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Bateria equivalência

Enviado: Qua Jul 25, 2018 4:19 pm
por rick737
Olá todos,

depois de voar motor a explosão desde 1970 estou acabando meu primeiro avião elétrico. Li bastante sobe baterias mas ainda tenho uma dúvida: uso um motor d3548/4 max. 50A, comprei duas Lipo 2200mA 25C , o que segundo li 2.2A x 25= 55A ( teoricamente) , minha pergunta é:Eu poderia usar uma bateria de 5000mA 15C que pelo cálculo me daria 75A ?

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qua Jul 25, 2018 5:08 pm
por Jacimar
Boa tarde prezado ! pode sim, tenho um motor desses e nunca consegui fazê-lo funcionar bem com as hélices indicadas, parece que as especificações são um pouco inflacionadas, aquece muito . . . abraço.

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qua Jul 25, 2018 5:28 pm
por rick737
Jacimar escreveu:Boa tarde prezado ! pode sim, tenho um motor desses e nunca consegui fazê-lo funcionar bem com as hélices indicadas, parece que as especificações são um pouco inflacionadas, aquece muito . . . abraço.

Eu converti um calmato em elétrico e como faltavam 100G no narizeu coloquei um dissipador de calor de alumínio.

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qua Jul 25, 2018 10:18 pm
por Jacimar
Qual hélice pretende usar ?

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qui Jul 26, 2018 12:56 am
por LaercioLMB
Detalhe, o motor tem que estar inclinado 2° para baixo e 2° para a direita, isso olhando o modelo de trás para a frente. Se não fizer isso, terá tendência de rolar e levantar o nariz quando acelerar em voo e de correr para o lado esquerdo da pista quando for decolar.
Até mesmo os aviões reais tem motor inclinado, alguns mais que isso até.

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qui Jul 26, 2018 9:09 am
por rick737
Jacimar escreveu:Qual hélice pretende usar ?


Como nunca voei elétrico ainda estou na dúvida se 11x7 ou 12x6, Você tem uma dica?

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qui Jul 26, 2018 9:12 am
por rick737
LaercioLMB escreveu:Detalhe, o motor tem que estar inclinado 2° para baixo e 2° para a direita, isso olhando o modelo de trás para a frente. Se não fizer isso, terá tendência de rolar e levantar o nariz quando acelerar em voo e de correr para o lado esquerdo da pista quando for decolar.
Até mesmo os aviões reais tem motor inclinado, alguns mais que isso até.

Olá Laércio, vou seguir sua dica, quando e voava com motor explosão o motor fica inclinado apenas para baixo.
Novamente, obrigado pela dica.

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qui Jul 26, 2018 9:49 am
por LaercioLMB
A inclinação para baixo é para evitar do nariz subir em acelerações e a inclinação para o lado é para eliminar o efeito do torque do motor sobre a fuselagem, que tende a fazer o aeromodelo ir para a esquerda na pista quando aceleramos para decolar.
Sobre o dissipador se está lá como lastro, deixe-o lá, mas motor elétrico não pode aquecer muito e se isso ocorrer, algo errado há na configuração.

Re: Bateria equivalência

Enviado: Qui Jul 26, 2018 11:32 am
por Jacimar
rick737 escreveu:
Jacimar escreveu:Qual hélice pretende usar ?


Como nunca voei elétrico ainda estou na dúvida se 11x7 ou 12x6, Você tem uma dica?



Bom dia prezados ! usei a 12x6 mas esquentava muito após 6 minutos de voo, hoje uso justamente a 11x7 ! ficou muito bom e econômico . . . isso com 3s . . . abraço.