Re: BOBCAT ELETRICO 1,10M ENVERGADURA
Enviado: Sex Nov 24, 2017 11:28 pm
Realmente a eletrônica é a parte mais complicada em escolher em um aeromodelo elétrico, ainda mais em um desse tamanho, onde começa a questão peso ser muito importante.
Se esse modelo pronto para o voo tiver 450 g e o motor fornecer um empuxo de 400 g está mais que ótimo. Só tem que ver se o kv do motor e o passo da hélice irá gerar a velocidade que ele precisa para voar.
O empuxo só tem que ser superior ao arrasto do aeromodelo e não ao peso dele a não ser nos asa média onde se faz a manobra tork & roll para deixar ele pendurado e depois sair em voo.
Aeromodelo com hélice atrás será bem complicado fazer tork & roll, por tanto não precisa ter empuxo maior que o peso final dele.
Quanto mais empuxo um motor é capaz de gerar, maior potência ele tem e com isso, maior o consumo e maior o peso e mais potente terá que ser a bateria com maior capacidade para suportar e com isso, bem mais pesada.
Ahhh, mas eu vou usar uma bateria de 60C.
Grande coisa.
Se o consumo do seu modelo for de 30A, não adianta usar uma bateria de 1000 mA 60C, pois terá pouquíssimo tempo de voo, embora ela suporte a drenagem de corrente do sistema.
Consumo 30A/h.
Capacidade de armazenamento de energia da bateria 1000 mA ou 1A.
Isso significa que com uma drenagem de 1000 mA ela irá se descarregar em uma hora, mas com uma drenagem de 30000 mA, ela irá descarregar em 0,033 h que convertido em tempo, te dará 1 minuto e 58 segundos.
Poderá chegar a 3 minutos se conseguir usar um bom tempo de voo a meio motor.
Por tanto, não se iluda com o "C" da bateria, isso é um baita pega ratão.
Se esse modelo pronto para o voo tiver 450 g e o motor fornecer um empuxo de 400 g está mais que ótimo. Só tem que ver se o kv do motor e o passo da hélice irá gerar a velocidade que ele precisa para voar.
O empuxo só tem que ser superior ao arrasto do aeromodelo e não ao peso dele a não ser nos asa média onde se faz a manobra tork & roll para deixar ele pendurado e depois sair em voo.
Aeromodelo com hélice atrás será bem complicado fazer tork & roll, por tanto não precisa ter empuxo maior que o peso final dele.
Quanto mais empuxo um motor é capaz de gerar, maior potência ele tem e com isso, maior o consumo e maior o peso e mais potente terá que ser a bateria com maior capacidade para suportar e com isso, bem mais pesada.
Ahhh, mas eu vou usar uma bateria de 60C.
Grande coisa.
Se o consumo do seu modelo for de 30A, não adianta usar uma bateria de 1000 mA 60C, pois terá pouquíssimo tempo de voo, embora ela suporte a drenagem de corrente do sistema.
Consumo 30A/h.
Capacidade de armazenamento de energia da bateria 1000 mA ou 1A.
Isso significa que com uma drenagem de 1000 mA ela irá se descarregar em uma hora, mas com uma drenagem de 30000 mA, ela irá descarregar em 0,033 h que convertido em tempo, te dará 1 minuto e 58 segundos.
Poderá chegar a 3 minutos se conseguir usar um bom tempo de voo a meio motor.
Por tanto, não se iluda com o "C" da bateria, isso é um baita pega ratão.