Mapeamento topografico

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!

Moderador: benites

edbfraga
membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Set 2015 19:58
Localização: Colatina

Mapeamento topografico

Mensagempor edbfraga » 08 Jul 2018 15:49

Alguem aqui sabe fazer ou já fez mapeamento topografico? Gostaria de saber o que é necessário para fazer?

Uma boa camera instalada e disparando fotos?
Um programa que faça a reconstrução?
Como faço o georreferenciamento?
Alguem conhece algum tutorial?

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13401
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Mapeamento topografico

Mensagempor LaercioLMB » 08 Jul 2018 17:40

Bom, o que você quer fazer é fotogrametria.
Além de um equipamento controlado por GPS e uma ótima câmera, é necessário um software para montar essas fotos e o uso de um GPS é para que o aparelho que irá tirar as fotos se mantenha em uma altitude constante, não podendo variar nunca se não a altimetria não será correta, isso sem contar que com a presença de mata fechada, qualquer software de fotogrametria irá considerar o relevo como solo e determinar a altitude como sendo na copa das árvores.
Outro detalhe, tal serviço só será válido se quem o fez tiver registro no CREA da região, pois do contrário não terá validade alguma.
Para você ter uma ideia sobre o assunto, leia essa matéria.

http://csr.ufmg.br/geoprocessamento/pub ... metria.pdf

Esse outro te dará mais informações, embora a câmera usada seja uma analógica, as digitais usadas agora seguem o mesmo padrão.

http://www.mundogeomatica.com.br/Fotogr ... metria.pdf

São diversos fatores a serem considerados, não apenas tirar fotos aéreas e montá-las para formarem um mapa.
Um dos softwares usados para isso é o Pix4Dmapper e custa em torno de R$6.000,00 e além dele irá necessitar de softwares que controlem o multi rotor por coordenadas pré determinadas, onde o modelo decola, inicia uma trajetória sobre a área a ser fotografada de forma a cobrir toda a área de forma igual para assim ter um mosaico a ser montado, se não, será quase impossível montar o mapa aéreo do local.
Como era feito isso antes dos modelos rc?
Sempre foi feito e ainda o é por aviões militares, agora é que essa opção está começando a ser feita por particulares com modelos rádio controlados.
Pelas suas perguntas, nota-se que não és formado em agrimensura e sendo assim, se tens como objetivo profissional isso, primeiro faça faculdade de agrimensura para se tornar apto ao trabalho, pois georreferenciamento e fotogrametria para ter validade, somente por profissional formado, o resto, é somente um trabalho sem valor judicial algum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

edbfraga
membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Set 2015 19:58
Localização: Colatina

Re: Mapeamento topografico

Mensagempor edbfraga » 08 Jul 2018 21:05

Minha intenção é apenas aprendizado. Hehehehe.
Muito obrigado pelas dicas, andei vendo uns vídeos e descobri que o próprio MissionPlanner consegue fazer isso.

Se tiver mais informação fico grato.

edbfraga
membro
Mensagens: 24
Registrado em: 14 Set 2015 19:58
Localização: Colatina

Re: Mapeamento topografico

Mensagempor edbfraga » 08 Jul 2018 21:07

A minha dúvida maior era como o programa iria pegar as informações a respeito da localização que a foto foi tirada...
Acredito que seja por telemetria? Ele pega a sequencia dos pontos geodésicos das fotos com a sequencia das fotos tiradas?

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13401
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Mapeamento topografico

Mensagempor LaercioLMB » 08 Jul 2018 21:52

O software que gerencia as imagens na hora de tirar uma por uma é quem faz isso. Por isso que o modelo tem que ser assistido por software e não simplesmente pilotado e tiradas fotos a esmo.
São uma sequencia de fotos em tempos certos e em uma linha reta e como pode ter visto nas imagens do segundo link, o trajeto é pré determinado pelo software que é quem comanda o modelo rc, seja uma asa zagi ou um multi rotor, desde a decolagem até o pouso.
Os pontos de referência são georreferenciados por GPS que pode ser até um pós processado, isso se for para um trabalho mesmo, agora se for só por diversão os pontos de referência podem ser por coordenadas arbitradas em prédios mesmo.
Por isso te falei que o modelo é assistido por GPS, para dessa forma poder executar o plano de voo conforme determinado pelo operador, pois de outra forma não haveria referência alguma para a execução das imagens de forma correta.
O missionplanner é um piloto automático, não é ele quem monta as fotos, ele somente gerencia o voo do modelo e o tempo de tirar cada foto, para os dados colhidos depois sejam processados por um software específico para isso.
Ele no caso utiliza o google maps, mas as coordenadas desse mapa tem erros e para nos dar uma ideia de um local serve, mas não é preciso quanto um levantamento planialtimétrico feito com uma estação total.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


Voltar para “Aero Fotografia/Filmagem e FPV”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes