modelo vai descer. Um outro fator que ira influenciar na velocidade do voo, é a incidencia da asa, mais incidencia aumenta a sustentação.
Só mais um detalhe, a distacia entre a asa e o hélice é a mesma medida da corda.

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Qui Mai 11, 2017 8:30 pm
por Gabriel Velloso
Com esse macete da corda da asa igual a distancia da hélice até a asa, o cg deve ficar aonde? Segue aquele 1/3 da corda?

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Sáb Mai 13, 2017 12:48 am
por G.Alex
Exatamente, te da um otimo ponto de partida

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Enviado: Sáb Mai 13, 2017 10:59 am
por LaercioLMB
Esse é o padrão de construção, não é macete e está aqui mesmo no fórum explicando bem isso inclusive com imagens.
app.php/page/artigo_aviao

Tem diversos outros assuntos na seção artigos aqui do fórum que ajuda muito e está faltando para a maioria a vontade de aprender.
Mas se eu pergunto é sinal que quero aprender!!
Nem sempre.
Eu aprendi muita coisa por que corri atrás e não fiquei só perguntando para os outros, coisa que a uns anos atrás, ninguém ensinava nada e hoje o que vejo na maioria das vezes não são ensinamentos e sim somente dicas de gambiarras mal feitas, por isso tem tanta gente construindo modelos de forma errada e não sabem o motivo.
Já li até gente dizendo que o CG é só da asa, o resto que se exploda, como se o resto não tivesse massa (peso) e não influenciasse em nada.
Asa puxa o modelo nivelado para cima se houver um equilíbrio em tudo, mas óbvio que esse ponto de equilíbrio tem que estar próximo ao ponto mais alto do perfil da asa, mas não em um único local sempre, pois modelos com nariz longo tem um ponto de equilíbrio e aviões de nariz curto tem outro ponto, pois se fosse obrigatório o 1/3 da corda, o meu não planaria com o CG em 28% (é 28% ou 26%, não lembro mais exatamente agora já que nunca preciso ficar verificando isso antes de cada voo).
Momento de nariz tem medida, momento de cauda tem medida, área de asa tem medida, área de estabilizadores tem medida, mas a maioria parece ignorar que isso tudo existe e dizem que estamos falando bobagem quando ensinamos o correto e que eles fazem de qualquer jeito e voa.
Pelo visto esses mesmos nunca souberam o que realmente é voar e acham que se está lá em cima, está voando.
Se eu jogar uma pedra, ela também voa, por um curto tempo dependendo da força com que eu arremesso, mas voa também se for assim a definição de voar deles que fazem de qualquer jeito e dizem que "voa".
Por que a maioria deles não faz planador?
Simples, por que não sabem construir um aeromodelo e planador não usa motor e se não estiver construido exatamente como deve ser, não vai planar, logo desce por estar em desacordo com a regra de construção.
Por que a maioria deles não faz voo livre?
Pelo mesmo motivo, que se o modelo de voo livre não estiver corretamente construído, não vai voar nem 5 metros depois de arremessado.
Não é por que tem motor que se pode fazer de qualquer jeito, as regras continuam a existir para um modelo voar bem.
Não é a beleza que faz um modelo voar, mas a beleza é consequência de uma construção bem feita.