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Re: Piper J3 Cub

Enviado: Sáb Jul 04, 2020 6:26 pm
por GuilhermeLeal
Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Sáb Jul 04, 2020 7:32 pm
por LaercioLMB
GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado tambem em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.



Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Jul 05, 2020 12:37 pm
por brunobragantine
GuilhermeLeal escreveu:Boa noite. Ficou muito bom o acabamento mesmo, parabens.

Quanto ao peso, eu estava preocupado também em relação ao meu PA18, todo o avião sem entelagem estava pesando 1,2kg. Mas fazendo algumas pesquisas, vi um kit de um J3 para motor 46, com 2,10 de env. com o peso de voo de 3,6 KG a 4 KG. Então acredito que o seu esteja bem nessa margem.


Então Guilherme também dei uma olhada e percebi isso nos kits famosos, de inicio eu tinha como objetivo um peso de 3,1kg pronto para voar, mas como falta a tinta e mais os peso do tanque cheio ( coisa de umas 270g a 300g) creio que ficará próximo aos 3,5kg pronto pra voo

LaercioLMB escreveu: Perfeito. É isso mesmo.
Muitos aqui ainda tem o mito de se for elétrico, tem que ser leve.
Esse mito surgiu nos primeiro aeromodelos elétricos com motores escovados e baterias NiCd que só as baterias já pesavam bastante e os motores não rendiam muito, o que obrigava o aeromodelo ser o mais leve possível, para que a velocidade de estol fosse muito baixa e ele pudesse voar com pouca velocidade. Esse mito veio passando da mesma forma que colocar água fria no motor quente com o motor funcionando não tem problema, nos mais antigos não tinha, nos carro de agora empena cabeçote.
Aos poucos vieram os motores trifásicos com muito mais potência e com muito mais força, vieram as baterias mais leves e componentes também mais leves, já que os receptores naquela época eram bem grandes e agora são tão pequenos quanto uma moeda de R$1,00.


Realmente, quando entrei no e-voo em 2013 me lembro bem dessa corrida por modelos super leves, mas como pontuou é uma visão errônea, afinal quanto mais leve menor sua inércia e qualquer ventinho desestabilizará o voo, lembro quando voei combustão pela primeira vez, um voo estável, firme, totalmente diferente dos elétricos que pilotava, obviamente que era só adicionar lastro nos elétricos ou aumentar baterias. enfim...

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Seg Jul 06, 2020 8:27 pm
por LaercioLMB
Perfeito. É isso mesmo, podemos sempre compensar o lastro com a bateria o que aumenta a autonomia de voo. Só que em aeromodelos de grande porte como o seu, leve demais o deixará frágil.

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Sex Jul 17, 2020 11:02 pm
por fmarcelo
Uma bela construção. Parabéns!

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Jul 19, 2020 7:41 pm
por brunobragantine
fmarcelo escreveu:Uma bela construção. Parabéns!


Obrigado fmarcelo :D

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Jul 19, 2020 7:52 pm
por brunobragantine
Mais algum progresso na construção, da até vergonha postar essa parte quando olho o trabalho do Charles no Ximango :roll: :lol:

Bem como vou tirar apenas uma peça para o cowl fiz as formas de forma muito simples com apenas uma camada de fibra, assim elas ficaram flexíveis e facilitaram muito a desmoldagem

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Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Jul 19, 2020 8:09 pm
por brunobragantine
Para a fixação do cowl optei por fazer como no avião real utilizando travas do tipo R, foram colados tubinhos de caneta para funcionarem como pino onde vão as travas, para evitar a degradação da fibra do cowl com a vibração coloquei uma anel feito com mangueira de combustível no furo de fixação do cowl, funcionando como um amortecedor, o conjunto ficou bem firme mas permite uma leve movimentação como o desejado, as travas foram feitas com alicate de bico redondo, arame para bijuteria

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Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Jul 19, 2020 8:12 pm
por brunobragantine
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Re: Piper J3 Cub

Enviado: Ter Jul 21, 2020 9:55 pm
por leonardo de barros
Gostei bastante da solução para a fixação do cowl, vou usar no Piper que estou construindo.